Fatos biográficos relevantes para a obra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O valor de uma história.
Advertisements

CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A prosa no romantismo.
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Conto.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Interpretação Textual
Assim é a Vida....
A Boneca e a Rosa.
Prof. Júnior Oliveira.
Não deixe para amanhã
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
A mensagem é linda e profunda.
Visita De Jesus
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
Sugerimos não utilizar o rato e disfrutar
O Chinês Lailai autor desconhecido Um certo dia, um chinês chamado Lailai resolveu dedicar a sua vida à meditação. Decidiu que iria para um mosteiro.
Amor com Amor se paga.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
A Gardênia Branca.
APREDENDO A ORAR.
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Vestido Azul.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Assim é a Vida....
CASADOS...  .
apresenta augustus slides mamãe não tem namorado agosto 2007
AMOR MAIÚSCULO.
Ética e Moral na formação dos filhos
EDER.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
GABRIEL Há muitos, muitos anos, numa vila verdejante e acolhedora do concelho da Póvoa de Lanhoso, Gabriel, um menino de olhos azuis da cor do mar, vivia.
O casamento de Isaque e Rebeca
Cinco Minutos.
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
Revisão – professora Margarete
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Bernardo França lima Turma:201
Maria a escolhida de Deus
Era uma vez ………….
ANTES DE LER ESTE MAIL, PROMETE QUE O ENVIARÁS A TODAS AS PESSOAS QUE CONHECES PROMETES?
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Carta de Paulo a Filemon
As marcas ideológicas dos textos
Branca de Neve e os Sete Anões
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
Receita de um Sonhador.
O menino que estragou a sua vida. Capítulos O menino muito feliz! As suas companhias. As suas brincadeiras! Arrependimento.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Olhos Azuis Emy era uma linda menina de 5 aninhos de idade... Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã. Eles iam todos.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Transcrição da apresentação:

A moreninha Joaquim M. de Macedo

Fatos biográficos relevantes para a obra Macedo é formado em medicina, mas nunca exerceu a profissão. E no mesmo ano da formatura, 1844, publicou a moreninha que foi escrito nas férias acadêmicas e com o sucesso abriu amplas perspectivas para a caridade romantista.

Obras de Macedo A Moreninha (1844) O moço loiro (1845) Os dois amores (1848) Rosa (1849) O forasteiro (1855) A luneta magica (1869) As mulheres de mantilha (1870 – 1871)

Características Gerais: Especificas da obra: Joaquim descreve os ambientes e costumes serve como um verdadeiro documentário sobre a vida urbana na capital do Império. O enredo sempre gira em torno dos mesmos temas: amores impossíveis, dúvidas e segredos, namoricos, festas, brincadeiras estudantis, entre outros. Tudo é recheado por um tom doméstico, onde todas as tramas sempre convergem para um final feliz. Especificas da obra: Amor impossível Comicidade Idealização da mulher amada Heroísmo Culto a natureza Sentimentalismo

Resumo Augusto, Leopoldo e Fabrício, jovens estudantes de medicina, vão passar o dia de Sant’Ana em uma certa ilha, de propriedade da avó de Filipe, um de seus colegas, Augusto, que se dizia incapaz de se apaixonar por muito tempo apenas por uma mulher, faz uma aposta com Filipe: se ficasse apaixonado por uma jovem durante quinze dias ou mais, assumiria o compromisso de escrever um romance contando tal paixão. Nos dias em que fica na ilha, sente-se atraído pela simpatia de Carolina, a Moreninha, irmã de Filipe. O tempo passa e Augusto volta outras vezes á ilha para visitar a moça. Apesar de apaixonado por ela, confessa-lhe que está preso ao juramento de fidelidade feito a uma menina, quando tinha 13 anos, mas cujo nome desconhece e de quem nunca mais teve notícia. O amor por Carolina, entretanto, supera esse compromisso e ele está disposto a casar-se com ela. No final, para a resolução feliz do aparente conflito, descobrem que eles são as duas crianças que juraram fidelidade muitos anos atrás. Augusto ganha o amor de Carolina, mas perde a aposta com Filipe. Quando lhe perguntam sobre o romance que irá escrever, ele responde que já está pronto e que se chama A Moreninha.

Tipo de romance Urbano – prosa romântica que inaugura a publicação do romance de ficção no Brasil. Se caracteriza por apresentar os costumes socio-culturais da sociedade, em especial a sociedade carioca.

Idealização da mulher amada : “Apenas vi-te, sereia, chamei-te – rosa da aldeia como mais linda não há. Jesus! como eras bonita com as tranças presas na fita, com as flores no samburá!” Amor impossível : “— E ele a dar-me com o maldito amor! Augusto, falemos sério, essa tua exaltação estava muito em ordem num moço que quisesse desposar d. Carolina; porém tu nem cuidas em casamento nem, se em tal pensasses, te lembrarias, roceiro como és, de escolher para mulher uma menina que foi criada, educada e pode-se dizer que mora na corte.” Culto a natureza: “— Escuta, Leopoldo: uma vez que com a avó de Filipe conversava na gruta, eu, fatigado e sequioso, bebi um copo d’água da fonte do rochedo; então, a nossa boa hóspede contou-me uma fabulosa e singular tradição daquela fonte. A água dizia-se milagrosa e quem a bebesse não sairia da ilha sem atuar algum de seus habitantes.”

Critica a obra Meta x objetivo: O autor tinha como meta alcançar a a burguesia da época as pessoas que consumiam o seus boletins , e para isso utilizou os recursos que chamava atenção dessa classe , como diferenciar a personagem Carolina dos padrões de beleza europeus , a aparentando com a aparência das jovens brasileiras da época , com cabelos negros e a pele mais escura , e um dos objetivos do autor e resgatar o heroísmo dos personagens do amor impossível, de mesmo com passar do tempo os personagens sempre serem fieis , isso ele buscava demostrar em sua obra .

Qualidade romântica As qualidades mais predominantes na obra é o sentimentalismo e o retorno ao passado

Sugestão para melhor compor a obra O autor utilizou em alguns momentos da obra uma linguagem que nos permitia sentir como se participássemos da mesma, isso seria muito interessante para uma melhor compreensão da obra , e o autor so foco em um publico especifico , então a obra era muito direta para uma certa classe, isso distanciava a obra de outros tipos de leitores , a linguagem da obra e bem clara e direta , podemos dizer ate mesmo simples , então e de muito fácil compreensão de algumas partes mais complicadas , a obra não foca muito em detalhes e tem um final já esperado desde o começo o mocinho ficando com o seu primeiro amor no final.