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Índice de Conformidade dos Serviços Delegados

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Apresentação em tema: "Índice de Conformidade dos Serviços Delegados"— Transcrição da apresentação:

1 Índice de Conformidade dos Serviços Delegados
GRUPO DE TRABALHO DE INDICADORES PARA RBMLQ-I Alexandre Nixon Soratto Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Escritório de Representação do Inmetro em Santa Catarina Novembro de 2010

2 Estrutura da apresentação
ICS - Índice de conformidade dos serviços delegados O que mede o ICS? Como é calculado o ICS? Resultados do ICS por Estado e por Região em 2009. Informações para a gestão das auditorias. Como aumentar o ICS da RBMLQ-I?

3 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
DISTORÇÃO ECONÔMICA Efeito da atuação da RBMLQ nas relações de consumo Índice de cobertura da verif. metrol. e da fiscalização Índice de conformidade dos instrumentos e produtos Índice de conformidade na execução dos serviços delegados Índice de satisfação dos usuários dos serviços Índice de produtividade Índice de adequação de recursos Índice de investimento em treinamento Índice de investimento em infraestrutura Índice de sustentabilidade

4 O QUE MEDE E COMO É CALCULADO O ICS

5 ICS Mede a capacidade do Órgão em executar os serviços delegados em conformidade com as Leis, resoluções, regulamentos e normas internas do Inmetro. Calculado com base nos resultados das auditorias do Inmetro nas áreas da metrologia legal, da qualidade e da administração e finanças, pela seguinte equação: ICS = [ 2.(número de não-conformidades) + 0,5.(n. de observações ou de oportunidades de melhoria)]

6 ICS Meta: 100% Período de análise: Jan-Dez de 2009.
Objetos de análise: processos e pessoal da metrologia legal, da fiscalização da qualidade e da administração e finanças dos Órgãos Delegados do Inmetro. Fonte de dados: Relatórios das auditorias da Dimel, da Dqual e da Audin realizadas em 2009.

7 RESULTADOS DO ICS POR ESTADO E POR REGIÃO

8 ICS 100 - [ 2 (n. não-conformidades) + 0,5 (número de observações ou oportunidades de melhoria)] Jan-Dez 2009 REGIÃO METROLOGIA LEGAL FISCALIZ. QUALIDADE ADMINISTR. FINANÇAS 2009 2010 NORTE 1 84,5  95,0  88,5 2 77,5  79,0  3 72,0  89,0  88,0  4 63,0  92,0  88,5  5 78,0  6 62,0  84,0  73,5  NORDESTE 7 76,5  8 87,5  64,5  9 82,0  86,0  60,5  10 76,0  46,0  11 61,5  77,0  12 71,0  54,5  13 96,0  14 15 MÉDIA RBMLQ-I 83,8  91,1  78,5  REGIÃO METROLOGIA LEGAL FISCALIZ. QUALIDADE ADMINISTR. FINANÇAS 2009 2010 SUDESTE 16 73,5  94,0  68,0  17 72,5  90,0  18 98,0  71,5  19 79,5  100,0 68,5  SUL 20 95,5  81,5  21 97,0  96,0  91,0  22 84,0  83,0  C-OESTE 23 88,0  78,0  24 92,0  65,0  25 26 MÉDIA RBMLQ-I 83,8  91,1  78,5  * Fonte: Inmetro/Audin (maio de 2010)

9 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA METROLOGIA LEGAL EM 2009
100 - [ 2 (n. não-conformidades) + 0,5 (número de observações ou oportunidades de melhoria)] Jan-Dez 2009 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA METROLOGIA LEGAL EM 2009 O ICS médio da Rbmlq foi de 83,8%. A região sul teve o maior ICS com 92,2%, enquanto a região norte teve o menor ICS com 72,8%. As regiões centro- oeste e nordeste superaram a região sudeste.

10 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE EM 2009
100 - [ 2 (n. não-conformidades) + 0,5 (número de observações ou oportunidades de melhoria)] Jan-Dez 2009 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE EM 2009 o ICS médio da Rbmlq foi de 91,1%. A região sudeste teve o maior ICS com 95,5%, enquanto a região nordeste teve o menor ICS com 86,4%. A região centro- oeste com ICS de 93,0% superou a região sul com ICS de 92,0%.

11 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS EM 2009
100 - [ 2 (n. não-conformidades) + 0,5 (número de observações ou oportunidades de melhoria)] Jan-Dez 2009 ICS MÉDIO POR REGIÃO NA ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS EM 2009 o ICS médio da Rbmlq foi de 78,5%. A região sul teve o maior ICS com 85,2%, enquanto a região nordeste teve o menor ICS com 66,9%. Destaque para a região norte com ICS 83,7%.

12 ICS 100 - [ 2 (n. não-conformidades) + 0,5 (número de observações ou oportunidades de melhoria)] Jan-Dez 2009 ICS MÉDIO DA RBMLQ-I em 2009 (por região e por área auditada) Metrologia Qualidade Administração Destaque para a diferença significativa do ICS médio da Rbmlq-I entre as áreas administrava 78,5% e da qualidade 91,1%.

13 INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DAS AUDITORIAS

14 INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DAS AUDITORIAS
Considerando as diferenças significativas do ICS entre as áreas auditadas, torna-se pertinente uma investigação para verificar a necessidade de: eliminar eventuais diferenças de critérios e de interpretação das normas entre os auditores; nivelar o rigor entre os auditores; desenvolver as competências dos auditores e especialistas, especialmente o conhecimento nos processos críticos e operacionais de um Órgão Delegado.

15 COMO AUMENTAR O ICS DA RBMLQ-I?

16 UM ÓRGÃO DELEGADO PODE AUMENTAR O SEU ICS ...
não sofrendo as auditorias, mas aproveitando-as! Percebendo-as como ferramentas de melhoria e cooperando no seu processo; sendo rigoroso na implementação das correções e ações corretivas para o tratamento das não-conformidades e oportunidades de melhoria.

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