Boa tarde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Noção, Natureza E Regime Jurídico
© 2003 Mind – Software Multimédia e Industrial, SA – Reprodução ou redistribuição não autorizada. Todos os direitos reservados. 1 Apresentação da MIND.
Documentos Digitais Aula 6.
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Metodologias para Aplicações Ambientais
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
Língua de escolarização: estudo comparativo
Universidade do Minho Seminário MICEI2007 DBPreserve: Preservação de Bases de Dados Jos é Carlos Ramalho
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Com a ajuda do GOOGLE: O que é uma Base de Dados?!
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
CAPSI 05 Tecnologias de suporte aos SI
11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Lisboa, Outubro de 2012 Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas Sébastien.
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Funções Administrativas
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
Apresentação do Sistema
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
ACESSO A BASE DE DADOS.
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE
Ética e informação geográfica
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Gestão Documental.
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Contexto da disciplina
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Centro de Conferência de Facturas Apresentação
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
GISA – Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
GBDDoc - Gestão de uma Base de Dados Documental Grupo formado por : - Pedro Borges Nº Ricardo Oliveira Nº Serafim Gomes Nº
Estruturas Organizacionais
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Engenharia de Requisitos
Universidade do Minho XATA’06 Bibliotecas e Arquivos Digitais Miguel Ferreira Ana Alice Baptista
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Sistemas de Informação
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
Transcrição da apresentação:

Boa tarde

GISA – Consórcio Concepção e Produção Câmara Municipal do Porto Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Câmara Municipal de Espinho Câmara Municipal de Vila do Conde Universidade do Porto Formou-se um consórcio

GISA - Consórcio Desenvolvimento e Comercialização ParadigmaXis - Arquitectura e Engenharia de Software S.A. Mais informações: www.paradigmaxis.pt/gisa/ Contacto: Fátima Pires Av. da Boavista, 1043 4100-129 Porto tel: 226 054 872 email: fatima.pires@paradigmaxis.pt

O que é o GISA? Programa inovador de Gestão de Arquivos. Contempla: diversas fases do ciclo vital da informação múltiplas operações da cadeia arquivística Gisa é um programa de gestão de arquivos e inovador (penso eu) dadas as características e funcionalidades que eu vou referir nos slides seguintes

Para que serve o GISA? Gestão Integrada da informação em: arquivos em formação ou crescimento (administração corrente do organismo produtor) “arquivos históricos”

O GISA é Universal Independente: Valoriza a informação: do ciclo vital da informação do material de suporte da técnica de registo Valoriza a informação: no seu contexto orgânico (estrutura da entidade produtora) nas suas múltiplas relações sistémicas Temporal Hierárquica Associativa Familiar

O GISA é Universal Independente da dimensão / complexidade: pequenos arquivos pessoais complexos sistemas de informação extensos depósitos de arquivo de organizações Pacotes de complexidade progressiva

O GISA é Universal Uso de normas internacionais. Baseia-se na: ISAD-G: Normas Internacionais de Descrição Arquivística adoptada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), em 1994 (última versão:2000) ISAAR-CPF: Norma Internacional para os Registos de Autoridade Arquivística relativos a instituições, pessoas singulares e famílias, adoptada pelo Conselho Internacional de Arquivos, em 1996 (última versão: 2004)

ISAD-G: objectivos Criação de descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas Recuperação e troca de informação sobre material arquivístico facilitada Integração de descrições de diferentes arquivos num sistema unificado de informação Uso de descrição multinível, que vai do geral para as suas partes, abrangendo a descrição do arquivo, séries, subséries, etc.

ISAAR-CPF: objectivos Definição de regras gerais para o estabelecimento de registos de autoridade arquivística que identificam entidades produtoras: Instituições Pessoas singulares Famílias Normalização da forma do nome da entidade produtora Descrição dos atributos do contexto de produção

O GISA é Versátil Definição de opções de Administração: Modo de organização da estrutura arquivística : com termos de autoridade relativos a Entidades Produtoras com termos temático e/ou funcionais

O GISA é Versátil Definição de opções de Administração: Modo de funcionamento (difere no conjunto de operações da cadeia arquivística usadas): Gestão sem operação de Avaliação Sistema arquivístico desactivado (tudo para conservar) Sistema com Recenseamento e Avaliação prévios Gestão com operação de Avaliação Sistema com progressiva e cumulativa introdução de informação, implicando o Recenseamento e Avaliação da informação.

