Marcelo Castilho de Freitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Metrologia: A conexão entre Ciência e Desenvolvimento
Diretoria de Metrologia Legal Diretor de Metrologia Legal
Ofícios Circulares Dimel
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Visão Geral das Normas ISO
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
5 Calibração de Sistema de Medição
Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos SUPERVISÃO METROLÓGICA DISEM/RBMLQ-I.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Estrutura e Modelo de Gestão
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
Superintendente - Surrs
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
Reunião Plenária – 1º. Ciclo 2013 Fabiano Leitão – Dinst Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Inspeção e Perícia em Bombas Medidoras de Combustíveis.
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Reunião Regional de Planejamento da RBMLQ-I 2º ciclo – Centro Oeste
Rio Verde - Goiás - Brasil
Reunião Regional Nordeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal Dimel/Disme.
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Estrutura INMETRO/CORED e Relacionamento com a RBMLQ-I
Processo de Regulamentação Técnica Metrológica
5 Calibração de Sistema de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Rastreabilidade de Medição
1º Plenária 2010 – 1º Ciclo CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I 1º PLENÁRIA – 1º CICLO MAIO
Reunião Regional Sul/Sudeste 25a 29 de setembro Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião Regional de Planejamento.
Reunião Regional Sul/Sudeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal.
Índice de Conformidade dos Serviços Delegados
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Luiz Carlos Gomes dos Santos Mauricio Evangelista da Silva
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE João Pessoa, 04 de outubro de 2011 ESPAÇO DIMEL Reestruturação da Dimel Temas diversos (premio metrologia, interlocutor p/ NIE,
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos Marca identificadora de ensaios x Numeração identificadora de.
REUNIÃO REGIONAL SUDESTE São Paulo, 13 de setembro de 2011 ESPAÇO DIMEL Reestruturação da Dimel Temas diversos (premio metrologia, interlocutor p/ NIE,
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Sistema de Gestão da Qualidade
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Alexandre Dias Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal (Disme) PLANO DE TRABALHO 2016 Planejamento Inspeção de Campo.
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Audiência Pública PL 3988/12 Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal Regulamentação metrológica de produtos pré-medidos: pescado glaciado.
Calibração de Sistema de Medição
Transcrição da apresentação:

Marcelo Castilho de Freitas A Regulamentação Técnica Metrológica e o Controle Metrológico Legal no país Marcelo Castilho de Freitas Chefe da Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica

Inmetro

Roteiro O Inmetro Legislação Metrológica O processo de Regulamentação Técnica Metrológica O Controle Metrológico Legal

O Inmetro Acreditação Avaliação da Conformidade Metrologia Científica e Industrial Legal

Áreas da Metrologia Metrologia Científica e Industrial ► Padrões de mais alto nível ► Rastreabilidade ► Calibração e Ensaios Metrologia Legal ► Leis e Regulamentos ► Exigências obrigatórias

Legislação Metrológica Metrologia Legal Parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos de medição e métodos de medição, e que são desenvolvidas por organismos competentes. (VIML:Port. Inmetro n° 163/2005, 2.2)

Credibilidade dos resultados de medição Saúde Transações Comerciais Meio Ambiente Segurança

Harmonização das relações de consumo Competitividade do País Dimel Confiança à sociedade Harmonização das relações de consumo Competitividade do País

Leis Federais 5966, de 1973 – cria o Inmetro 9933, de 1999 – define as competências do Inmetro e do Conmetro 12249, de 2010 – Taxa de serviços metrológicos 12545, de 2011 – Altera a Lei 9933, de 1999 e redefine as competências Resoluções Conmetro 11, de 1988 – Define a execução da metrologia legal no país e aprova a regulamentação metrológica 12, de 1988 – Adota o SI Portarias Portarias Inmetro aprovando a regulamentação técnica metrológica específica Portarias Inmetro/Dimel de aprovação de modelo de instrumentos de medição regulamentados

Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro RBMLQ-I Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro 24 órgãos delegados 2 superintendências do Inmetro 71 sedes regionais

O processo de Regulamentação Técnica Metrológica

Credibilidade dos resultados de medição Garantia Metrológica Regulamentos Base Legal Meios Técnicos Infraestrutura necessária Operações Controle Metrológico Legal Credibilidade dos resultados de medição

Controle Metrológico Legal Controle Legal de Instrumentos de Medição Perícia Metrológica Supervisão Metrológica Regulamentação Técnica Metrológica

Identificação e Análise de Demandas Estudo de Viabilidade Técnica Desenvolvimento e Revisão da Regulamentação

Inmetro / Dimel Diart CT SC GT Comitês e subcomitês técnicos permanentes e de caráter consultivo. Promove a participação das partes interessadas durante todo o processo de discussão da regulamentação. Os GT são de caráter consultivo, porém não são permanentes.

