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Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.

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Apresentação em tema: "Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010

2 PONTO DE PARTIDA Espaço rural   Desvitalizado   Multifuncional Ineficácia de estratégias isoladas de desenvolvimento   Turismo rural (TER)   Qualificação dos produtos agro-alimentares regionais (PAR) Necessidade de uma abordagem multi-sectorial “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

3 TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Contextos de turismo de massa   Competição por factores de produção: agricultura perde   Aumento importações produtos agro-alimentares Mas também há complementaridade..   Melhoria sistemas comunicação   Promoção cruzada   Novos serviços de base agrícola   Manutenção das paisagens pela agricultura   Fomento de exportações de PAR “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

4 TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Em zonas rurais europeias marginalizadas   Também se verifica a substituição de PAR por outros não locais Mas também…   Forte interesse do turismo por PAR   Despesa favorecida pela representação simbólica associada aos PAR “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

5 TER – PAR: COMPETIÇÃO OU COMPLEMENTARIEDADE? Turismo estimula os PAR e os alimentos frescos locais? O resultado depende de:   Características da procura turística   Condicionantes da produção ou fornecimento de PAR   Sistemas de intermediação e de marketing “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

6 O CASO SERRA DA ESTRELA Objecto de análise Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE)   Região heterogénea: 4.485,8 km 2 e 13 concelhos   Diversos problemas socioeconómicos   Pólo Estratégico nacional de Turismo e grande diversidade de PARObjectivos   Avaliar importância da ligação TER - PAR   Identificar estratégias para o seu fortalecimento “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

7 O CASO SERRA DA ESTRELA Metodologia Investigação de natureza exploratória 14 entrevistas: RTSE, 6 entidades gestoras DOP e IGP, 7 ADL 121 Inquéritos por questionário (taxa de resposta de 68,7%)   25 unidades hoteleiras   44 Turismo em espaço rural   39 restaurantes   13 lojas de artigos regionais “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

8 O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 1.Importância do TER para a região (entrevistas)   Baixas taxas de ocupação hoteleira   Forte sazonalidade   Clivagem da procura turística: – – Inverno: excursionismo / neve/ grandes massas/ reduzido interesse económico – – Verão (tendência recente): turista urbano/ natureza e cultura/ permanência mais prolongada/ poder económico superior/ maior presença de estrangeiros/ fluxos reduzidos   Reduzida importância emprego gerado “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

9 O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 2.Importância dos PAR para a região (entrevistas)   Grande riqueza de PAR: 9 DOP, 5 IGP e muitos outros   Maioria apenas com comercialização local e pouco relevante   Alguns produtos certificados sem comercialização   Baixo nível de adesão dos produtores à certificação de origem   Diversas fragilidades de natureza económica, organizativa e social   Emprego mal remunerado e temporário   Industrialização única via de entrada para o grande mercado “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

10 O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 3. Importância do consumo turístico de PAR (entrevistas e inquérito)   Os PAR contribuem para a atractividade da região, se integrados na gastronomia E6: E6: “As pessoas associam sempre determinados produtos à Serra da Estrela, quanto mais não seja os enchidos, o vinho, o mel, o azeite, o pão… E acabam por ser… por constituir factos para contribuir para uma marca Serra da Estrela.”   Conjunto restrito de PAR populares na restauração   Ocorrem substituições de PAR por outros não locais   Despesa turística nas lojas concentrada numa área geográfica restrita “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

11 O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 4. Obstáculos ao consumo de PAR (inquérito) Relacionados com a gestão Relacionados com a clientela “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

12 O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados O CASO SERRA DA ESTRELA - Resultados 4. Obstáculos ao consumo de PAR (entrevistas e inquérito)   Inquiridos: preços elevados, inexistência nos distribuidores habituais, falta de conhecimento da clientela, indisponibilidade da clientela para pagar mais e escassez do turismo   Entrevistados: pequena escala, problemas comerciais e falta de espírito associativo “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

13 CONCLUSÕES – Como “juntar a fome à vontade de comer”… CONCLUSÕES – Como “juntar a fome à vontade de comer”… Necessário intervir:   Procura turística: promovendo o turismo junto do segmento que prefere a serra no verão; divulgando os PAR   Indústria turística: promovendo toda a diversidade dos PAR, criando sistemas de acreditação de origem para a restauração   Produtores de PAR: estimulando o associativismo como forma de ultrapassar as dificuldades comerciais e da pequena escala “juntar a forme à vontade de comer” - Ligação entre o turismo rural e os produtos agro-alimentares regionais na Serra da Estrela Vieira & Figueiredo

14 “os produtos agro-alimentares de elevada qualidade permitem melhorar os produtos turísticos e a experiência turística, enquanto que a despesa turística nestes produtos locais propicia um estímulo económico para manter e revigorar a viabilidade da produção agrícola e dos sectores de transformação agro-alimentar local” (Boyne et al., 2003: 132)

15 Obrigada!


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