Lugar da Espiritualidade e Teologias na Bioética Márcio Fabri dos Anjos Congresso da Sociedade Brasileira de Bioética Búsios-RJ - 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é criatividade Dado um problema, uma necessidade ou um objetivo, a criatividade é a capacidade de desenvolver uma solução para o problema, suprimento.
Advertisements

A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
RESPONSABILIDADE E SERIEDADE
A Cristologia da Missão
JANELAS DA CULTURA LOCAL: QUISSAMÃ, RJ
Bíblia e (é!) comunicação
Análogos do GLP-1: Vieram para ficar ? 2º Simpósio SBD RJ/2009
Custos e Consequências
Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento.
Estados de espírito na investigação Métodos e Técnicas de Investigação - extensivos António Pedro Dores, Dep. Sociologia, CIES,
XXI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2009 PAINEL 3 - A Crise Global, a Indústria e o.
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
Desencarnação dos Espíritas
Titulo do TCC – AQUI!!! Integrantes do grupo – 1 por linha - 1
Elementos Críticos da Qualidade em Serviços
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Segunda Fase de Jorge Amado
A religião no mundo atual (modernidade)
INTRODUÇÃO Animais são utilizados em pesquisas científicas pelo menos desde o século V a.C. O uso intensivo de animais em experimentos científicos foi.
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
TODOS OLHOS VOLTADOS PARA O BRASIL Rondineli Alves 2 PPN.
Bruno Pinheiro Laís Romero Márcio Couto Rafaela Costa.
Tu és Santo Tribo do Louvor.
TRATAMENTO COM HOMEOPATIA É UMA NOVA VIDA COM JESUS!
Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014
APLICAÇÕES EM ESCOAMENTOS COM RE<1
Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá da Rê Chá.
As Necessidades Básicas de uma Esposa
Aceita-te como és, procurando melhorar.
Biotecnologias e Valores Éticos Márcio Fabri dos Anjos Sociedade Brasileira de Bioética Búsios-RJ 2009.
Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional.
DIRETORIA EXECUTIVA PRESIDENTE Tesoureira VICE-PRESIDENTE
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL.
ROGAI POR NÓS Aspectos Éticos, Teológicos e Pastorais da Invocação a Maria P. Márcio Fabri dos Anjos cssr Aparecida – 6º Congresso Marial 2012.
VIVENDO COM UM LÍDER.
A espiritualidade na ótica do Diretório de comunicação
ProZ 2009 Uma história de vida.... na Formação da Área de Tradução no Brasil Criação/construção/evolução/consolidação 1. Criação 1. Criação - como se “cria”
O documento histórico como recurso didático
Religiosidade do brasil
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
REFLEXÕES ESPÍRITAS E ESPIRITUALISTAS
CRISTÃOS ENVOLVIDOS COM DEMÔNIOS
¨E se não há ressurreição de mortos, também o Cristo não ressuscitou.¨
1.Deus se envolve intimamente na vida de Seu povo.
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
CAMPANHA “JEJUM DAS TRAJETÓRIAS DE VITÓRIAS DE ABRAÃO”
A mensagem de saúde de Ellen White deve ser positiva e atrativa, por isso, todo o cuidado é necessário na divulgação da mensagem.
JANELAS DA CULTURA LOCAL: QUISSAMÃ, RJ
Controle por Modos Deslizantes
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
(Re) Criar Tradições de Lisboa 47º Aniversário do G.D.R.Tunelense.
1 1 Creio no Espírito Santo. 2 O Espírito, dom do Pai e do Filho 1. O Espírito revelado na história Toda a história desenvolve-se sob o sopro do Espírito.
III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E CIDADANIA, COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
MEU ZOOLÓGICO IDEAL... Augusto Mori Maria Clara Zaine Renata Magalhães.
HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia
MARX E A CRÍTICA À RELIGIÃO
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O MECANICISMO DESCARTES.
Seminário.  Período: ;  Francês;  Sociólogo e antropólogo;  Sobrinho de Émile Durkheim;  “Pai" da antropologia francesa.
A alma e o objetivo da encarnação.
A mensagem de saúde de Ellen White deve ser positiva e atrativa, por isso, todo o cuidado é necessário na divulgação da mensagem.
Clique com o botão direito
PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA
O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três” ou “que se divide em três tomos”. Em.
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 INSTITUIÇÃO / CIDADE - ESTADO
Transcrição da apresentação:

Lugar da Espiritualidade e Teologias na Bioética Márcio Fabri dos Anjos Congresso da Sociedade Brasileira de Bioética Búsios-RJ

Introduzindo Conceitos prévios * Espiritualidade: redução à intimidade? * Teologia: assunto interno às religiões?

Introduzindo Método: cenários 1-Espiritualidade: condição humana 3-Teologia: função crítica para a B. 2-Qual Espiritualidade para a Bioética? 4- Serviços Bioéticos da Espiritualidade

1. Espiritualidade: condição humana Espírito: Re spiro  atmen – animal pneuma Espírito: Sopro <vitalidade comunicante Espírito Humano: cogitans – livre - ético Histórico e situado

Da condição espiritual à Bioética Re/conhecer/se: encontro na ética Animais: abertura à “espiritualidade superior”? Superação da insensatez: refletir

2. Qual Espiritualidade para a Bioética? O desafio da “transcendência”:ir além de si mesmo O outro: “o que importa é cada um reconhecer em si mesmo a parte que pertence aos outros. Tudo o que vai no sentido desse reconhecimento favorece, na prática e na teoria, a dinâmica trans-individual – não digo interindividual – pois só ela pode enfrentar os efeitos deletérios do isolamento dos indivíduos” (KAHN; LECOURT, 2007:34)

Transcender a razão instrumental Desafio da ascese para a Bioética de virtudes e de responsabilidade Transcendência em direção ao Absoluto? Dialógica global dos Valores

3 – Teologia: Função Crítica Religião: condição  instituição Teo-logia: fé + razão Da Espiritualidade às Religiões Crítica das implicações sociais da crença

Potencialização da Religião “A religião permanece, como sempre foi, o principal poder motivador, o coração da vida das sociedades humanas, e sem ela, assim como sem o coração, não pode existir vida racional” (TOLSTOY 1899)

Não haverá paz entre as nações sem a paz entre as religiões Não haverá paz entre as religiões sem o diálogo entre as religiões Não haverá diálogo entre as religiões sem pesquisa sobre seus fundamentos H.Küng – Projeto Weltethos, 1993

4. Serviços Bioéticos da Espiritualidade Desafio na Educação pública: o ensino religioso Na saúde: a força da espiritualidade como horizonte de sentidos (e de cura?) No cuidado profissional: a assistência espiritual

Pauta de Espiritualidade na Bioética Reconhecer a Espiritualidade como condição Assumir o desafio de sua qualidade Com crítica (implicações sócio-políticas) Cultivar valores espirituais selecionados Reconhecer/assumir Espiritualidade nas relações

R. Oliveira Alves, SÃO PAULO-SP (011)