O GISA é Versátil Modalidades de Avaliação: Sobre as Unidades Arquivísticas Avaliação e Publicação em função das Unidades Arquivísticas Sobre as Unidades Físicas* Avaliação e Publicação em função das UFs. Pressupõe: Recenseamento de Ufs Agregação das mesmas às Unidades Arquivísticas*

GISA: múltiplas operações Recolha de dados (FRDs) Construção da estrutura arquivística Identificação das séries/documentos arquivísticos existentes nos diversos sectores orgânicos da entidade produtora do arquivo e/ou acumulados ao longo do tempo Registo de elementos básicos nas unidades de descrição documental

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens

FRDs: Características Controlo de autoridade: Uso de linguagem controlada nos pontos de acesso à informação: entidades produtoras, conteúdos (ideográfico, onomástico e nome geográfico ou topónimo), tipologia informacional. Gestão de thesaurus

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens

FRDs: Características Descrição multinível classificação, descrição e indexação descrição é feita do geral para as suas partes descrição de informações quantitativas e sobre o conteúdo informacional estrutura orgânica + estrutura documental hierarquia múltipla Arquivo1 Sub-Arquivo1 Secção1 Secção2 Sub-Secção1 Entidade detentora Grupo de Arquivo1 Grupo de Arquivo2 Arquivo2 Sub-Secção2 Sub-Secção1.1 Sub-Secção1.2

Descrição multinível: Estrutura orgânica Entidade detentora Grupo de Arquivo1 Grupo de Arquivo2 Arquivo1 Arquivo2 Sub-Arquivo1 Secção1 Secção2 Hierarquia múltipla Sub-Secção1 Sub-Secção2 Sub-Secção1.1 Sub-Secção1.2

Descrição multinível: Estrutura documental Secção2 Série1 Série2 Série3 Sub-série2 Sub-série1 Sub-série2.3 Documento/ Processo Documento/ Processo Mostrar em Multinível o Esboço Seiscentista do porto, barra e castelo de São João Baptista Documento/ Processo Sub-série2.2 Sub-série2.1 Documento subordinado / Acto informacional

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens

FRDs: Características Diacronia: Mutações da estrutura ao longo dos tempos As entidades produtoras podem sofrer: Desaparecimento Divisão e/ou subdivisão União Mudança de subordinação hierárquica

Diacronia e Hierarquia múltipla: exemplo Abril 1911 Universidade do Porto Senado da Universidade Reitor Assembleia Geral da Universidade Junta Administrativa Secretaria Tesouraria Podemos imaginar a linha do tempo e em qualquer momento visualizar qual é a estrutura orgânica

Senado da Universidade Assembleia Geral da Universidade Diacronia : exemplo Mudança de subordinação hierárquica Desaparecimento posterior Aparecimento Abril 1911 Universidade do Porto Senado da Universidade Reitor Assembleia Geral da Universidade Junta Administrativa Secretaria Tesouraria

Diacronia: exemplo Agosto 1911 Universidade do Porto Mudança de subordinação hierárquica Desaparecimento posterior Aparecimento Agosto 1911 Universidade do Porto Senado da Universidade Reitor Assembleia Geral da Universidade Junta Administrativa Secretário Tesouraria Secretaria-Geral Arquivo Repartição do Expediente Literário Repartição de Contabilidade

Diacronia: exemplo Agosto 1911 Universidade do Porto Mudança de subordinação hierárquica Desaparecimento posterior Aparecimento Agosto 1911 Universidade do Porto Senado da Universidade Reitor Assembleia Geral da Universidade Junta Administrativa Secretário Tesouraria Secretaria-Geral Arquivo Repartição do Expediente Literário Repartição de Contabilidade

Diacronia: exemplo Julho 1918 Universidade do Porto Mudança de subordinação hierárquica Desaparecimento posterior Aparecimento Julho 1918 Universidade do Porto Senado da Universidade Reitor Assembleia Geral da Universidade Junta Administrativa Secretário Conselho Académico Tesouraria Secretaria-Geral Arquivo Repartição do Expediente Literário Repartição de Contabilidade

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens

FRDs: Características Séries contínuas As Entidades Produtoras de determinada série/documento podem variar ao longo do tempo

Séries contínuas: exemplo Serviços Administrativos Arquivo Central Acta Reunião 19-01-1960 Factura nº1 1960-1980 1970-1980 Actas da Assembleia Geral Facturas Serviços Administrativos Arquivo Central Acta Reunião 19-01-1960 Factura nº1 Assessoria Contabilidade 1980- Actas da Assembleia Geral Facturas

