A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São José O Magistério sustenta que a Virgem e São

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São José O Magistério sustenta que a Virgem e São"— Transcrição da apresentação:

0 Mariologia Aula 9 São José

1 São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
José contrairam um verdadeiro matrimónio. Os Padres, ao referirem-se a este matrimónio, põem em relevo a providência e sabedoria divinas ao dispor que Jesus Cristo nascera virginalmente de uma Mãe desposada. São José recebeu uma plenitude de graça proporcionada à preeminência da sua missão para a qual foi eleito eternamente pela Trinda- de. Com efeito, a missão de São José supera a própria ordem da graça e con- fina com a ordem hipostática, constituída pelo próprio mistério da Encarnação.

2 São José João XXIII, em 1962, proclamou-o “ilustre des-
cendente de David, luz dos Patriarcas, esposo da Mãe de Deus, guardião da sua virgindade, pai nutrício do Filho de Deus, vigilante defen- sor de Cristo, Chefe da Sagrada Família; foi justíssimo, castíssimo, prudentíssimo, fortíssi- mo, muito obediente, fidelíssimo, espelho de paciência, amante da pobreza, modelo de tra- balhadores, honra da vida doméstica, guardião das virgens, sustento das famílias, consolação dos desafortunados, esperança dos enfermos, patrono dos moribundos, terror dos demónios, protector da Santa Igreja. Nin- guém é tão grande depois da Virgem Maria”.

3 São José Parece que, depois da Anunciação, a Virgem
guardou para si o grande mistério que tinha acontecido n’Ela, a Encarnação do Verbo. A dúvida de José não era sobre a inocência de Maria, mas sobre o seu próprio papel no futuro daquele mistério. O anjo não só lhe confirma que o sucedido com a sua Esposa é obra divina; além disso comuni- ca-lhe que ele tem também uma missão no mis- tério da Encarnação: pôr o nome a Jesus, o qual significa, no modo de falar bíblico, que ia ser o pai de Jesus segundo a lei.

4 São José “Como era pai, José? Tanto mais profundamente
pai, quanto mais casta foi a sua paternidade. A José não só se lhe deve o nome de pai, mas de- ve-se-lhe mais do que a qualquer outro” (Santo Agostinho, Sermão 51, 20). Festa litúrgica de São José: Sixto IV (1476). Inocêncio VIII (1486) eleva-a a maior categoria. Gregório XV (1621) declara-a obrigatória para todo o mun- do. Proclama São José como “patrono da Igreja universal” Pío IX (1871). João Paulo II dedicou-lhe uma Exortação Apostólica, Redemptoris custos (1989).

5 São José “Tratou de chegar à Trindade do Céu por essa ou-
tra trindade da terra: Jesus, Maria e José. Estão como que mais exequíveis. Jesus, que é perfectus Deus e perfectus Homo. Maria, que é uma mulher, a mais pura criatura, a maior: Maior do que Ela, só Deus. E José, que está ime- diatamente a seguir a Maria: limpo, varonil, pru- dente, inteiro” (São Josemaria). “São José, que não te posso separar de Jesus e de Maria. São José, por quem tenho tido sempre devoção, mas compreendo que devo amar-te cada dia mais e proclamá-lo aos quatro ventos (...). São José, nosso Pai e Senhor, intercede por nós” (Ídem).

6 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "São José O Magistério sustenta que a Virgem e São"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google