História e Geografia de Portugal. A pesca e as actividades a ela ligadas continuam a ter alguma importância na economia nacional. Porém, tem-se registado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Advertisements

Avaliação do mês de Abril/Maio
Fórum Empresarial da Economia do Mar (Business Forum of Sea Economy) Bilbao, 1 Mar 2012 Fernando Ribeiro e Castro Secretário-geral Comité económico y social.
Corbicula fluminea Amêijoa asiática.
A Pesca Pesca Marítima: Pesca Fluvial: Pesca Lagunar:
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
A Bruxa Cartuxa Autoras – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
A Pesca.
Recursos hídricos Ciências Naturais.
Potencialidades dos Rios de Portugal
Ecologia & Ordenamento de Pato-real no Verão
Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas
POTENCIALIDADES DO LITORAL E AS SUAS POTENCIALIDADES
A vida quotidiana no século XIII
Escola EB 2,3/S Vale de Cambra
Exploração de recursos naturais
Recursos biológicos.
Será que no futuro o nosso bem essencial poderá escassear?
A Terra: Estudos e Representações
Um grande problema de Magalhães : “A conservação da comida”
Placa mãe e seus componentes
Aquacultura em Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Os Marinhos.
3. Gestão das pescas.
Estm mar, investigação, recursos e turismo. UNIDADES ORGÂNICAS DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Escola Sup. de Educação e Ciências.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
MOLUSCOS por Vitália Rodrigues.
Índice: Agricultura Pecuária Pesca Exploração florestal
Recursos Biológicos Vídeo.
1. Aprenda o básico sobre o Google
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Tema C – A Formação da Cristandade Ocidental e a Expansão Islâmica
INTRODUÇÃO Corpo do texto Arial regular tamanho 32pt, podendo ser reduzido para até 24pt, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado. Corpo.
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
PESCA PESCA A PESCA ... PESCA PESCA.
Instituto Santa Luzia Título do Trabalho Nome do Aluno Turma: XX
Como fazer referências bibliográficas
Japoneses e o desafio do Peixe Fresco
Pesca Marítima: No mar pescam-se grandes quantidades de pescado. Para isso o homem usa pequenos Barcos, traineiras ou grandes barcos, os arrastões, já.
2. A pesca em Portugal.
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Actividades Económicas.
Por: Lucas Jose borba continentino
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
Nós somos os alunos do 5.º D. Estamos a estudar na escola das Colmeias, que se situa a 15 km da cidade de Leiria. As praias mais próximas são: São Pedro.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
O projeto KM ZERO Nasce com o intuito de valorizar os produtos derivados das atividades piscatórias de origem local Procura conjugar esforços de entidades.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
A pesca.
A indústria.
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
12/08/20151 Assessoria da Qualidade Data1 Nome da área / Unidade Nome do Autor 1; Nome do Autor 2. TÍTULO.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
“Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.” 2011.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Boa Pescaria XXXX LX-333-C (1)nome do navio e indicativo rádio, se houver (2) matrícula © 2007 Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura.
RIO DOURO.
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
25 de Novembro de Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P Delegação do Norte e Douro  Vila Praia de Âncora (Caminha)  Castelo de.
< />.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Título Exemplo Autores.2 1Exemplo Londrina/PR.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Transcrição da apresentação:

História e Geografia de Portugal

A pesca e as actividades a ela ligadas continuam a ter alguma importância na economia nacional. Porém, tem-se registado uma diminuição da população activa deste sector (fig.1). pesca é uma actividade ligada ao mar, que tem grande importância na produção de recursos alimentares. Por isso, o espaço marítimo está repartido pelos diferentes países. À zona reservada a cada uma das nações chama-se Zona Económica Exclusiva – ZEE. A ZEE portuguesa subdivide-se em três áreas distintas (fig. 2).

As espécies mais pescadas nas águas portuguesas são a sardinha, o carapau, o polvo, o peixe-espada preto, o atum, a cavala e a faneca (fig. 3). As espécies mais pescadas nas águas portuguesas são a sardinha, o carapau, o polvo, o peixe-espada preto, o atum, a cavala e a faneca (fig. 3). Os pescadores portugueses capturam ainda outras espécies em águas mais longínquas, como acontece com o bacalhau Os pescadores portugueses capturam ainda outras espécies em águas mais longínquas, como acontece com o bacalhau e a pescada. É na pesca longínqua que são utilizadas É na pesca longínqua que são utilizadas as embarcações mais potentes (fig. 4). De entre os portos de pesca portugueses, destacam-se, pela quantidade de pescado desembarcado, os de Matosinhos, Peniche e Sesimbra (fig.5). De entre os portos de pesca portugueses, destacam-se, pela quantidade de pescado desembarcado, os de Matosinhos, Peniche e Sesimbra (fig.5).

Outra forma de produzir recursos alimentares e ajudar à preservação das espécies é a aquacultura – produção de espécies aquáticas em ambientes controlados pelo homem (fig. 6). Em Portugal, as espécies mais produzidas em aquacultura são a truta, a dourada, o robalo e os bivalves, como a amêijoa e o berbigão. A produção destas espécies tem vindo a aumentar (fig.7).

Com este trabalho aprendemos mais sobre a pesca e a aquacultura, aprofundando os seguintes assuntos: - que a pesca é uma actividade económica que se dedica à captura de espécies aquáticas; - o espaço marítimo reservado a cada uma das nações chama- se Zona Económica Exclusiva – ZEE; - a ZEE Portuguesa subdivide-se em três áreas distintas; - as espécies mais pescadas nas águas portuguesas são a sardinha, o carapau, o polvo, o peixe-espada preto, o atum, a cavala, e a faneca; - a definição de quotas de pesca é a quantidade máxima de pesca permitida; - a aquacultura é a produção de espécies aquáticas em ambientes controlados pelo Homem; - as espécies mais produzidas em Portugal na aquacultura são a truta, a dourada, o robalo, e os bivalves. Ainda tivemos oportunidade de trabalhar em conjunto e com os computadores portáteis.

Título: História e Geografia de Portugal, volume 2 Autores: Ana Rodrigues Oliveira, Arlinda Rodrigues e Francisco Cantanhede Editora: Textos Editores Local de Edição: Lisboa Data de Edição: 2005 Ainda fomos buscar imagens ao site: 120&120&sa=N 120&