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens

FRDs: Características Datas em aberto Dezembro de 2000: ??/12/2000 Séc. XX: ??/??/19?? Anos 60 do séc. XX: ??/??/1960 Validação automática de datas* Serviços Administrativos Actas Facturas doc1 doc2 doc3 doc4 1960-70 1960-80 1950-60 1960-90 1950-90

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens digitais

FRDs: Características Cálculo automático de dimensões Serviços Administrativos Actas Facturas doc1 doc2 doc3 doc4 4m 1m 2m

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas* Associação de imagens digitais

FRDs: Características Geração automática de organogramas* EP1 EP2 EP3 ED EP4 s1 s2 d3 d6 d10 d2 d1 d5 d4 EP1 EP2 EP3 EP5 ED EP4 s1 s2 d3 d6 d9 d10 d2 d1 d5 d4 d8 d7 t 1920 1940 1990

FRDs: Características Controlo de autoridade Descrição multinível Hierarquia múltipla Diacronia Séries contínuas Datas em aberto Validação automática de datas* Cálculo automático de dimensões Geração automática de organogramas Associação de imagens digitais

FRDs: Características Associação de imagens digitais Controlo e identificação de imagens digitais associadas à representação da informação. Visualização de imagens digitais associadas a documentos

GISA: múltiplas operações Avaliação de documentos Análise do valor da informação, em função dos objectivos da respectiva entidade produtora, e registo das decisões que fundamentam a eliminação ou conservação dos documentos Triagem e eliminação de documentos (por lote) Produção de listas de controlo de unidades arquivísticas a eliminar, após o estudo de avaliação

GISA: múltiplas operações Publicação da informação Informação que poderá estar acessível ao público

GISA: múltiplas operações Pesquisa da informação Critérios de pesquisa: Através de vários campos (termos controlados e texto livre) Operadores booleanos E e OU Expressões de pesquisa incompletas (% e _ ) Definição do âmbito da pesquisa a partir da estrutura

Critérios de pesquisa: exemplos Entidade produtora (termo controlado): “Casa Fritz” Casa%Fritz Termos de indexação (termo controlado): Foral %Oliveira% obra% “OLIVEIRA, José“ (E/OU) Tipologia informacional (termo controlado): “Processo de obras particulares” “Planta topográfica” “Projecto técnico” (E/OU) Através do campo Cota (texto livre): 4500 Conteúdo informacional (texto livre): “obra particular” Porto (OU)

GISA: Pesquisa da informação Recuperação da informação Resultados Mostra a lista de todas as unidades de descrição que obedecem ao critério de pesquisa. Detalhes Mostra os detalhes da descrição da unidade seleccionada na lista anterior. Imagens Mostra todas as imagens associadas à unidade de descrição seleccionada na lista anterior.

GISA: múltiplas operações Recenseamento de Unidades Físicas (UFs) Identificação e descrição das Ufs Agregação de UFs* Associação de uma UF a uma série/documento Validação automática de datas Cálculo automático de dimensões

GISA: múltiplas operações Difusão da informação através da Internet** Servidor WWW para publicação na Internet Selecção da informação a publicar Geração dinâmica de páginas HTML

GISA: múltiplas operações Gestão de utilizadores (perfis)* Controlo do uso/pesquisa da informação por parte dos utilizadores. Categorias de utilizadores: internos à organização administração e serviços produtores técnicos do arquivo/serviço informação administradores do sistema externos à organização cidadãos investigadores, etc.

GISA: Permissões Permissões funcionais: criar alterar remover visualizar imprimir informação Permissões funcionais: Permissões de acesso a operações: Permissões de acesso a níveis da estrutura arquivística Recolha Administração UFs Pesquisa CAs operação EP1

Exemplos de permissões Funcionário A do Arquivo: tem acesso a tudo desde o topo da estrutura, bem como a todas as funções  Funcionário B do Arquivo: pode consultar e imprimir tudo, mas não pode introduzir, alterar, nem remover dados Funcionário C do Arquivo: só pode criar ou alterar registos na FRD Funcionário D do Arquivo: pode criar, alterar ou remover registos em todas as FRD’s mas só nas séries relativas à Secção de Urbanismo

GISA: múltiplas operações Gestão de requisições** Controlo da deslocação física das espécies para consulta ou reprodução Gestão de depósitos** Controlo da ocupação do espaço de armazenamento dos documentos Controlo estatístico/indicadores de desempenho**

GISA é um sistema evolutivo Produção de Catálogos especiais** desenhos, fotografias, material cartográfico, processos de licenciamento de obras, etc. Interoperabilidade com outros sistemas** EAD – “Encoded Archival Description” – baseado na ISAD-G é uma normalização em XML para comunicação de descrições arquivísticas entre sistemas diferentes Sistemas de comunicação com: Sistemas de gestão de Informação Autárquica GESCOR , SIMAT, Sigma, etc. Sistemas de informação geográfica Sig, GISMAT, ESRI, etc. Etc.

