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Sistema de Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Qualidade
É A GESTÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NORMA OU PROGRAMA “CERTIFICAÇÃO OU NÃO”

2 Componentes do SGQ Definição dos processos
Documentação dos Procedimentos Treinamento do pessoal Auditoria Interna Análise Crítica Ação Corretiva e Preventiva Melhoria Contínua

3 Cuidados na Implantação do SGQ
Envolvimento da alta direção Constituir o Comitê da Qualidade Delegar o Representante da Direção- RD Promover Seminário de Sensibilização Qualificar/Cursos área de qualidade Formar Grupos de trabalho- CCQ Elaborar Diagnóstico- Forças/Fraquezas Preparar Auditores Internos

4 Visualização dos Cuidados

5 Forma de Organização SGQ Documentos
Nível Estratégico – Manual Nível Tático- Procedimentos /Planos Nível Operacional Normativo- POP Comprovação - Registros

6 Forma de Organização SGQ Documentos
Outros Documentos: Comunicação Interna Comunicação Externa Gestão Geral: Relatórios/Contratos “Tratamento Previsto no SGQ” Missão/Valores

7 Classificação dos SGQ FORMAIS NORMAS REGULAMENTOS PROGRAMAS INFORMAIS
EXPERIÊNCIA GESTORES

8 Implementação do SGQ Normas Programas Não é obrigatório Obrigatória
Voluntária Normas Programas Não é obrigatório Compulsória Regulamentos Organismos Governamentais Obrigatória

9 Norma X Regulamento Ambos estabelecem:
Características de um produto/ processos Métodos de produção Incluem requisitos de procedimento Especificações, simbologia, terminologia, Regulamento: compulsório Norma: Voluntária

10 REGULAMENTO

11 AGENCIAS REGULADORAS Área da Saúde: ANVISA Meio Ambiente: CONAMA
CONSULTAR SITE INMETRO Área da Saúde: ANVISA Meio Ambiente: CONAMA Telecomunicações: ANATEL

12 NORMAS NACIONAIS Padronização Interna Comitês Setoriais INTERNACIONAIS
Relações comerciais Igualdade nas relações

13 A NORMALIZAÇÃO NO BRASIL

14 Associação Brasileiras de Normas Técnicas
ABNT Associação Brasileiras de Normas Técnicas Fundada em 1940 Sociedade sem fins lucrativos Órgão responsável pela normalização técnica no país Fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

15 Associação Brasileiras de Normas Técnicas
ABNT Associação Brasileiras de Normas Técnicas Estrutura da ABNT Comitê Brasileiro (CB) CB é subdividido em: Comissões de Estudos (CE) Grupos de Trabalho (GT)

16 Participação na elaboração das Normas Técnicas
Entidade Neutra Representante de Fabricantes Representante de Clientes

17 Elaboração de uma Norma Técnica
Elaboração do projeto de norma. Encaminhamento do projeto para a ABNT. Publicação do projeto para Consulta Nacional. Análise da Consulta Nacional. Aprovação como Norma Técnica pela ABNT e INMETRO. Publicação, pela ABNT, como Norma Brasileira.

18 Elaboração de uma Norma Técnica
Elaboração do projeto de norma. Encaminhamento do projeto para a ABNT. Publicação do projeto para Consulta Nacional. Análise da Consulta Nacional Aprovação como Norma Técnica pela ABNT e INMETRO. Publicação, pela ABNT, como Norma Brasileira.

19 NORMAS INTERNACIONAIS VALIDADAS NO BRASIL ISO.... NBR ISO

20 NORMAS ISO 9001 e NBR ISO 9001Gestão da Qualidade: satisfação do cliente e a melhoria contínua dos processos ISO e NBR ISO Gestão Ambiental BS 8800 e BSI OHSAS Gestão da Saúde e Segurança do trabalho

21 NORMAS ABNT NBR ISO 10012 Sistemas de gestão de medição
SAE AS 9100 e NBR Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial TL 9000 Gestão das telecomunicações ISO e ABNT NBR ISO Gestão da Segurança de Alimentos

22 Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001:2000

23 É uma organização internacional, composta por associações normativas de vários países, cujo objetivo é a elaboração de Normas de interesse mútuo “ABNT”

24 FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000: SGQ Terminologia ISO 9001: SGQ Requisitos
ISO 9004: SGQ Guia para melhoria do desempenho ISO 19011: Diretrizes para Auditoria de Sistema de Gestão

25 PRINCÍPIOS DA ISO PRINCÍPIO 1: FOCO NO CLIENTE PRINCIPIO 2: LIDERANÇA
PRINCÍPIO 3: PESSOAS PRINCÍPIO 4: PROCESSOS PRINCÍPIO 5: ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO PRINCÍPIO 6: MELHORIA CONTÍNUA PRINCÍPIO 7: ABORDAGEM FACTUAL PARA A TOMADA DE DECISÃO PRINCÍPIO 8: BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

26 Quem pode adotar: Empresas Grande/Média/ Pequena Indústrias Prestadoras de serviços “Certificação/ Contratos”


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