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SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal

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Apresentação em tema: "SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal"— Transcrição da apresentação:

1 SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO NO SECTOR FLORESTAL

2 Levantamento de necessidades de Formação no sector Florestal (Portugal)
ENQUADRAMENTO 1ª Fase do Projecto Fase exploratória OBJECTIVOS Identificação de áreas prioritárias para a promoção de formação profissional no sector Identificação das linhas orientadoras da organização da formação Caracterização do sector

3 Levantamento de necessidades de Formação no sector Florestal (Portugal)
ABRANGÊNCIA Portugal continental Produção florestal e serviços florestais a este nível Desde a Produção até à 1ª transformação

4 ESTRUTURA 1ª PARTE: Caracterização do sector
2ª PARTE: Análise das Necessidades de Formação no Sector Florestal Aplicação de inquéritos Apresentação, tratamento e análise de resultados - Pistas para a planificação da oferta formativa

5 METODOLOGIA - Método de INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO (presencial)
Inquérito A – destinado a produtores (e trabalhadores ao seu serviços) Inquérito B – destinado a prestadores de serviços (e trabalhadores ao seu serviço) Grelha de avaliação de necessidades formativas específicas - Técnica de AMOSTRAGEM POR QUOTAS Produtores/proprietários Florestais=> 202 inquéritos Prestadores de Serviços => 83 inquéritos (viveiristas, empreiteiros e alugadores de máquinas florestais)

6 RESULTADOS

7 Produtores Florestais
Idade e habilitações literárias: - 66% entre os 35 e 64 anos; 49% com mais de 50 anos - A maioria tem fracas habilitações literárias 60 % dos inquiridos com 6 ou menos anos de escolaridade. - 85% são agricultores que possuem áreas florestais Propriedade: - 52 % dos inquiridos possui áreas florestais com menos de 5 hectares. - Predomina a exploração por conta própria - Equipamentos: motosserra, tractores agrícolas.

8 Produtores Florestais
Produtos e serviços: - Madeira, Frutos, cortiça, caça - Forma de comercialização: Predomina a “venda aintermediários”. Nº de trabalhadores permanentes: - 15% tem até 5 trabalhadores - 75% não tem Nº de trabalhadores sazonais: - 39% tem até 5 trabalhadores

9 Idade dos Trabalhadores florestais (dos Produtores)

10 Escolaridade dos Trabalhadores Florestais (dos Produtores)

11 Idade dos Trabalhadores florestais (dos Prestadores de Serviços)

12 Escolaridade dos Trabalhadores Florestais (dos Produtores)

13 Escolaridade dos Prestadores de Serviços à Floresta
- 33% têm 9 ou mais anos de escolaridade e 25% são licenciados - Área de actuação:

14 Condicionalismos à actividade
Produtores Florestais: - Falta de Formação profissional .- Reduzida rendibilidade - Incêndios florestais - Dificuldades ao nível da comercialização - Fraguementação e dispersão da propriedade - Falta de apoio técnico (fraca extensão rural e associativismo não eficiente) - Falta de apoios financeiros -Falta de maquinaria adaptada ao sector Prestadores de Serviços à floresta: - Escassez de mão-de-obra - Elevado preço dos equipamentos florestais - Dificuldades ao nível da comercialização - Excesso de burocracia - Desinteresse dos proprietários florestais

15 Áreas de formação prioritárias para Produtores Florestais

16 Áreas de formação prioritárias para os trabalhadores dos produtores florestais

17 Áreas de formação prioritárias para os trabalhadores dos Prestadores de Serviços

18 Áreas de formação prioritárias para Prestadores de Serviços

19 ÁREAS DE FORMAÇÃO PRIORITÁRIAS
. Mecanização Florestal/Operadores de Máquinas Agrícolas . Comercialização de Produtos Florestais . Gestão Florestal Sustentável . Planificação e Condução Florestal . Associativismo . Tiragem de Cortiça . Segurança , Higiene e Saúde no Trabalho Florestal . Prevenção e Luta contra Incêndios Florestais . Técnicas de Preparação do Solo e Implantação Florestal . Legislação e Fiscalidade Florestal

20 ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
- Formação modular e flexível - Horários laboral (produtores) ou pós-laboral (Prestadores de serviços) - Acções de curta a média duração; Acções de sensibilização; Visitas de estudo, - Apenas alguns dias por semana


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