A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

= A Revelação sobrenatural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "= A Revelação sobrenatural"— Transcrição da apresentação:

0 Aula 3 Caminho de Deus para o homem
Teologia Fundamental Aula 3 Caminho de Deus para o homem

1 = A Revelação sobrenatural
Teologia Fundamental Pela revelação natural podemos saber que Deus existe e que o mundo e o homem estão ordenados para Deus. Mas não chegamos a tal conhecimento senão com esforço e dificuldade e talvez depois de muitos erros, porque a nossa inteligência está obscurecida e a nossa vontade está debilitada pelo pecado. Além disso existe outra ordem de realidades, que o ser humano não pode de nenhum modo atingir pelas suas próprias forças, e que nos seria impossível conhecer se não nos tivessem sido comunicadas. De facto, Deus dirigiu-se a nós dum modo que transcende a sua manifestação na criação: Comunicou-nos quem é, e deu-nos uma nova luz para nos compreendermos a nós próprios e compreender o mundo. = A Revelação sobrenatural

2 Teologia Fundamental Na revelação sobrenatural Deus vem ao nosso encontro, entrega-se-nos, concede-nos a sua amizade e convida-nos a ser seus amigos. Conteúdo principal da Revelação = A Santíssima Trindade. É o mistério de Deus em si mesmo, da sua vida íntima; é a fonte de todos os outros mistérios da fé, e a luz que nos ilumina. Trata-se dum mistério em sentido estrito, um dos “mistérios escondidos em Deus, que não podem ser conhecidos, se não são revelados do alto” (CIC, 237). Deus é Amor e chama-nos ao Amor.

3 Teologia Fundamental Na Revelação sobrenatural, Deus dirige-se
imediatamente a algumas pessoas, às quais esclarece e explica uma nova realidade. Os conhecimentos e experiências adquiridos por Revelação não surgem do interior do homem religioso, da sua intuição ou da sua genialidade, mas são devidos à actuação imediata e gratuita de Deus. Quem transmite estes conhecimentos sobrenaturais aos outros, actua como instrumento de Deus, que é quem fala e actua por meio dessa pessoa.

4 Teologia Fundamental Deus revela-se-nos mediante factos e palavras que não podem ser separados uns dos outros: estão intimamente ligados entre si e esclarecem-se mutuamente. Quando Deus se revela mediante factos, faz história, mas história sagrada. Há uma estreita relação entre história sagrada e história humana: a sagrada realiza-se dentro da humana, e por isso pode ser datada conforme os acontecimentos da história civil. Além disso, Ele ajuda os humanos a encontrar Deus (tentando libertá-los do orgulho, do egoísmo e da ambição de poder…), e assim exerce um influxo positivo sobre as nações, e contribui para que se estabeleça uma ordem mais justa e mais grata a Deus. Por isso, a história sagrada tem uma grande importância para o desenvolvimento da humanidade.

5 Teologia Fundamental A acção histórica de Deus não é cega, é uma acção cheia de sentido. Na história sagrada revela-se de algum modo a intimidade divina. Por exemplo, Deus revela a sua misericórdia não só assegurando que é misericor- dioso, mas sobretudo e primariamente, actuando com misericórdia.

6 Teologia Fundamental O segundo aspecto da Revelação histórica é
a palavra pronunciada por Deus a determina- dos homens que Ele elege. Ilumina a pessoa sobre uma verdade universalmente válida, quer seja acessível pelas forças humanas naturais, quer transcenda absolutamente as possibilidades criadas. Não é necessário que seja uma revelação exaustiva: é a comunicação do que neste momento convém saber aos humanos: o que é comunicado pode vir a ser iluminado mais tarde. Há uma “pedagogia divina”: Deus comunica-se gradualmente ao ser humano, prepara-o por etapas. A revelação sobrenatural culminará na Pessoa e na missão de Jesus Cristo.

7 Teologia Fundamental Ao dirigir-se Deus ao homem, não se limita a transmitir alguma coisa com palavras e obras, mas entrega-se a si mesmo a nós. Na Revelação, Deus abre o mistério da sua intimidade e dá-se a conhecer. Fala aos homens como a amigos aos quais se entrega sem reservas. Assim descobre-lhes, ao mesmo tempo, o sentido completo da sua existência, que consiste em viver para sempre em amizade com Ele.

8 Teologia Fundamental O motivo e a meta da Revelação é o amor.
Por isso não pode reduzir-se a mera informação ou instrução intelectual. Ao intervir na história, Deus procura conceder às criaturas a participação na sua própria vida divina. Deus torna os humanos capazes de Lhe responder, de O conhecer e amar para além do que eles poderiam conseguir pelas suas forças naturais. Deus quer comunicar aos humanos a sua própria vida divina, quer torná-los filhos seus. Deus revela-se porque quer salvar-nos.

9 Teologia Fundamental A salvação é a finalidade da
Revelação divina, mas não se identifica com ela: “Deus quer que todos os homens se salvem” (1 Tim 2, 4), mas o Evangelho não chegou a todos os homens. Lumen gentium, 16: “Aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, buscam Deus com sinceridade, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a sua vontade com obras, conhecida mediante o juízo da consciência, podem conseguir a salvação eterna”.

10 Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação
Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "= A Revelação sobrenatural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google