Resposta Interpretativa-Argumentativa e Comparativo entre as respostas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

Tente ler sem chorar!!!.
filho, segundo Dom Bosco.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
Rotina....
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Uma linda idéia á ser imitada......
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
A BONECA.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
"Sabedoria" infantil AUTOMÁTICO - Vá clicando...
Quanto de influência tem os amigos na formação da auto imagem das garotas?
LENDA CHINESA.
Clique para passagem de slides
... A ATITUDE É TUDO ....
Rotina....
Clique com o mouse O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
Ética e Moral na formação dos filhos
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CRIANÇAS SÁBIAS.
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
AO MEU PAI.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Maquiagem e Acessórios
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Os dois amigos.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
- Homem como animal político
Rotina....
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
ETERNIDADE Letícia Thompson.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
SITUAÇÕES.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
. TWISTER Colacio.j 002 Autor (a) texto: Desconhecido.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Temperamentos.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
Transcrição da apresentação:

Resposta Interpretativa-Argumentativa e Comparativo entre as respostas Professora Franciele

Resposta interpretativa - argumentativa Gênero híbrido; Sem título; Une interpretação com argumentação; Usa tanto elementos do(s) texto(s) de apoio quanto externos, dependendo da ação requerida no comando; Estrutura-se conforme as respostas de modo geral, atendendo ao que se pede em cada situação proposta.

Estrutura 1§ retomada do comando (tema – ação 1) desenvolvimento da ação requerida (de interpretação ou de argumentação). 2 § desenvolvimento da ação requerida no comando (de interpretação ou de argumentação).

Análise de comandos - (2010) Redija, em até 15 linhas, uma resposta interpretativa, que indique quais são as formas de tratamento dos resíduos urbanos no Brasil, definindo aquela(s) que melhor atenda(m) as cidades atualmente. Os excertos apontam tendências atuais da classe C brasileira. Indique quais são estas tendências e explique quais são as possíveis causas destas mudanças. Use no máximo 15 linhas. Redija, em até 15 linhas, uma resposta argumentativa que responda à pergunta A televisão limita a aquisição de conhecimento? Não copie partes do texto de apoio.

Resposta Argumentativa -sem título; -inicia com retomada do comando (tema); - apresenta posicionamento crítico sobre o tema; - deve apresentar argumento, que sustente o posicionamento, justificando-o e comprovando-o; - extrapola o texto de apoio, não deve apresentar cópia dele; - deve ter mais de um parágrafo e atente-se à organização dos períodos; - 1ª. ou 3ª. pessoa.

Resposta Interpretativa -sem título; -inicia com retomada do comando (tema); - necessita que se identifique (m) o (s) verbo (s) de ação no comando para organizar a resposta; - parte do texto de apoio para que se estabeleça a interpretação; - pode requerer que se usem trechos para comprovação da interpretação; - usa expressões interpretativas para expressar compreensão do que foi requerido no comando; - deve ter mais de um parágrafo e atente-se à organização dos períodos; - 3ª. pessoa.

Resposta Interpretativa-Argumentativa - sem título; -inicia com retomada do comando (tema); - necessita que se identifique (m) o (s) verbo (s) de ação no comando para organizar a resposta; - mescla interpretação, explicação, com argumentação, exposição de opinião/justificativa; - tanto permite buscar informações no texto de apoio quanto externas; deve ter mais de um parágrafo e atente-se à organização dos períodos; - 3ª. pessoa.

Proposta 1 (PAS- 2011) Texto 1 O da foto (Luis Fernando Veríssimo) Ela com 18 anos, ele bem mais velho. Mas no seu chat pela Internet os dois tinham mentido. Ela dissera “mais de 20”, ele “menos de 35”. Ela se descrevera como romântica, carinhosa e um pouco teimosa. Ou, como dizia a sua mãe, “cabeça dura”. Ele fora mais vago: era sincero, amigo dos amigos, talvez um pouco obsessivo. Ela gostava de frutos do mar, rock e algumas novelas. Ele de Chico e Caetano, e só ligava a tevê para ver as notícias e o futebol. Depois de algumas semanas, em que tinham descoberto alguns gostos e desgostos em comum, marcaram um encontro num bar. E trocaram fotografias. Ela chegou no bar primeiro. Olhou em volta, procurando um rosto que correspondesse ao da fotografia que ele mandara. Ele ainda não estava lá. Ela pediu uma Coca Diet e ficou olhando para a fotografia. Pensando: tirei a sorte grande. Gostamos das mesmas coisas. Rimos das mesmas coisas. E ele, ainda por cima, tem esses olhos azuis.

