בית ספר יונה 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Centro Hebreo Ioná Escuela Primaria Ioná.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Antes que tu nascesses Te conhecia e te consagrei ...
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Os grandes espaços religiosos
EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
MINHA HISTÓRIA André e Matheus 3ºa.
Minha História Gabriel 3º B.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
“A amizade é um espírito em dois corpos.”
Rotina....
Água Presente Divino.
Imigrantes alemães T:43 Lucca & Eduardo Prof: Marceli.
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
Raquel,Pedrinho e Raí Turma 42
APRENDA A GOSTAR DE VOCÊ.
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
O Livro do Eclesiástico
AOS FILHOS... O QUE POSSO....
AOS FILHOS... O QUE POSSO....
Estimulando o educando à construção do
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Rotina....
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
Capitulo 1- Povos e Nações
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
1 בית ספר בובר תשע"א - תשע''ב קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Escola Martin Buber Buenos Aires. Argentina.
בית ספר ביאליק תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Escuela Jaim Najman Bialik Rosario. Argentina.
בית ספר מקס נורדאו תשע"א - תשע''ב קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Colegio Max Nordau Mendoza. Argentina.
ABELHINHAS LUMINARES EDIFICADORES MÃOS AJUDADORAS
קק"ל ארגנטינה תשע"א – תשע"ב קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Keren Kayemet LeIsrael Argentina Diretora.
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
בית ספר יונה חי תשע''א - תשע'' ב 1 Instituição Educativa: Centro Hebraico Ioná Escola de Ensino Fundamental Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretoras:
1 בית ספר וייצמן תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Instituto Hebreo Chaim Weizmann Santiago,
Fundamentos e organização da sociedade
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
CARTA DA TERRA Para crianças.
Rotina....
Amadurecimento Mário Quintana.
1 CORINTIOS 13 Hoje!.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
QuintanaQuintanaQuintanaQuintana MárioMárioMárioMário Som Aprenda a gostar de você.
Tema. Sou uma poetisa.
Viva o melhor da sua vida
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Para que você nasceu ?   .
O prédio que morei, o 30 a Biblioteca e a Capela...
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Lição da Escola Sabatina 16 de agosto a 22 de agosto de 2015.
“assim como Cristo foi ressuscitado… Afim de que também nós… vivamos uma vida nova…” Romanos 6:4.
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o Sábado e guarda.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Jesus prepara os discípulos para o serviço Objetivos: Compreender sua missão como discípulo de Jesus e a necessidade de preparação para essa tarefa Identificar.
Cultura Judaica.
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
O que é uma oferta de comunhão? Levítico 3.1 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/08/2010.
Transcrição da apresentação:

בית ספר יונה תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ 1 Instituição Educativa: Centro Hebreo Ioná Escuela Primaria Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretora Geral: Ana Yansenson Equipe de trabalho: Sara Menin Alejandra Mauas Wallach Yael Patychovsky Tutora Metodológica: Dvora Kolsky Tutora de Conteúdos: Rajel Korazim Diretora dos projetos "Shituf" e "Reshet.il" Gaby Kleiman Com o apoio de: "Keren Pincus" para a Educação Judaica na Diáspora, Israel e o "Projeto Jail"

2 Aula 1 questionário Quando os seus avós e bisavós chegaram à Argentina? Por quê? Como se adaptaram ao novo país? Que costumes trouxeram? Quais são os costumes que continuam mantendo? Quais são os novos costumes e tradições que aprenderam no novo país? A identidade cultural judaica argentina. Aula 2 O shabat nas diferentes edot na Argentina Preguntas Comidas O que é o gfilte fish? um peixe uma carne purê batatas Os judeus de que lugar costumavam preparar KUBANE para shabat? Iêmen Marrocos Curdistão Etiópia Por que são colocados 2 jalot? Por lejem mishne Por zajor ve shamor Para que haja mais Por abundância

3 Quantas comidas desfrutamos no shabat? Por que as jalot são cobertas? Para que não se envergonhem nem se ofendam Por proteção Para que não fiquem úmidas Porque assim é a mitzvá Vestimentas Em que país começaram a usar kapota? Polônia Rússia Europa Turquia O que é a kapota? Uma calça comprida Uma roupa feita de seja Um talit Um lenço O que é um SHTRAIME? Um gorro de pele Um cinto Uma camisa Uma túnica O que é um SHIBES? Um lenço de seda Um gorro Um temo Una túnica Qual é a braja que se diz quando se estreia uma roupa nova? Sheejeianu Amotzi Sheakol Al amejia.