CT 01/02 – Terminologia e unidades de medida CT 03 – Controle Metrológico Legal CT 05 – Requisitos gerais para instrumentos de medição CT 06 – Produtos pré-medidos CT 07 – Instrumentos de medição de comprimento e grandezas associadas CT 08 – Medição de fluidos CT 09 – Instrumentos de medição de massa e massa específica CT 11 – Instrumentos de medição de temperatura e grandezas associadas CT 12 – Instrumentos de medição de grandezas elétricas CT 13 – Instrumentos de medição para acústica e vibrações CT 14 – Instrumentos de medição utilizados em ótica CT 15 – Instrumentos de medição de radiações ionizantes CT 16 – Instrumentos de medição de poluentes CT 17 – Instrumentos para medições físico-químicos CT 18 – Instrumentos de medição médicos

O processo segue as normas NIE-Dimel-104 e NIE-Dimel-105. Planejamento do PRTM Preparação e discussão das minutas nos CT Consulta pública Análise de sugestões Estratégia de implantação Aprovação O processo segue as normas NIE-Dimel-104 e NIE-Dimel-105. É supervisionado pela Diart, que realiza a gestão dos PRTM.

O Controle Metrológico Legal

Controle Metrológico Legal Controle Legal de Instrumentos de Medição Perícia Metrológica Supervisão Metrológica

Controle Legal de Instrumentos de Medição Aprovação de Modelo Verificação Inicial Verificação Subsequente

(VIML:Port. Inmetro n° 163/2005, 3.5) Aprovação de Modelo Apreciação Técnica de Modelo (ATM) Exame e ensaio do desempenho de um modelo de instrumento de medição, em relação às exigências documentadas, para determinar se pode ou não ser aprovado. (VIML:Port. Inmetro n° 163/2005, 3.5) Exame da Documentação Exame Geral Ensaios de Desempenho

Os ensaios de ATM podem ser realizados: Inmetro (Dimel ou Dimci) - Situação mais comum Laboratórios de ensaio acreditados para ensaios de metrologia legal Outros laboratórios de ensaio, desde que com a supervisão do Inmetro Instalações do indicadas pelo requerente da ATM com a supervisão do Inmetro 31 diferentes tipos de instrumentos de medição estão sujeitos à apreciação técnica de modelo

Verificações Verificação inicial Realizada antes da colocação do instrumento de medição no mercado Executada pelos órgãos da RBMLQ-I Examina a conformidade do instrumento de medição com a portaria de aprovação de modelo Podem ser realizados ensaios Responsabilidade do requerente da ATM

Verificação subsequente Realizada com o instrumento de medição em uso Executada pelos órgãos da RBMLQ-I ou Dimel, em alguns casos São realizados exames e ensaios Responsabilidade do detentor do instrumento de medição Subdivida em alguns tipos: Verificação periódica Verificação após reparo Verificação por solicitação do usuário/proprietário

Supervisão Metrológica Supervisão Metrológica Vigilância de Mercado Vigilância de Campo Vigilância de Sistema Foco no instrumento de medição ou produto pré-medido Supervisão Metrológica Fonte: OIML D9:2004

Portaria Inmetro 66/2005 (em revisão) Vigilância de Mercado Instrumentos de medição prontos para entrar no mercado Produtos Pré-Medidos Vigilância de Campo Instrumentos de medição em uso Vigilância de Sistema Portaria Inmetro 66/2005 (em revisão) SGQ das empresas autorizadas a declarar conformidade Medidores de Energia Elétrica, Água e Gás Cronotacógrafos Esfigmomanômetros

Perícia Metrológica Examina as condições gerais e, em alguns caso, as condições de instalação do instrumento de medição Não se limita a realização de ensaios de verificação do desempenho do instrumento de medição Examina o instrumento de medição em relação ao RTM e portaria de aprovação de modelo Geralmente é solicitada por determinação judicial O instrumento de medição pode ser aberto O resultado da verificação é um certificado de verificação e/ou a marca de verificação O resultado de uma perícia é um laudo de perícia metrológica O foco é o instrumento de medição

Obrigado !