A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…"— Transcrição da apresentação:

0 09 A entrega total só pode ser mútua
Questões para ateus 09 A entrega total só pode ser mútua

1 A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
Dizer que ser pessoa é ser generoso ou que a felicida- de está na entrega total, soa bem, mas todos temos expe- riência de que podemos entregar-nos “demasiado”, e que temos de ter algum cuidado…

2 A entrega total, ou é mútua, ou é insustentável
2/8 Não nos podemos entregar total- mente sem sermos amados. A en- trega total, se não é correspondida, esgota-se e esgota. Por isso, um amor de entrega sem resposta só pode ser um amor “de segunda”. Só o que se sabe amado sem limites pode, por seu lado, amar sem limites a outros que não correspondem. Onde radica este “amor de primei- ra”? Na nossa própria existência. 2

3 Criar não é “dar início” mas “dar consistência real” ao que foi criado
Existimos, mas o ser foi recebido de outro. Somos seres criados. E a criação é um acto divino. Não consiste em “dar início”, mas em “dar consistência actual” ao que foi criado. Não tem que ver com o tempo e o passado, mas apenas com o ser actual.

4 Existir consiste em estar a ser amado
Deus é um espírito puro. E o seu acto criador é um acto de conhe- cimento-amor. O seu amor é directamente criador, dá consistên- cia real ao que ama. Vivemos no interior de um acto de amor de Deus. Ser, ser real, existir, consiste em estarmos a ser pensados e amados por Deus agora mesmo.

5 O amor criador é um amor arriscado
5/8 Só tem sentido criar pessoas que possam ser felizes. Por isso, o amor criador de Deus é arriscado: tem primeiro que contar com a nossa liberdade. Primeiro ama-nos com um amor que nos dá existência, e então podemos corresponder e amá-lo: passar do amor constituído para um amor mútuo. Mas podemos dizer que não. Ele arrisca-se à dor de um amor eterno e não correspondido, por- que só assim podemos chegar a ser felizes.

6 O amor criador é um amor arriscado
6/8 A minha existência é fruto de um amor de Deus que se arrisca comigo. A minha liberdade encontra-se amada e esperada. Por isso pode responder com a entrega total. Posso abandonar-me completamente porque Deus, primeiro, conta comigo, sem retorno. eternamente; dependendo totalmente da minha liberdade e da minha resposta.

7 Ser pessoa é ser resposta ao amor que me constitui
7/8 Se ser criado é ser amado, ser pessoa é ser amado como alguém que pode corresponder a esse amor, apaixonar-se e, assim, poder experimentar, não só o amor constituído, mas também o amor mútuo que só é possível na entrega mútua. Ser pessoa é ser resposta ao amor que me constitui. Sou senhor de a dar ou de a negar. Faço-me ou destruo-me a mim próprio. Se Deus me quer feliz, tem que correr riscos comigo.

8 Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 8


Carregar ppt "A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google