Sistemas Operacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Advertisements

Curso Basico de Linux Marcela Santos
Instalação e Configuração
De posse do Gmail, acesse o site:
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Banco de Dados I Aula 20.
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Sistema Operativo Linux
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Engenharia de Software
Configuração de servidores SMTP e POP3
Gerenciamento de Usuários
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Projeto Integrador de Redes – SAMBA Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Hardening Linux
Outros – Fring Acesse o browser do seu celular o link e clique em Download.
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Características Técnicas e Operacionais
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Concurrent Versions System Leandro Augusto de Oliveira
Apresentação Shell Script
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Ponto On-Line O Ponto On-Line é a forma mais simples para você registrar as batidas de ponto O funcionário digita sua matrícula e senha, e as batidas são.
MICROSOFT Windows XP.
Sistemas Operacionais
Guia para configuração e envio da Nfe por
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
Professor: Cristiano Mariotti
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Sistemas Operacionais c
Projeto Office 365. Projeto Office 365 Manual de configuração de para smartphone Android Selecione o programa “ ”, conforme figura abaixo.
Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Quando usar autenticação? Usuário deve ser responsabilizado por seus atos As informações dos usuários são confidenciais Deseja-se mecanismo de controle.
Apache Autenticação por usuário e senha. Introdução O princípio da autenticação é simples. O cliente envia o seu login e sua senha para o servidor Apache.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Projeto de Banco de Dados Prof.Ms.Rodrigo Luiz Comitante Leão.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
Redes Configurações e teste.
Iº Workshop Linux da Unijorge
Editor de Texto do Dosvox
NFS 1 NFS Network File Systems. NFS 2 NFS, O que é?  Network File System é um sistema que permite a montagem de sistemas de arquivos remotos através.
Protegendo pasta na rede com senha no windows -XP
Segurança em dispositivos móveis
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Shell Script Parte 2.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Utilizando subversion como controle de versão
Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Voce pode ativa e desativar permissões de arquivos usando os sinais de mais(+) e menos (-), respectivamente, junto com as letras para indicar o que muda.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais Prof. Victor Guimarães Pinheiro/victor.tecnologo@gmail.com

www.victorpinheiro.jimdo.com

Gerencia de Usuários

Permissões de Arquivos Uma das tarefas envolvidas no processo de gerencia de um servidor é a criação e manutenção das contas de usuários no sistema. Observações importantes acerca do gerenciamento de usuários: Todo usuário possui um login e senha; Todo usuário está atribuído a uma pasta, chamada HOME; Todo usuário possui um grupo. Alguns comandos usados na gerencia: adduser, useradd, passwd, addgroup, userdel, deluser, groups, who, w, id groupdel, newgrp...

Criação de User e Password Os dois comandos mais básicos são o "adduser" e o "passwd", que permitem, respectivamente adicionar novos usuários e alterar as senhas de acesso posteriormente, como em: adduser [usuario] [opção] Exemplo : adduser victor O arquivo onde fica os usuarios ficam localizado no diretorio: /etc/passwd Criando uma senha #passwd victor As senhas se encontram armazenadas no arquivo "/etc/shadow”

Verificando o cadastro de um usuário O cadastro dos usuários localiza-se no arquivo: /etc/passwd Verificando o arquivo : #cat /etc/passwd Exemplo de entrada de um usuário: joao:x:1001:1001:,,,:/home/joao:/bin/bash Usuario:senha:UID:GID:nome:home:bash Criando um usuário com o poder de root Edite o arquivo /etc/passwd com um editor de texto e altere o UID e o GID para 0. Exemplo:  jose:x:500:500::/home/jose:/bin/bash  Passara a ser:  jose:x:0:0::/home/jose:/bin/bash

Editando diretórios de usuarios Como qualquer outro arquivo de configuração, o "/etc/passwd" pode ser editado manualmente ou com a ajuda do comando "usermod". Um exemplo disso é alterar o home, você usa o parâmetro "-d", como em: # usermod -d /var/www/manuel manuel

