A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À cidade associam-se um conjunto de características:
Advertisements

Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por: Ana Paula Zeverino
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
ordenamento do território e urbanismo
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Ministério da Cultura.
Marcelo Miná Dias DER-UFV.
Encostas da Serra Geral
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
GEOPARQUE AROUCA Património Geológico ao serviço do
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Desenvolvimento Comunitário
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
ECOTURISMO O Marketing Turístico:
As características da rede urbana
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
PLANOS DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Identidades e Patrimónios Culturais CP4.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
A formação contínua de professores Uma análise participativa Luanda, 3 a 7 de Setembro 2007 Alexia Peyser Place des Peintres, 5 B-1348 Louvain-la-Neuve.
1 UMA OPORTUNIDADE. UMA OBRIGAÇÃO. IMOBITUR MAIO 2007.
Multifuncionalidade do Espaço Rural
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O projecto Porto Índico que seguidamente é apresentado enquadra-se no âmbito do empenho contínuo em prol da valorização do espaço cultural comum, baseado.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A CIDADANIA EMRC E A CIDADANIA.
“Indicações Geográficas como ferramenta para o desenvolvimento regional” Coordenação de Incentivo a Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários Departamento.
Transcrição da apresentação:

A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010

Com o objectivo de salvaguardar o património rural da região, valorizando e transmitindo as suas memórias colectivas, a TAGUS pretende que, através de acções transversais e estruturantes, a identidade cultural se constitua como eixo forte para potenciar um melhor aproveitamento turístico e cultural do seu território e, desta forma, contribuir ao seu desenvolvimento local.

identificaram-se na estratégia territorial um conjunto de 12 pólos de intervenção distintos em termos geográficos e diferenciados em termos temáticos, que podem ser utilizados como elementos aglutinadores de redes de projectos, integrando iniciativas, complementado equipamentos e reforçando dinâmicas locais.

eixos territoriais

E, complementados com um conjunto de eixos estratégicos transversais ao território, procurarão promover a interligação e articulação intermunicipal numa acção supramunicipal que se ajusta às novas lógicas do mercado turístico e aos anseios das populações servidas.

eixos transversais

Tradição da Semana Santa Rico espólio de Arte Sacra Património Construído Autenticidade Comunidade activa e que aprecia a cultura Núcleo urbano preservado Produtos locais de qualidade