Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Componentes de Um Computador
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
O Planeta da Informática
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Princípios da Telefonia
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Respostas das atividades da aula 4.
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias da Informação e Comunicação
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
UNIDADE 1: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Escola Básica de Rio Tinto nº2
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Quem quer ser informático?!
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Estrutura e funcionamento de um computador
TIC - Conceitos Introdutórios
TIC e funcionamento de um sistema informático
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
O Computador e o Sistema de Informação Nome: Marco P. A. Silva Turma: S-13 (Sistemas) Processo nº Data: Para Formador: Luís Balão - Disciplina: Sistemas.
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Trabalhos de T.I.C..
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11 1.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Introdução a Informática
Introdução à Computação
Prof. José Leandro de lima júnior
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Trabalho de tic.
Como Funciona o Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Origem da palavra Informática
Victor Passos. INFORMÁTICA Ciência do Tratamento Automatização da Informação, utilizando para tal máquinas automáticas INFORmação autoMÁTICA.
Basicamente, um computador é uma máquina ou um conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos capazes de processar informação. A estrutura.
Atividade Lúdico Expressiva: Multimédia Sumário: Apresentação dos termos hardware e software. Identificação de alguns componentes de um computador.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Glossário Tic Trabalho realizado por: Cláudia Rua nº5 Joyce Eufrasio nº10 Inês Tunes nº14 Sara Crespo nº17

Índice Informática; Tecnologias de informação; Tecnologias de informação e comunicação; Informação; Computador; Burótica; Telecomunicação; Telemática; Controlo e automação; CPU; Motherboard; Informação Digital; Bit; Byte; Internet; Web; E-mail; Vídeoconferência; Dispositivos de entrada de dados; Dispositivos de saída de dados; Memoria ROM / RAM / CACHE; Placas de expansão; Barramento; Unidade de controlo; Unidade logico-aritmetica; Moden Placa de rede Drive Placa grafica Placa de som

Informática É o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

Tecnologia de Informação (TI) Pode ser definida como um conjunto de todas as actividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas, estão ligadas às mais diversas áreas que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

TIC As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

Informação Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Informação em modo ECB codificada em imagem.

Computador Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Burótica É o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras. O objectivo da burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).

Telecomunicação É a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

Telemática Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.

Controlo e Automação é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos actuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos que utilizem os recursos da electrónica, da mecânica e da informática.

CPU A Central Processing Unit (Unidade central de processamento, em português) ou o processador é a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador.

Motherboard É a Placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A placa - mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na placa - mãe através dos conectores do barramento.

Inclusão Digital tudo aquilo que é passível de ser armazenado ou transferido eletrônicamente. A rigor, seu objetivo deve estar centrado na aquisição e divulgação de conhecimento, proporcionando desenvolvimento intelectual ao ser humano, mas, com a proliferação exponencial dos instrumentos e veículos de informação digital, seu fulcro foi amplamente alargado.

BIT Bit (simplificação para dígito binário, "BInary digiT" em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores.

Byte Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

Internet É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

WEB A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

E-mail Um correio eletrônico ou e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

Videoconferência É uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.

Dispositivos de entrada de dados São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, mouse, caneta ótica, scanner.

Dispositivos de saída de dados São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador

Memória ROM / RAM / CACHE A memória somente de leitura (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

Placas de expansão São dispositivas que se utilizam para estender as funcionalidades e o desempenho do computador. Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede, de vídeo, de som e de modem.

Barramento Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

Unidade de controlo Unidade de Controlo (UC), responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correcto funcionamento interno do CPU.

Unidade logico-aritemética A Unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade do processador que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.

Modem É um dispositivo electrónico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que de modula o sinal analógico e o reconverte computador.

Placa De Rede Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.

Drive É na informática - um neologismo importado do inglês que refere-se a uma unidade de armazenamento ou de leitura de dados, pertencente ao hardware de um computador.

Placa Gráfica A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores.

Placa de som Placa de som: Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.