Abundância de elementos químicos nas estrelas - primeiro PhD pelos trabalhos no observatório de Harvard (1925). Otto Struve : “seu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Astronomia do Século XXI
Advertisements

Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva
Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
A MAIOR LUNETA DO MUNDO Reapresentada por : Diego “Moicano” Gonçalves.
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
Contexto Cósmico A Vida no
O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O que existe no Universo
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
SISTEMA SOLAR.
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010
O Sistema Solar por: Ronaldo Garcia O SOL O SISTEMA SOLAR DF Composição Química: Massa: 332,830 (Terra) Tamanho: 111 (Terra) Diâmetro (km):

A Astronomia do Erro Como os cientistas vêem a natureza e como interpretações errôneas de fenômenos do Cosmos também podem ajudar a ciência.
Por Sílvia Ribeiro Calbo Estrelas Principais numa constelação.
Observatório do CDCC - USP/SC
A MissÃO por Aldo Loup espectroscopia de massa (História de exposição solar) Gases nobres por espectroscopia de massa (História de.
Por: Eder Martioli Aqui na Terra estamos sempre comparando o tamanho das coisas, por isso, as vezes dizemos que algo é pequeno ou grande, ou se algum.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
Astronomia no Brasil Introdução Órgãos astronômicos brasileiros Navegadores Portugueses orientação pelas estrelas.
SETI Procura de inteligencia extra-terrestre Por: Aldo Loup.
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: CIÊNCIA TRANSFORMANDO A SOCIEDADE 14 de novembro de 2006 Thyrso Villela OPINIÃO: UM NOBEL.
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: CIÊNCIA TRANSFORMANDO A SOCIEDADE 14 de novembro de 2006 Pesquisadores do INPE colaboram.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
A Descoberta da Radiação Cósmica de Fundo e suas Conseqüências
Lentes Cósmicas observando o lado escuro do universo
Constituição da Avaliação
A profissão de astrônomo
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
NASCIMENTO E ESTRUTURA DO UNIVERSO
WebQuest Início e Formação do Universo !
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Laboratório Nacional de Astrofísica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Os astros Prof. Marcelo.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
O Observatório Yerkes Por: Carlos Henrique Belloni Mourão.
Astrofísica do Sistema Solar Daniela Lazzaro
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos
A TERRA NO UNIVERSO.
Tema 2 – O Universo e a Terra
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
Astronomia e Astrofísica
Ciências Físico-Químicas
Fellipy D. Silva e Pedro de C. Paiva. Sobre o IASC  International Astronomical Search Collaboration (IASC)  Fundado no segundo semestre de 2006  9.
Profa. Gabriela Soares Traversi
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Fenômeno das Marés R. Boczko Departamento de Astronomia
Professora: Marise Rabelo
A espaçonave NEW HORIZONS. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA.
By Búzios Slides TELESCÓPIO HUBBLE Automático.
Berçários Estelares : O Meio Interestelar e Formação de Estrelas
O Universo nunca foi visto assim Visto agora pelo Hubble . . .
As estrelas parte II André Luiz da Silva Minicurso de
DESCOBRINDO O CÉU.
GEOGRAFIA.
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Manual Ajuda do Telemóvel Ajuda do Professor  Cada equipa pode utilizar as três ajudas
As estrelas parte II Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP.
O Nascimento de uma Estrela
Terra, um planeta com vida
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Setembro de 2010.
Transcrição da apresentação:

Abundância de elementos químicos nas estrelas - primeiro PhD pelos trabalhos no observatório de Harvard (1925). Otto Struve : “seu trabalho foi a tese de PhD (1960) mais bri- lhante jamais escrita na área de astronomia até então.” ( )

- Leavitt, uma escala de magnitude e cores , primeira mulher responsável pelo departamento de astronomia de Harvard. - Assim, ela pode atribuir a temperatura da estrela a sua classificação pela cor definda por Cannon.

- Junto com Geoffrey, William Fowler e Fred Hoyle ela explicou como funciona o interior das estrelas. - trabalhou com rotação de galáxias: pela primeira vez foi possível ter-se uma estimativa da massa de outras galáxias ela trabalhou com quasares -

- tentou tempo de observação no observa- tório de Monte Wilson. - Diretora do observatório de Greenwich (1971) foi diretora do American Astronomical Society - recusa o prêmio “Annie Jump Cannon”

- Cientista do JPL da NASA - Pioneira no estudo e descoberta dos “Near Earth Asteroids”. - medalha de “Serviço Excep- cional da NASA” Nave do seriado Jornada nas Estrelas: “USS Helin” - Ajudou a estabelecer o labora- tório lunar de Caltech.

Palomar Planet-Crossing Asteroid Survey International Near-Earth Asteroid Survey Near Earth Asteroid Tracking Descobre Aten Asteróide em sua homenagem: “Glo”

Descobriu os pulsares em 1967 junto com Anthony Hewish - projeto de pós-graduação: construir e coletar os dados do rádio telescópio - prêmio do Royal Astronomical Society. “seu trabalho foi uma contribução fundamental a astrono- mia e que foi criativa e inovadora.”

- mapa 3D do universo (1986) e descoberta da grande muralha. Grande Muralha: galáxias que se estendem por 200 a 500 milhões de anos luz. Tendo uma espessura de 15 milhões de anos luz. Colaborador : Jonh Huchra

A Grande Muralha

Primeira mulher diretora de um observatório nos EUA. Responsável pelo NOAO Diretora do Kitt PeaK Diretora do NOAO Agora com cargo de diretoria na construção do Gemini Diretora do Royal Astronomical Society ( ) e do American Astronomical Society (1992)

Descobriu 27 cometas e mais de 300 asteróides sendo que 33 são NEAs. Observava com seu marido no Monte Palomar num telescópio de 54 cm. Formou-se em história e ciências socias. Doutorado na universidade de Flagstaff por seu trabalho com cometas e asteróides.

Primeira mulher no espaço (1963) Orbitou em volta da Terra 48x num voou de 70 horas Tinha como hobby saltar de paraquedas Seguiu carreira política Casou-se com um cosmonauta

Primeira mulher americana no espaço. Ela viajou em 1983 Retornou ao espaço em Criou o departamento da NASA de exploração Diretora do instituto espacial da Califórnia

Descobriu um planeta extra-solar

Nasceu no Brasil Cientista geóloga da divisão de Ciências terrestres e espacias, trabalha no Jet Propulsion Laboratory da NASA.

UFRGS membro do comite do projeto Gemini no Brasil Estuda galáxias para confirmar a teoria de que todas elas possuem buracos negros. Ficou famosa ao descobrir um disco de acreção na galáxia NGC 1097.

IAG Titular do comite diretor responsável pelo projeto Gemini no Brasil Prêmio de melhor tese de doutoramento do Brasil em astronomia (2000) : Cristina Chiappini “Um novo cenário para a evolução química da Galáxia”

Entrou como diretora do observatório do Valongo (UFRJ) em 1995 Especialista em átomos e moléculas em atmosferas planetárias e no no meio interestelar. Pertence a diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira Chefe do departamento de astronomia da UFRJ Pesquisa a evolução química de galáxias.

Estatística de mulheres no IAG 8/33 - professores 14/58 - pós Estatísticas na UFRGS 4/11 - professores 2/21 - alunos de pós 4/8 bolsistas IC 8/24 - conselho do departamento Observatório nacional 2/18 pesquisadores 2/4 pós doutorado INPE 3/20 docentes em astrofísica Observatório do Valongo 3/8 - professores

Como tornar-se uma astrônoma ou astrônomo no Brasil?