A Independência do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que comparava a vida a uma viagem de trem.
Advertisements

Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
A República faz 100 anos.
Quero ser um porto no mar Ser esse compasso Que te devolva o rumo.
Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem.
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
A transferência da Corte Portuguesa e a Independência do Brasil
Independência do Brasil
Romantismo em Portugal
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
A Viagem de Trem.
A Viagem de comboio.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
CONSELHOS.
AMIGOS... Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo.
ENTRE.
Independência do Brasil
Uma linda idéia á ser imitada......
Conselhos
Independência do Brasil
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
CONSELHOS.
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
OS CAMINHOS DE DEUS.
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
O Rei e suas 4 Esposas.
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
GRITO DO IPIRANGA História, 8º ano, Profº Diogo outubro/2010.
Árvore de Amigos.
A Viagem de Trem.
O QUE SABEMOS SOBRE A VERDADEIRA HISTÓRIA SOBRE A INDEPENDÊNCIA??
Espiritualidade e Natureza Discurso de Dalai Lama num Simpósio Ecumênico na Universidade de Middlebury, Vermont, EUA, em 14 de setembro de 1990, quando.
Árvore dos Amigos.
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Esta história e estas imagens foram feitas por um fotógrafo Tailandês, num "timing perfeito"
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Edificando Famílias Saudáveis
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
A árvore dos Amigos. A árvore dos Amigos Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
ATLETICANO NO CÉU.
BICHA NO CÉU.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Fonte histórica A fonte histórica ou documento histórico é o material utilizado pelos historiadores para estudar outras épocas. Através dos documentos.
AMIGOS... Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.
A árvore dos Amigos. A árvore dos Amigos Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Imaculado Coração de Maria
A Vinda da Família Real para o Brasil
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzados o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Fábula do Rei e suas 4 Esposas.
Autres Dimensions – Frases 01/15 Maria – 01/11/2011 Filhos bem amados, eu venho a vocês, com Amor e Graça. E volto, como havia anunciado, nos momentos.
MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse.
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
VOCÊ PASSOU Nem me lembro quanto tempo faz, que já não a vejo mais.
A parábola do Bom Samaritano é a mais conhecida dentre todas as que falam das características dos que pertencem ao reino de Deus. Ela tem sido motivo.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Transcrição da apresentação:

A Independência do Brasil

“O destino cruzou o caminho de D “O destino cruzou o caminho de D. Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga. A causa dos distúrbios intestinais é desconhecida. (...) O coronel Manuel de Oliveira, testemunha dos acontecimentos, usou um eufemismo para descrever a situação do príncipe: ‘D. Pedro se via obrigado a apear do animal que o transportava para prover-se no denso matagal que cobria as margens da estrada. Foi portanto, como um simples tropeiro, coberto pela lama e poeira do caminho, às voltas com as dificuldades naturais do corpo e seu tempo, que D. Pedro proclamou a Independência do Brasil.” (Laurentino Gomes, 1822, pág. 29-30)

Compare as duas imagens: Ao lado, Napoleão em Friedland do francês Jean-Louis Ernest Meissonier, obra na qual Pedro Américo se inspirou para fazer O Grito do Ipiranga , abaixo: suspeita de plágio na cena da Independência do Brasil

Depoimento do Padre Belchior, uma das testemunhas : ... E O GRITO? Depoimento do Padre Belchior, uma das testemunhas : D. Pedro, tremendo de raiva, arrancou de minhas mãos os papéis, e amarrotando-os, pisou e os deixou sobre a relva> E agora, Padre Belchior? Eu respondi prontamente: Se Vossa Alteza não se faz rei do Brasil será prisioneiro das cortes e talvez deserdado por elas. Padre Belchior, eles os querem, terão sua conta. Respondemos com entusiasmo: Viva a liberdade! Viva o Brasil separado! Viva D. Pedro! O príncipe virou-se para seu ajudante de ordens e falou: - Diga à minha guarda que eu acabo de fazer a independência do Brasil. Estamos separados de Portugal.

O famoso grito aparece num relato do alferes Canto e Melo, registrado bem mais tarde, quando o acontecimento já havia entrado para o panteão dos momentos épicos nacionais. A versão do alferes, de tom obviamente militar, mostra um príncipe resoluto e determinado. Por ela, D. Pedro teria lido a correspondência e, após um “momento de reflexão”, teria dito sem pestanejar: É tempo! Independência ou Morte! Estamos separados de Portugal! Há uma terceira versão (testemunha) que o grito “Independência ou Morte” foi dado perante a Guarda de Honra, minutos depois do primeiro brado do Ipiranga. O relato do coronel Marcondes, é chamado por alguns historiadores como “segundo brado do Ipiranga”. E nesse brado foi dito: “Independência ou Morte!” E foi esse brado que ficou registrado na memória nacional.

Responda: 1. Quais os motivos que levaram os portugueses a iniciarem uma Revolução em Portugal? 2. “A Revolução do Porto de 1820, apesar não foi um movimento Liberal em sua essência”. Explique essa frase. 3. Há alguma relação entre a Revolução do Porto de 1820 e a Independência do Brasil em 1822? Qual? 4. Observe o quadro de Pedro Américo e atente para alguns pontos: a) a postura corporal de D. Pedro. b) o animal que está montado. c) a roupa que está vestindo. d) os outros personagens da pintura. e) o recurso utilizado pelo artista para que a atenção do observador se volte para D. Pedro. f) na sua opinião, por que o “discurso” do quadro não condiz com os relatos das testemunhas do “grito do Ipiranga.