SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARREIRAS-BA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA “A GENTE NA RUA”
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Jacqueline de Aguiar Barros
Sistema de Informação notificação e rotinas
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Gestão das Atividades de
Controle da Tuberculose
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Outros Sistemas de Informações em Saúde
SABERES DIFERENTES.
FJS / IBIT JUNHO /2008.
A Canoa Texto Paulo Freire.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SABERES DIFERENTES.
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Tendência da incidência da tuberculose. Paraná, 2001 a 2010*.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
Diagnóstico 2012 Situação presente e como poderia/deveria estar.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
MARINGÁ.
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
Boletim Epidemiológico
Paulo Freire.
Música:Tennessee Waltz, Billy Vaughn
A Canoa.
A Canoa – Paulo Freire Facilitador:
Metodologia de Ensino e Extensão
II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Mesa Redonda ESTRUTURA DA ASSISTÊNCIA EM TUBERCULOSE
A Epidemiologia da Tuberculose na Bahia
Sistema de Informação: SINAN e SIM
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
PLANO DE TRABALHO PCT– BAHIA
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Reunião de Avaliação SINAN
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
Draurio Barreira Coordenador do PNCT
Ligue o Som.
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Nós temos qualidades....
META A PERSEGUIR. INFORMAÇÃO EM SAÚDE SADT REGULAÇÃO TRANSPORTE S SANITÁRIO PRONTUÁRIO CADERNETA UBS SAMU CER AD ILPI NASF CECCOS CAPS CEO URSI PS LEITOS.
Encontro de Planejamento 2012
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE AIDS DIVISÃO DE DST/AIDS NO ESTADO DO PARANÁ
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Seminário TUBERCULOSE HOJE: O QUE HÁ DE NOVO?
Reunião de Avaliação Recomendações Programa Estadual de Controle da Tuberculose Regionais de Saúde Municípios prioritários Curitiba, 29 de maio de 2014.
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
OFICINA DE PLANEJAMENO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE PARANÁ CURITIBA, 30 DE MARÇO DE 2011.
Vigilância Epidemiológica
Saúde Integral das PVHIV Fórum de Dirigentes São Paulo, 07 de outubro de 2015 Denize Lotufo Estevam Gerência de Assistência CRT - DST/Aids.
Coleção Pensamentos Para Ver, Repensar e Executar Adaptação José AC Gomes Bacharel em Turismo - UniverCidade.
Vigilância Epidemiológica
SABERES DIFERENTES Ligue o som,transição automática de slides.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
OFICINA DE PLANEJAMENO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE PARANÁ CURITIBA, 30 DE MARÇO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARREIRAS-BA Vigilância Epidemiológica PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DE TUBERCULOSE- PMCT Diretora técnica da VIEP: Arisleide Aprígio Bispo de Souza Maio/2014

O Município de Barreiras tem uma área de 10 O Município de Barreiras tem uma área de 10.544 Km², e fica a 853 km de distância de Salvador e 622 km do DF – Brasília. Situa-se na região Oeste da Bahia, na micro-região dos Chapadões do Rio Grande, às margens do Rio São Francisco. Sua sede fica a uma altitude de 430m, próxima a confluência do Rio de Ondas com o Rio Grande no vale entre as serras da Bandeira e a serra do Mimo.

Barreiras por ser município de Gestão Plena fortalece a assistência à saúde descentralizando a prestação de serviços. Atualmente a cobertura das Equipes de Saúde da Família se encontra em 46,46% com 278 ACS cadastrados, sendo 19 USF e 10 UBS (05 UBS rural e 05 UBS urbana). Além de contarmos com Laboratório Municipal de Referência Leonídia Ayres, Pronto Atendimento 24 horas, SAMU, Hospital do Oeste (grande porte), Hospital Municipal Eurico Dutra. Este seguimento tem produzido impacto significativo e importantes indicadores epidemiológicos locais.

Avanços do Programa de Controle da Tuberculose em Barreiras-BA

O programa vem intensificando a busca dos sintomáticos respiratórios, através da educação em saúde na comunidade, por meio de palestras nas Unidades de Saúde, sensibilizando toda a equipe, em especial o Agente Comunitário de Saúde, sobre a importância da realização do exame.

