Desintegração e conflitos no leste Europeu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A GEOGRAFIA DO PODER.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O império russo, a desintegração e as questões separatistas não resolvidas. Professor Reginaldo Atualidades/Geopolítica.
Socialismo.
Da União Soviética à Rússia atual
A AMÉRICA NA GUERRA FRIA ANTONIO NETO
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
O Mundo Socialista.
Professor Luiz Felipe Geografia
Países socialistas: URSS e China
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
O Início do Socialismo Real
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Professor Luiz Felipe Geografia
URSS para Rússia Atual.
O MUNDO SEM A URSS.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 1
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
URSS.
Federação da Rússia.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
Revolução Russa.
Conhecendo os personagens...
Revolução Russa Rússia.
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
Revisão Percursos 13 ao 16.
A crise do Socialismo. Guerra Fria ) COEXISTÊNCIA PACÍFICA (1956 – 1968):  Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Transcrição da apresentação:

Desintegração e conflitos no leste Europeu. Professor Luiz Felipe Geografia

O Fim da União Soviética (URSS) Quando foi extinta, em 1991, a União Soviética tinha uma área de aproximadamente 22,4 quilômetros quadrados e era composta por 15 repúblicas. Seu território correspondia a mais de 15% das terras emersas do planeta.

O Fim da União Soviética (URSS)

O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... Revolução Russa de 1917. -Revolução armada, liderada pelos Bolcheviques e liderada por Lenin e Trotski. - Toma como medidas a coletivização do uso0 da terra e a estatização dos meios de produção.

O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... Governo Stalin (1924/1953) URSS passa por acelerado processo de expansão industrial, sobretudo nos setores de base (Ex: Siderurgia, petroquímica, equipamentos de transporte e agrícolas). Após as perdas na Segunda Guerra Mundial: Acelerado processo de reconstrução nacional Busca por reestabelecer sua posição geopolítica no leste europeu. (Solidificação do regime socialista e da presença militar na região).

O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... O modelo Soviético se impôs em quase todo o leste europeu. Alguns países, porém, conseguiram manter alguma independência política, graças à existência de poderosas forças políticas locais. Ex: Iugoslávia e Albânia.

Leste Europeu mapa

A crise Soviética no Leste Europeu. A reconstrução da URSS exigiu grandes esforços da população do leste europeu: Haviam poucos recursos disponíveis Os recursos soviéticos para esses países eram destinados principalmente para expansão da indústria de bens de produção em prejuízo das de bens de consumo e melhorias nas áreas sociais. Por esses motivos ocorrem insurreições na Hungria (1956), Tchecoslováquia (1968) e Polônia (década de 1980).

A Glasnost e a Perestroika Ao assumir o poder na URSS em 1985, Mikhail Gorbatchov encontrou uma população ansiosa por mudanças políticas e econômicas. Deu início, então, a uma série de reformas identificadas pelas palavras russas Glasnost (transparência) e Perestroika (Reestruturação). Glasnost (liberalização e abertura política) Perestroika (transformações econômicas) Libertação de presos políticos. Abertura da economia ao livre mercado. Liberdade de expressão da imprensa e artes. Inserção econômica ao mercado financeiro internacional (inclusive empréstimos ao FMI). Publicação de obras literárias. Estímulo à participação de empresas privadas., inclusive internacionais. Permissão para reuniões políticas. Política de distensão política (EUA).

O Fim do socialismo na Europa Oriental Acompanhando as transformações que ocorriam na URSS, os países do bloco socialista também sofreram mudanças: adoção do pluripartidarismo política externa independente da URSS. Geralmente as eleições foram vencidas por partidos com posições próximas a social- democracia europeia, conduzindo ao poder os antigos líderes dos movimentos de resistência ao domínio soviético. Polônia (1990/1995) Assembleia Nacional Tcheca (1989) Lech Walesa Alexander Dubcek

O fim da URSS Com as transformações e liberdades cedidas por Gorbatchov, as repúblicas soviéticas foram invadidas por ondas de autonomia que fortaleceram movimentos separatistas. Uma a uma foram exigindo sua independência até a dissolução da URSS em 1991.

Conflitos na Rússia Com mais de 17 milhões de km2, a Rússia é, na verdade, um mosaico étnico e religioso. 80% da população é russa e outros 20% são compostos de cerca de 100 etnias diferentes que vivem nas chamadas repúblicas autônomas. Uma delas, a Chechênia, declarou sua independência em 1991, gerando uma guerra civil. Em 1994 a Rússia invade a região mas, é derrotada e se retira em 1996. Em 1999 a Rússia volta a invadir a Chechênia em operação “antiterrorista”. Em 2003 a república passa a ser diretamente administrada por Moscou.