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PublicouLuís Arantes Brezinski Alterado mais de 8 anos atrás
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Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010
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PONTO DE PARTIDA Espaço rural Desvitalizado Multifuncional Ineficácia de estratégias isoladas de desenvolvimento Turismo rural (TER) Qualificação dos produtos agro-alimentares regionais (PAR) Necessidade de uma abordagem multi-sectorial “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Contextos de turismo de massa Competição por factores de produção: agricultura perde Aumento importações produtos agro-alimentares Mas também há complementaridade.. Melhoria sistemas comunicação Promoção cruzada Novos serviços de base agrícola Manutenção das paisagens pela agricultura Fomento de exportações de PAR “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Em zonas rurais europeias marginalizadas Também se verifica a substituição de PAR por outros não locais Mas também… Forte interesse do turismo por PAR Despesa favorecida pela representação simbólica associada aos PAR “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Turismo estimula os PAR e os alimentos frescos locais? O resultado depende de: Características da procura turística Condicionantes da produção ou fornecimento de PAR Sistemas de intermediação e de marketing “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA Objecto de análise Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) Região heterogénea: 4.485,8 km 2 e 13 concelhos Diversos problemas socioeconómicos Pólo Estratégico nacional de Turismo e grande diversidade de PARObjectivos Avaliar importância da ligação TER - PAR Identificar estratégias para o seu fortalecimento “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA Metodologia Investigação de natureza exploratória 14 entrevistas: RTSE, 6 entidades gestoras DOP e IGP, 7 ADL 121 Inquéritos por questionário (taxa de resposta de 68,7%) 25 unidades hoteleiras 44 Turismo em espaço rural 39 restaurantes 13 lojas de artigos regionais “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 1.Importância do TER para a região (entrevistas) Baixas taxas de ocupação hoteleira Forte sazonalidade Clivagem da procura turística: – – Inverno: excursionismo / neve/ grandes massas/ reduzido interesse económico – – Verão (tendência recente): turista urbano/ natureza e cultura/ permanência mais prolongada/ poder económico superior/ maior presença de estrangeiros/ fluxos reduzidos Reduzida importância emprego gerado “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 2.Importância dos PAR para a região (entrevistas) Grande riqueza de PAR: 9 DOP, 5 IGP e muitos outros Maioria apenas com comercialização local e pouco relevante Alguns produtos certificados sem comercialização Baixo nível de adesão dos produtores à certificação de origem Diversas fragilidades de natureza económica, organizativa e social Emprego mal remunerado e temporário Industrialização única via de entrada para o grande mercado “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 3. Importância do consumo turístico de PAR (entrevistas e inquérito) Os PAR contribuem para a atractividade da região, se integrados na gastronomia E6: E6: “As pessoas associam sempre determinados produtos à Serra da Estrela, quanto mais não seja os enchidos, o vinho, o mel, o azeite, o pão… E acabam por ser… por constituir factos para contribuir para uma marca Serra da Estrela.” Conjunto restrito de PAR populares na restauração Ocorrem substituições de PAR por outros não locais Despesa turística nas lojas concentrada numa área geográfica restrita “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 4. Obstáculos ao consumo de PAR (inquérito) Relacionados com a gestão Relacionados com a clientela “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 4. Obstáculos ao consumo de PAR (entrevistas e inquérito) Inquiridos: preços elevados, inexistência nos distribuidores habituais, falta de conhecimento da clientela, indisponibilidade da clientela para pagar mais e escassez do turismo Entrevistados: pequena escala, problemas comerciais e falta de espírito associativo “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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CONCLUSÕES – Como “juntar a fome à vontade de comer”… CONCLUSÕES – Como “juntar a fome à vontade de comer”… Necessário intervir: Procura turística: promovendo o turismo junto do segmento que prefere a serra no verão; divulgando os PAR Indústria turística: promovendo toda a diversidade dos PAR, criando sistemas de acreditação de origem para a restauração Produtores de PAR: estimulando o associativismo como forma de ultrapassar as dificuldades comerciais e da pequena escala “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo
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“os produtos agro-alimentares de elevada qualidade permitem melhorar os produtos turísticos e a experiência turística, enquanto que a despesa turística nestes produtos locais propicia um estímulo económico para manter e revigorar a viabilidade da produção agrícola e dos sectores de transformação agro-alimentar local” (Boyne et al., 2003: 132)
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Obrigada!
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