Estratégias para adesão ao tratamento Realiza visita domiciliar em todo o paciente com BK positivo; Resultado laboratorial em 03 dias; Realiza controle dos contatos e busca ativa de faltosos; Realiza ou referencia para exame radiológico os sintomáticos respiratórios com baciloscopia negativa e quadro clínico sugestivo de tuberculose; Realiza o teste anti-HIV a todo caso de tuberculose;

Estratégias para adesão ao tratamento Realiza tratamento para os casos pulmonar positivo; Acompanha pacientes notificados e transferidos para outros municípios; Realiza vacina BCG na Maternidade; Realiza monitoramento mensal do registro dos casos no SINAN; Realiza supervisão e acompanhamento dos pacientes descentralizados paras as UBS, USF e hospitalizados;

Estratégias para adesão ao tratamento Identifica e prioriza nas áreas de maior afluência de pessoas no serviço de saúde, a busca ativa de SR; Intensifica a busca ativa do SR por meio de: campanhas (rádio, TV e jornal), no sistema prisional, no Abrigo dos Idosos, no Programa Idade VIVA, população Indígena (Aldeia Kiriri), população de rua.

Estratégias para adesão ao tratamento Descentralização para Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família; Sensibilização da equipe do PMCT para o acolhimento ao paciente (palestras); Estreitamento do contato médico/paciente; Redução de tempo de espera para consulta; Parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA; Parceria com Casa de Apoio para população vulnerável;

Experiências exitosas no PMCT / Barreiras-BA Descentralização dos atendimentos para as USF e UBS; Tratamento Diretamente Observado – TDO; Vigilância ativa no tratamento, monitorando a distribuição dos medicamentos diariamente (Fornecimento e gestão eficaz de medicamentos); Abordagem humanizada: acolhimento e estreitamento ao paciente e família.

Experiências exitosas no PMCT / Barreiras-BA Equipe multidisciplinar: médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta; Monitoramento e avaliação ágil dos casos notificados até o encerramento; Educação permanente dos profissionais de saúde; Promoção de uma nutrição adequada: cesta básica.

SITUAÇÃO DA COORTE DE CASOS NOVOS DE TUBERCULOSE/SITUAÇÃO DE ENCERRAMENTO Ano Cura % Cura Abandono % Abandono Óbito por tuberculos e Óbito /outra causa Transfe- rências Ign / Em Branco %Ign / Em Branco Sub total 100% Erro Diagnost. Total 2012 34 91,89 2 5,41 1 0,00 37 38 2011 45 90,00 4,00 3 50 4 54 2010 29 87,88 6,06 33 36 2009 26 83,87 31 32 2008 25 80,65 12,90 2007 47 85,45 3,64 55 58 2006 6 2005 76,74 4,65 43 44 2004 28 93,33 3,33 30 2003 77,78 11,11 2002 40 80,00 7 14,00 Fonte: SINAN, VIEP e SMS

DISTRIBUIÇÃO DE CASOS DE TUBERCULOSE POR FORMA CLÍNICA - BARREIRAS 2010– 2014* Fonte: SINAN, VIEP e SMS

NÚMERO DE CASOS DE TUBERCULOSE POR ANO DA NOTIFICAÇÃO SEGUNDO FAIXA ETÁRIA Fonte: SINAN, VIEP e SMS

SEXO CONFORME ANO DE NOTIFICAÇÃO Fonte: SINAN, VIEP e SMS

CURA DE CASOS NOVOS DE TUBERCULOSE Fonte: SINAN, VIEP e SMS *Dados preliminares

ÓBITOS OCORRIDOS CONFORME CAUSA BÁSICA: BARREIRAS-BA Ocorrência\Residência: Barreiras Causa (CID10 3D) 2012 2013 2014 Total A16 Tuberculose vias respiratórias s/conf bacter histol 1 4 6 A18 Tuberculose de outros órgãos 5 7

Saberes diferentes Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: - Companheiro, você entende de leis? - Não - responde o barqueiro. E o advogado compadecido: - É pena, você perdeu metade da vida! A professora muito social entra na conversa: - Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? - Também não - responde o remador. - Que pena! - condói-se a mestra - você perdeu metade da vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta: - Vocês sabem nadar? - Não! - responderam eles rapidamente. - Então é pena - conclui o barqueiro - vocês perderam toda a vida! Reflexão: Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". Paulo Freire

MUITO OBRIGADA! Vigilância Epidemiológica Municipal Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras-BA Vigilância Epidemiológica Municipal Programa Municipal de Controle da Tuberculose – PMCT Telefones de contato: (77) 3613 – 9582 / 3613 – 9544 / 3613 – 9583 E-mail: viepsms@gmail.com arisleidebispo@yahoo.com.br