AS CESARIANAS DESNECESSÁRIAS A experiência das mulheres em rede Ana Cristina Duarte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
Advertisements

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo A ABRA - Autismo os Diferentes Cenários no Brasil Marisa Furia Silva Abril de 2010.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
1ª Consocial Informações Gerais.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
Ana Cristina Ghisleni
Educação Permanente em Saúde :
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
MATERIAL DE APOIO.
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Encontro Regional Norte
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Educadores Sociais em trabalhos de alta complexidade:
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
CARTA DE BELO HORIZONTE
O Papel da Mulher Usuárias são as principais interessadas
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Resultados da assistência ao parto de gestantes de baixo risco em Hospitais “Galba” e Hospitais “Típicos”: um estudo comparativo com pesquisa de viabilidade.
Controle Social.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Workshop de Atenção à Gestante
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Programa Estadual de DST/Aids SP Paula de Oliveira e Sousa
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal,
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Fórum PET Organização: UNIPET. Eleição dos representantes Discentes  Representante:  Suplente:
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

AS CESARIANAS DESNECESSÁRIAS A experiência das mulheres em rede Ana Cristina Duarte

Usuárias na Atenção ao Parto - Movimento de Mulheres pela Saúde - Movimento Feminista - Década de 70 - Contexto dos direitos sexuais e reprodutivos - Movimentos de Saúde locais - Conselhos de Saúde (SUS) - Redes “Grassroots” – Henci Goer

Movimentos “Grassroots” - Movimentos sociais espontâneos e naturais - Independentes de instituições - Dependem da participação de cada cidadão - Grande poder de expansão - Exemplo MDC-MG - Origem nos EUA (o termo) - Beneficiado pela internet

Métodos de Trabalho Encontros freqüentes em casas, escolas, igrejas, espaços emprestados Grandes reuniões abertas periódicas Uso de faixas, camisetas, adesivos e outras formas de manifestação de idéias Utilização intensa da internet Listas de discussão Blogs Fóruns Orkut Websites s Correntes

Métodos de Trabalho Abordagem de pedestres em eventos, distribuição de folhetos Petições e abaixo-assinados (reais ou virtuais) Formulação de “Fact Sheets” (folha de fatos) Levantamento de $$$ Envio de cartas para os meios de comunicação Exercício dos direitos legais Criação de novas demandas

Movimento “Grassroots do Parto” Início 2000 – Lista de discussão na internet “Parto Natural” 2001 – Mães em São Paulo fundam o grupo Amigas do Parto 2001 – Site visitas por dia Lista de discussão “Amigas do Parto” 2003 – Doulas do Brasil

Movimento “Grassroots do Parto” 2003 GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e ANDO 2003 – Lista de Discussão “Parto Nosso” e “Materna/SP”, “Doulas do Brasil” Formação de Doulas Formação de Educadoras Perinatais 2006 – Rede Parto do Princípio Grupos Regionais (GAPPs e outros)

Questões Discutidas Taxas de Cesariana Medicalização do Parto, intervenções Medicina Baseada em Evidências (Orkut) Casas de Parto Parto Domiciliar Direito ao Acompanhante Doulas no Parto Autonomia da mulher Atendimento ao RN (berçário, intervenções) Acesso aos serviços ($$$)

Braços do Movimento Encontros no Rio Fadynha Rehuna: profissionais Lista de discussão nacionais e regionais Trabalhos com amamentação: Matrice Doulas voluntárias e privadas Movimento do Parto Domiciliar Movimento da vacinação seletiva Nos EUA: Homeschooling

Rede Parto do Princípio Nível nacional – Website + listas de discussão Listas de discussão com interesses comuns (textos, arte, site, jurídica, etc..) Composta principalmente por mães Não há uma liderança única Diversidade x foco Limite de ações ($$) Necessidade de profissionalização dos líderes Necessidade de verba para produção de material Grande produção: Ação no Ministério Público contra o abuso das cesarianas no setor privado

Movimento “Materna/GAMA” Dados gerais Lista de Discussão – 500 participantes São Paulo, Campinas e região 100 mensagens por dia Pequenos encontros de sub-grupos (ex. feira de orgânicos no parque Água Branca) Grandes encontros duas vezes por ano Viagem em grupo anual Encontros semanais gratuitos para gestantes pessoas, 5 anos, ca. 500 casais

Movimento “Materna/GAMA” Dados gerais Encontros do pós parto – iniciando Encontros de paternidade - iniciando Encontros de amamentação - 1 ano Slingadas – mães que carregam bebês CineMaterna – cinema café mãe-bebê (setor privado + mídia + usuárias) Colcha de Retalhos (encontro de mulheres)

Movimento “Materna/GAMA” Resultados - Questões Ativismo em contraponto a questões profissionais Rede de solidariedade Troca de serviços/produtos Aconselhamento do grupo para situações do dia a dia (gestantes, mães, bebês) Mobilização para as causas comuns (ex. estágios USP, acesso à mídia) Excelentes resultados – desconstrução e reconstrução em grupo dos conceitos Transformação do grupo Risco de insensibilidade pelo efeito grupal Necessidade de liderança contínua Profissionalização x abandono