Um homem parou ao lado da mesa e disse: – Olá. Ela levantou os olhos Um homem parou ao lado da mesa e disse: – Olá. Ela levantou os olhos. Não era ele. Disse: – Alô... – Sou eu – disse o homem. Não era ele. Ou não era o da fotografia. – Desculpe – disse ela. – Estou esperando alguém que... – Sou eu – repetiu o homem. E disse seu nome. – Mas esta fotografia... – mostrou ela. – É do James Dean. – Quem? – James Dean. O ator. O homem não era feio. Ou pelo menos não era repugnante. Mas era mais velho do que o da foto. E não tinha olhos azuis. – Pensei que você fosse achar engraçado – disse ele. – Achar o que engraçado? – Eu mandar uma foto do James Dean em vez da minha. – Por que eu acharia engraçado?

– Era uma brincadeira. Você logo ia ver que não era eu, que eu estava me autoironizando e... O homem desistiu no meio da frase. Viu pela expressão no rosto dela que ela não estava entendendo nada. Perguntou: – Você não reconheceu o James Dean, é isso? – Eu não sei quem é o James Dean. – Tá – disse o homem. E sentou-se. Ainda conversaram um pouco, sem muito entusiasmo. Ela tentando esconder a decepção porque ele nem se parecia com o da foto. Ele pensando: que futuro eu posso ter com alguém que não sabe quem foi o James Dean? Com alguém do outro lado do abismo? Ele pagou pela Coca, apesar dos protestos dela, se despediram e nunca mais se viram. (Texto retirado de Gazeta do Povo. Curitiba, 07/6/2009)

Proposta 1. A partir do texto O da foto, elabore uma RESPOSTA ARGUMENTATIVO-INTERPRETATIVA, com no máximo 15 linhas, para a seguinte questão: Que cuidados devem ser tomados nas interações virtuais para que as diferenças de expectativas não culminem em desfechos semelhantes ao do relacionamento apresentado no texto?

Proposta 2 Texto 1 "...os pais acreditavam que uma educação séria para suas filhas era algo supérfluo: modos, música e um pouco de francês seria o suficiente para elas. Aprender aritmética não ajudará minha filha a encontrar um marido, esse era um pensamento comum. Uma governanta em casa, por um breve período, era o destino habitual das meninas. Seus irmãos deviam ir para escolas públicas e universidades, mas a casa era considerada o lugar certo para suas irmãs. Alguns pais mandavam suas filhas para escolas, mas boas escolas para garotas não existiam. Os professores não tinham boa formação e não eram bem educados. Nenhum exame público (para escolas) aceitava candidatas mulheres". (Louisa Garrett Anderson, depoimento escrito de 1839)

Texto 2 As mulheres do século XXI são mães, donas de casa, chefes de família e profissionais bem sucedidas. Essa já é a realidade de muitas mulheres e, ao que tudo indica, virá a ser regra conforme a evolução da sociedade. Para isso, basta analisar as conquistas alcançadas ao longo da História. O direito ao trabalho, ao esporte, ao divórcio e até mesmo a evitar a gravidez por meio de anticoncepcionais, a princípio, podem parecer óbvios. Mas é assim também que parecerão as próximas conquistas, nos anos futuros.

Proposta 2. Os textos 1 e 2 apresentam informações a respeito das mudanças sociais que envolvem a mulher entre os séculos XIX e XXI. Em uma resposta interpretativo-argumentativa, a partir das informações disponibilizadas, identifique ao menos 3 destas mudanças e avalie o que a evolução trouxe de positivo e de negativo à mulher.

Proposta 3. Indique qual a opinião de Mafalda sobre cultura X futilidade. Apresente seu ponto de vista a respeito deste posicionamento . Use 10 linhas.