A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Natureza e História no Alentejo Litoral Maio Manuel Reis Ferreira

2

3 SITUAÇÃO ACTUAL Maio Manuel Reis Ferreira

4 ESTRUTURAR UM DESTINO TURÍSTICO
MISSÃO DO PLANO ESTRUTURAR UM DESTINO TURÍSTICO DESENVOLVER UM SISTEMA DE ACTIVIDADES DE TURISMO E LAZER VALORIZAR OS RECURSOS E IDENTIDADES LOCAIS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DO FUTURO Maio Manuel Reis Ferreira

5 VISÃO DE FUTURO Maio Manuel Reis Ferreira

6 OBJECTIVOS GERAIS DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
CRIAÇÃO DE EMPREGOS GERAÇÃO DE RENDIMENTOS QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO QUALIDADE AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E ACTIVIDADES DE LAZER DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTABILIDADE PRESERVAÇÃO DA AUTENTICIDADE LOCAL DURABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS Maio Manuel Reis Ferreira

7 FACTORES DE ESTRUTURAÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO
Atractivos fortes e singulares que motivem a deslocação e a estada das pessoas Actividades que preencham os tempos livres Capacidade receptiva em alojamento e restauração Outras facilidades em infraestruturas, equipamentos e serviços de apoio Acessibilidade em boas condições de comodidade Imagem e notoriedade com elevado nível de reconhecimento nos mercados Maio Manuel Reis Ferreira

8 TEMAS-CHAVE DA ESTRATÉGIA TURÍSTICA
No interior do sistema turístico local: Foco para desenvolvimento de produtos Cobertura territorial Alvos de mercado Na envolvente do sistema turístico local: Integração regional Posicionamento e Marketing Maio Manuel Reis Ferreira

9 EIXO 1 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EIXO 2 - DINAMIZAÇÃO DE EVENTOS
EIXOS ESTRATÉGICOS EIXO 1 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EIXO 2 - DINAMIZAÇÃO DE EVENTOS EIXO 3 - MARKETING EIXO 4 - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EIXO 5 - APOIO AO INVESTIMENTO EIXO 6 - SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO TURÍSTICA Maio Manuel Reis Ferreira

10 FOCO PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
PATRIMÓNIO CULTURAL Animação Cultural Gastronomia NATUREZA E PAISAGEM Turismo de Natureza/Ecoturismo TURISMO EM ESPAÇO RURAL SOL MAR E PRAIA CLIMA E SAÚDE SÉNIOR ANIMAÇÃO TURÍSTICA Cavalos Golfe Maio Manuel Reis Ferreira

11

12 Roman Bath Originally aired the week of February 22, 2000
Many of the Roman Empire's best- known engineering feats were first used in their bathhouses: vaulted roofs, watertight concrete, and elaborate plumbing and heating systems. In the hills of Turkey, a team of engineers, historians, archaeologists, and local craftspeople build a working Roman bath. The challenges they face--from cracking tiles and leaky tubs to heavy rains--require cooperative problem-solving along the way.

13

14 ECOTURISMO

15 MOINHOS - MOLINOLOGIA - CICLO DO PÃO

16 AZULEJOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
VERDEMAR - TURISMO RURAL COM QUALIDADE

17 ESTRATÉGIA TERRITORIAL
1 - Santiago do Cacém Vila Nova de Stº André Costa de Stº André 2 - São Domingos Campilhas Fonte Serne Cercal 1 3 3 - Ermidas do Sado Mimosa Alvalade Daroeira 2 Maio Manuel Reis Ferreira

18 ALVOS DE MERCADO Grande Lisboa Recreio e Lazer
Turismo Cultural, de Natureza e Rural Escolas Programas Especiais de História e Natureza Turistas alojados em Tróia e outros no Alentejo - Litoral, Évora, Beja ... Mercados Sénior do Norte da Europa para estadas longas No contexto promocional Região Alentejo: Mercado espanhol - Extremadura ... Mercados externos - Alemanha, Holanda ... Maio Manuel Reis Ferreira

19 INTEGRAÇÃO REGIONAL Estimular complementaridades e alargar corredores e raios de acção no Alentejo Alentejo Litoral como espaço privilegiado de integração - ordenamento turístico concertado com Grândola, Alcácer do Sal, Sines e Odemira Estimular relação de corredor com greenway Tróia-Santiago (E.N. 261) Promover a gestão estratégica do destino turístico Alentejo Litoral Maio Manuel Reis Ferreira

20 POSICIONAMENTO E MARKETING
Santiago do Cacém tem dificuldades de posicionamento e grande défice de imagem Marca regional “ALENTEJO” é uma umbrella que abriga realidades diversas Extensão de marca - “LITORAL” Posição diferenciada: NATUREZA E HISTÓRIA Maio Manuel Reis Ferreira


Carregar ppt "PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google