Opções do ADDUSER -disable-passwd - Não executa o programa passwd para escolher a senha e somente permite o uso da conta após o usuário escolher uma senha. --force-badname - Desativa a checagem de senhas ruins durante a adição do novo usuário. --group - Cria um novo grupo ao invés de um novo usuário. -uid [num] - Cria um novo usuário com a identificação [num] -gid [num] - Faz com que o usuário seja parte do grupo [gid] ao invés de pertencer a um novo grupo que será criado com seu nome. Isto é útil caso deseje permitir que grupos de usuários possam ter acesso a arquivos comuns. Caso estiver criando um novo grupo com adduser, a identificação do novo grupo será [num]. --home [dir] - Usa o diretório [dir] para a criação do diretório home do usuário ao invés de usar o especificado no arquivo de configuração /etc/adduser.conf. --ingroup [nome] - Quando adicionar um novo usuário no sistema, coloca o usuário no grupo [nome] ao invés de criar um novo grupo. --quiet - Não mostra mensagens durante a operação. --system - Cria um usuário de sistema ao invés de um usuário normal. Exemplo: adduser jose adduser carlos .home-dir /export/home/carlos

Opções do ADDUSER adduser victor -uid 99 -gid 0 -p senhasecreta No exemplo acima foi criado o usuário “victor", com uid = 99, do grupo do root (g = 0) e senha (-p) igual a "senhasecreta¨.

userdd Para adicionar os usuários desejados ao grupo, usamos o próprio comando "adduser", seguido pelo login e o grupo ao qual ele deve ser adicionado (um de cada vez), como em: # adduser maria intranet Outras opções do comando useradd [opcoes] [usuario -c comentario -d /home_dir -e date - Dia em que a conta será desabilitada -f dias - Numero de dias após a expiracao que a conta será desabilitada -g grupo . nome ou id do grupo -k arquivo - /etc/skel -u uid -s shell

Criando um Grupo de usuários Adiciona um novo grupo de usuários no sistema. As opções usadas são as mesmas do addgroup [usuário/grupo] [opções]. Exemplo: addgroup contabilidade Existe a opção também de editar o arquivo “/etc/groups” e adiciona-lo no final de cada grupo. O arquivo /etc/groups segue o seguinte formato: NomedoGrupo:senha:GID:usuários contabilidade:x:1002:joao,maria

Removendo usuário e Grupo Apaga um usuário do sistema. Quando é usado, este comando apaga todos os dados da conta especificado dos arquivos de contas do sistema. userdel [-r] [usuário] Onde: -r Exemplo #userdel –r victor Apaga também o diretório HOME do usuário. Apaga um grupo do sistema. Quando é usado, este comando apaga todos os dados do grupo especificado dos arquivos de contas do sistema. groupdel [grupo] Ex: #groupdel funetec

Bloqueio e Desbloqueio de user Você também pode bloquear temporariamente um usuário, sem remover o home ou qualquer outro arquivo usando o comando "passwd -l", como em: # passwd -l joao O "passwd -l" realmente trava a conta, fazendo com que o sistema passe a recursar qualquer senha inserida na hora do login. Para desbloquear a conta posteriormente, use o "passwd -u", como em: # passwd -u joao

Identificando grupos e usuários Mostra a identificação atual do usuário, grupo primário e outros grupos que pertence. id [opções] [usuário] -g, --group Mostra somente a identificação do grupo primário. -G, --groups Mostra a identificação de outros grupos que pertence. -n, --name Mostra o nome do usuário e grupo ao invés da identificação numérica. -u, --user Mostra somente a identificação do usuário (user ID). -r, --real Mostra a identificação real de usuário e grupo, ao invés da efetiva. Esta opção deve ser usada junto com uma das opções: -u, -g, ou -G.

Identificando grupos e usuários Comando : #users users - Mostra os nomes de usuários usando atualmente o sistema. O Comando #groups groups - Mostra os grupos que o usuário pertence..