4 Mizmorim e Shirim Escute este shir. Em que idioma está? Hebraico Idish Ladino Espanhol Qual personagem bíblica é mencionada em muitos mizmorim de shabat? Moshe David Ieoshua Shlomo Em qual mizmor o shabat é nomeado como a rainha? Leja dodi Mi camoja Ufros aleinu Mizmor le David O que cantamos ao regressar de beit a kneset? Shalom alejem Ose shalom Shma israel Amida A quem se abençoa no shabat? Os filhos Os pais Os noivos Como encerramento assistiremos ao vídeo: O condimento secreto do shabat

5 Aula 3 Edot em Am Israel Traslado em massa DOS FALASHAS A ISRAEL Interessante o tema dos Falashas e seus protestos em Israel OFRA JAZA tem raízes judaicas iemenitas A vida dos Falasha em Israel é dura. Los judíos yemenitas NUNCA HABIAN VISTO UN AVION Israel e a imigração da Rússia ISRAEL não é um Estado só para judeus RETORNO DO ANTISSEMITISMO NA ARGENTINA Discriminam médicos argentinos em Israel Políticos israelenses durante os festejos de Mimuna Os etíopes e o sigdA Nakba dos judeus de Marrocos

6 Aula 4 A diversidade étnica em Medinat Israel Uma carta testemunhal de um menino judeu russo: Meu nome é Saul Perelman, tenho 10 anos e sou um judeu russo. Cheguei a Israel com a minha família há vários anos. Agora que somos habitantes de Israel, nunca nos descrevemos como “judeus”, nos referimos à nossa comunidade, “eidah” em hebraico: um filho nascido no país de imigrantes judeus marroquinos, curdos, russos, iraquianos, continua sendo marroquino, curdo, iraquiano ou russo. Os russos em Israel (de origem judaica ou não) falamos russo, lemos jornais russos, assistimos à televisão russa e comemos charcutaria russa de porco com cerveja russa. Muitos buscamos uma mudança espiritual e religiosa. O judaísmo atrai só a poucos, enquanto outros se aproximam da Igreja para buscar forças. Outros mantemos nosso idioma, o russo, e votamos no nosso próprio partido. Embora cuidemos dos nossos costumes e tradições, também tivemos que adaptar-nos à vida israelense, compartilhar as festividades judaicas com outros colegas nas escolas, aceitar as leis e normas deste país, respeitar os símbolos pátrios, as datas pátrias e inclusive, começamos a provar o tradicional falafel israelense.

7 Aula 5 A diversidade étnica em Medinat Israel O sigd como costume característico dos judeus etíopes Um testemunho de um menino judeu etíope: Meu nome é Moshe Agazai. Tenho 9 anos e sou um judeu etíope nascido em Tigram. Cheguei a Israel junto com a minha família em agosto de 1980 durante a "Operação Moisés", uma missão secreta de resgate que Israel planejou para nos salvar da seca e da guerra civil na África. Outros amigos chegaram a Israel em 1991 durante outra operação secreta chamada “Operação Salomão”. Quando chegamos e Israel fomos levados em segredo a um acampamento próximo de Netivot. Foi difícil a adaptação porque nós falávamos amárico e não hebraico. Inclusive nos sentíamos diferentes e faziam com que percebêssemos isso quando nos chamavam de falashas. Em cada 29 de Jeshvan continuamos festejando o Sigd, que simboliza a entrega da Torá, recitando salmos, jejuando e dançando. Vídeo do Sigd:

8 Aula 6 A diversidade étnica em Medinat Israel A Mimuna como costume característico dos judeus marroquinos Uma colagem representando a Mimuna:

9 Aula 7 A diversidade étnica em Medinat Israel A dança como costume característico dos judeus iemenitas Música tradicional iemenita: Aula 8 A diversidade étnica em Medinat Israel O jogo entre a heterogeneidade e a homogeneidade nos grupos étnicos de Medinat Israel Vídeo Ani Ieudi: Por que escolhemos este vídeo? Qual é a relação entre esta canção e o programa de televisão? Qual é a mensagem transmitida por esta canção? Qual é a relação desta canção com as edot? O que significa o título desta canção?