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Funções Administrativas

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Apresentação em tema: "Funções Administrativas"— Transcrição da apresentação:

1 Funções Administrativas

2 Funções Administrativas
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

3 As Funções Administrativas e suas Características
1 2 PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. 4 3 CONTROLE DIREÇÃO Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças.

4 PLANEJAMENTO Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas;
Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados.

5 MISSÃO ORGANIZACIONAL
A missão de uma organização representa a razão de sua existência (SENGE et al., 1994; HUNGER & WHEELEN, 1995). IDENTIFICA O FOCO FUNDAMENTAL DE SUA ATIVIDADE. Para prover algumas orientações em relação à concepção de uma missão, os autores consideram que a mesma deva abranger: 1) o propósito básico da organização (foco no cliente externo); 2) os valores que a organização pretende agregar a elementos que com ela interagem.

6 O QUE É A MISSÃO ORGANIZACIONAL?
1.Quem somos? 2.O que fazemos? 3.Para quem fazemos? 4.O que nos propomos a fazer?

7 A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão.
Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. (Peter Drucker);

8 EXEMPLOS DE MISSÃO: Banco do Brasil
Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País.

9 Caixa Econômica Federal-CEF
Fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social – linhas de negócio

10 Grupo Gerdau O Grupo Gerdau é uma organização empresarial focada em siderurgia, com a missão de satisfazer as necessidades dos clientes e de criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade.

11 ORGANIZAÇÃO Desenhar os cargos e tarefas específicas;
Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos.

12 Organogramas

13 Organograma Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento Deve ser usado como instrumento de trabalho Requisitos: – Fácil leitura – Permitir boa interpretação dos componentes da organização – Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural – Ser flexível Há um grande número de técnicas de representação – Estrutural, circular ou radial, funcional, estrutural-funcional, matricial

14 Objetivos Demonstrar a divisão do trabalho – Dividindo a organização em frações organizacionais (partes menores) Destacar a relação superior-subordinado e a delegação de autoridade e responsabilidade Evidenciar o trabalho desenvolvido em cada unidade, detalhando: – O tipo de trabalho desenvolvido – Os cargos existentes – Os nomes dos titulares – Quantidade de pessoas por unidade – A relação funcional além da relação hierárquica Facilitar a análise organizacional

15 Benefícios e limitações
Permite detectar: – Funções importantes negligenciadas e funções secundárias com demasiada importância – Funções duplicadas ou mal distribuídas • Auxilia a graduar trabalhos e tarefas e uniformizar cargos •Auxilia a visualizar o todo organizacional, as necessidades de mudanças e o crescimento da empresa

16 • Limitações: – Exibe apenas uma dimensão dos relacionamentos existentes entre indivíduos e as frações organizacionais. – Mostra as relações que devem existir e não a realidade existente.

17 Regras gerais Deve conter nome da organização, autor, data e número.
• Deve ser mostrada a referência de outros gráficos. • Para análise, deve apresentar a estrutura existente. • Cada função pode ser representada por um retângulo: – Os retângulos devem conter os títulos dos cargos – Se há necessidade do nome do ocupante, este deve aparecer fora do retângulo (ou dentro com letra de tipo diferente) • Se o gráfico mostrar apenas parte da organização, deve haver linhas abertas para demonstrar continuidade.

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