GISA: Requisitos mínimos Hardware: Depende do volume de informação Depende do nº de utilizadores GISA Monoposto ou Cliente: Processador Pentium III 700Mhz Memória 512MB Disco 170MB para BD vazia GISA Servidor: Processador Pentium IV 3.00Ghz Windows (98, 2000, XP, 2003, etc.) versão servidor com as últimas actualizações Infraestrutura para rede Ethernet, no mínimo 100Mbps Disco SCSI 1GB para BD Suporte de armazenamento apropriado para imagens

GISA: Requisitos mínimos Software: Microsoft .NET Framework 1.1 (gratuito) GISA Monoposto ou Cliente: Windows (2000, XP, 2003, etc.) com as últimas actualizações MSDE Microsoft Data Base Engine (gratuito) GISA Servidor: Windows (98, 2000, XP, 2003, etc.) versão servidor com as últimas actualizações Microsoft SQL Server, Oracle, DB2 da IBM GISA Web: Linux (gratuito) PostGre Sql (gratuito) Browser (gratuito) MSDE Microsoft Data Base Engine (gratuito): gestão de base de dados relacional do tipo desktop (versão simplificada do Microsoft SQL Server, disponibilizado como parte integrante do GISA)

GISA: Serviços Migração de dados entre BDs de diferentes gamas de produtos GISA (gratuito) Migração de dados de sistemas existentes antes do GISA Consultadoria Formação

O GISA é Escalável e Flexível Gamas de produto com diferente complexidade: GISA: Base, Profissional, Consulta, Servidor ou Internet Pacotes de aplicação com diferente nº de licenças: 1, 3, 5 ou 10 licenças Licenças flutuantes Crescimento sustentado Adaptação dos custos ao nível das exigências de cada serviço

Gama de produto GISA GISA Base Programa de software autónomo com interface gráfico e sistema de gestão de base de dados relacional Versão Mono-Utilizador ou Multi-utilizador Inclui as funcionalidades básicas: Recolha de dados (descrição multinível) Controlo de autoridade Avaliação documental Publicação documental Recuperação da informação Administração Pacotes de 1, 3, 5 e 10 licenças flutuantes. Desconto de quantidade e o nº de licenças são as máq ligadas ao servidor ao mm tempo.

Gama de produto GISA GISA Profissional Programa de software autónomo com interface gráfico e sistema de gestão de base de dados relacional. Versão Mono-Utilizador ou Multi-utilizador Inclui todas as funcionalidades: Todas do GISA base Gestão de imagem digital Gestão de requisições de documentos Gestão de depósitos Controlo estatístico e de desempenho

Gama de produto GISA GISA Consulta GISA Servidor Recuperação da informação para postos suplementares de leitura Versão Multi-Utilizador GISA Servidor Servidor de base de dados do GISA Funcionalidades: Centraliza a gestão da base de dados de suporte à gestão da cadeia arquivística Acessíveis através do GISA-Base, GISA-Profissional e GISA-Consulta Consulta: Pacotes de 1, 2, 3, 5 e 10 licenças flutuantes

Gama de produto GISA GISA Internet Publicação na Internet dos arquivos mantidos no GISA, através de um Servidor Web Consulta disponibilizada através de Browser Controlo dos dados de acesso público (sub-conjunto dos dados existentes no GISA Servidor)

Cenário possível Ambiente Mono-Posto. GISA Base ou GISA Profissional

Cenário possível Ambiente Multi-Posto GISA Consulta GISA Base GISA Profissional GISA Consulta GISA Servidor

Cenário possível Difusão de informação pela Internet GISA Base GISA Servidor GISA Profissional GISA Consulta GISA Internet Web Browser Web Browser Web Browser Web Browser

Ponto da situação Produto comercial Data prevista GISA Profissional Dezembro GISA Internet

Fim