A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADVÉRBIOS e locuções adverbiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADVÉRBIOS e locuções adverbiais"— Transcrição da apresentação:

1 ADVÉRBIOS e locuções adverbiais

2 ADVÉRBIO Ex: Ele cantou muito
É uma palavra invariável que modifica o verbo, acrescentando-lhe uma circunstância de tempo, modo, lugar, intensidade ... Ex: Ele cantou muito advérbio verbo

3 Vê os exemplos seguintes:
a. O professor ontem disse que houve um Conselho de Turma. b. O professor disse que ontem houve um Conselho de Turma. Qual é o elemento das frases a. e b. que faz dar uma resposta diferente à seguinte pergunta: O que aconteceu ontem? (a). O professor disse que houve um Conselho de Turma. (b). Houve um Conselho de Turma.

4 Vê os exemplos seguintes:
Eu vi ali uma aranha. A aranha era muito grande. A aranha fugiu rapidamente. A aranha desloca-se muito rapidamente. As palavras sublinhadas são advérbios Exercício - Indica, em cada frase, o elemento modificado pelo advérbio.

5 Subclasses do Advérbio
Advérbios de Afirmação: sim, deveras, certamente, efetivamente, incontestavelmente, realmente... Advérbios de Dúvida: talvez, decerto, porventura, acaso, provavelmente, ... Advérbios de Lugar: aqui, lá, aí, perto, longe, atrás, abaixo, dentro, fora, além, aquém, adiante ... Advérbios de Negação: não, absolutamente.

6 Subclasses do Advérbio
Advérbios de Intensidade: muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tanto, tão, quão, meio, todo, demasiadamente... Advérbios de dúvida - mais, menos, quase, talvez, acaso, porventura, possivelmente, provavelmente… Advérbios de Modo: bem, mal, assim, apenas, depressa, devagar, e a maior parte dos que terminam em –mente: calmamente, tristemente...

7 Subclasses dos advérbios
Advérbios de Tempo: hoje, amanhã, ontem, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, diariamente... Advérbios de inclusão - até, inclusivamente, mesmo, também Advérbios de exclusão - apenas, só, somente, senão, unicamente, exclusivamente…

8 Subclasses dos advérbios
Advérbios interrogativos: de lugar - onde? de tempo - quando? de modo - como? de causa - porque?

9 A- Identifica os advérbios.
Eles vivem ali. Já estudei os advérbios. As crianças brincavam alegremente. Talvez não haja tempo para isso. Sim, tens razão. A Académica não é a minha equipa preferida. Antigamente, andávamos de elétrico. Ela é demasiadamente baixa. Estou muito cansado. Primeiro vou comer, depois vou fazer os trabalhos. Por que não vieste à festa? Onde estiveste? Eis o homem! Eu só como vegetais. Ele também chegou tarde e não lhe aconteceu nada! B- Classifica os advérbios, de acordo com o seu significado.

10 LOCUÇÃO ADVERBIAL São duas ou mais palavras que exercem função de advérbio, exprimindo também uma circunstância de lugar, tempo, modo, causa... Ex: Na verdade, as mudanças começaram em 1984.                                                                       locução adverbial

11 Subclasses das locuções adverbiais
Locuções adverbiais de tempo - à noite, de manhã, à tarde, em breve, pela manhã, de vez em quando, em breve, pela manhã, de tempos a tempos, etc Locuções adverbiais de lugar - ao lado, por ali, por aqui, por perto, à direita, à esquerda, de cima, à distância, de dentro, por cima, por fora, para dentro, etc. Locuções adverbiais de modo - à pressa, à vontade, em silêncio, de cor, em vão, ao acaso, a custo, à toa, ao contrário, às claras, com gosto, de cor, de má vontade, em geral, por acaso, passo a passo, etc.

12 Subclasses das locuções adverbiais
Locuções adverbiais de afirmação - com certeza, sem dúvida, por certo Locuções adverbiais de negação - de modo nenhum, de forma alguma Locuções adverbiais de quantidade/intensidade - de pouco, de todo, de muito, etc.

13 Exercícios - Advérbios e Expressões Adverbiais
O João estuda em silêncio. A Ana foi lá abaixo. As crianças brincam aqui perto. O Pedro escreveu mal a frase. Os alunos fizeram o exercício depressa. A professora procedeu corretamente. O João porta-se bem. Identifica, nas frases acima transcritas, os advérbios ou expressões adverbiais.

14 VARIAÇÃO EM GRAU Muitos advérbios são invariáveis em género e número, mas alguns variam em grau

15 Alguns advérbios apresentam particularidades no comparativo e no superlativo

16 Exercício: Lê a tira, identifica os advérbios e classifica-os:


Carregar ppt "ADVÉRBIOS e locuções adverbiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google