JOOMLA 1.5 www.ruilouraco.com/tutorial. JOOMLA Rui Louraço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial Joomla! Gerenciando Artigos Inclusão ou Edição de Artigos
Advertisements

Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
Instalação e Configuração
Conceitos Fundamentais
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Programas Utilitários Básicos
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
WAMP5 2.0 "Um pacotão completo e gratuito que inclui Apache, PHP5, MySQL database, PHPmyadmin e SQLitemanager!" O WAMP5 (que significa Windows, Apache,
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER

Aula 8 - Sumário Inserir painel rolante.
Configuração do Outlook 2007
Ferramenta de Gerenciamento
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Tecnologias de Informação e Comunicação
Servidor HTTP (Apache)
Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura
PHP em Windows WUX202 Nuno Nóbrega Batista Adminsaude
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Criando páginas para o WWW Liane Tarouco. Páginas WWW São armazenadas num servidor WWW ou no disco local Tem um endereço URL - Universal Resource Locator.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Framework gpnet.
Engº Pedro CostaAcessibilidade e Programação Web 1 Workshop Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web PHP.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Aula de Apoio aos Feras: Ferramentas dos Laboratórios
ACESSO A BASE DE DADOS.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Curso de Web Master Php – 1ª Aula.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Prof. Tales Kunz Cabral COLEGIO DA IMACULADA Curso Técnico em Informática 3º Módulo.
Categorias no Joomla.
Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web 2 - PHP
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
 Davi Gonçalves Dias  ADS Noite  Sistemas de Informação  Prof: André Moraes.
Introdução ao MS Access
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Elaborando o design.
7 - Criação de Páginas Web
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE DE UPLOAD DE ARQUIVOS DO E -PRAZO Aluno: Robson Cristian Tomaz Pereira Orientador: Charles Christian Miers Supervisor:
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Novas Tecnologias Na Formação
Aplicações Informáticas B Instalação do Wordpress Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
“O homem é um animal utilizador de ferramentas... Sem ferramentas ele não é nada, com ferramentas ele é tudo”. Thomas Carlyle.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Conceitos Programação Web.
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
 CMS são as siglas de Content Management System, que se traduz diretamente ao português como Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. Como seu próprio.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
1 Criação e publicação de um site utilizando o Website e Cloud Site.
Departamento de Tecnologia da Informação. Curiosidades; O que é o Joomla? Principais características; Tipos de portais; Fluxo de trabalho – workflow;
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend). O Joomla  Forma de acesso:  Endereço do site (frontend)  Endereço de administração do site.
Curso Vocacional Informática Ano letivo: 2015/2016 Professor Marcos Martins.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

JOOMLA 1.5

JOOMLA Rui Louraço

O QUE É O JOOMLA? JOOMLA é o primeiro “Open Source” CMS – Content Management System para concepção e publicação de página Web. O JOOMLA permite aos utilizadores sem conhecimentos especiais de técnicas de informática, HTML, CSS, PHP, MySQL …colocarem conteúdos na internet.

RECURSOS DO JOOMLA Permite criar e efectuar revisões de conteúdos, utilizando um simples editor de texto semelhante ao Word. A administração é efectuada na página (website). O administrador tem a possibilidade de restringir a visualização da página, com base nos níveis de permissão concedidos aos utilizadores. O controlo dos conteúdos e publicações pode ser efectuado de acordo com as permissões Pode-se ligar a um sistema de autenticação existente no JOOMLA (Active Directory)

REQUISITOS PARA USAR O JOOMLA APACHE MySQL – Sistema de Gestão de Base de Dados PHP – A linguagem de programação que pode interagir com o MySQL

CURIOSIDADES DO “SQL” O SQL é pronunciado como S-Q-L O SQL Significa “Structured Query Language” O SQL é a linguagem padrão mais utilizada para aceder a SGBD – Bases de dados. (Bases de dados relacionadas onde se armazena dados em Tabelas separadas)

REQUISITOS DO SISTEMA A maioria das instalações LINUX vem com o apache, PHP e MySQL. O Mac OS X vem com o servidor Apache, PHP e MySQL. Também o MAC OSX cliente vem com o Apache. O PHP e o MySQL pode ser instalado. A Microsoft Windows não vem com nenhum destes pacotes instalado, embora possam ser adicionados.

ALOJAMENTO Existem muitas empresas que permitem o com um simples clique testar o WebSite JOOMLA No mercado existem muitas outras. Estes são alguns exemplos.

MANUAL DE INSTALAÇÃO Deve-se iniciar por efectuar o download do JOOMLA em: Criar uma Base de Dados - Tutorial Seguidamente, proceder à instalação seguindo o Assistente de Instalação/navegação. Se já possuir um alojamento, faça a instalação numa subdirectoria.

ADMINISTRAÇÃO O JOOMLA 1.5 tem o “back end” e o “front end”. Front End é o que o utilizador vê publicado – O “back end” é mais para a Administração do gestor da página. Este possui todas as permissões.

TEMPLATES Existem muitos Templates para JOOMLA 1.5. Estes são exemplos de alguns locais onde se pode obter templates comerciais ou gratuitos

EXTENSÕES JOOMLA 1.5 grande poder do JOOMLA 1.5 é permitir a utilização de um basto numero de extensões que vão desde do eCommerce, Blogs, Fóruns, calendários, Relógios, Galeria de imagens, jogos, vídeos … Estas extensões estão disponíveis em: As extensões relativas a anexos (adicionar anexos a artigos) estão disponíveis em: Quanto à importação de utilizadores e exportação de arquivos CSV está disponível em: export/5430

MODIFICAR UM MODELO Pode ser obtido em: JA_Purity

EXEMPLO DE EXTENSÕES O calendário JEvents pode ser obtido gratuitamente (download) com um simples clicar de rato em: Instale o componente principal, e seguidamente escolha de entre os Módulos opcionais o que mais se adequar ao seu website. (Mini calendário; Últimos eventos, Legendas do Módulos…) Pode-se importar dados dos outros calendários. O JEvents suporta a importação (iCal, e de um URL. Exemplo do calendário do GOOGLE. Na página principal das configurações (painel esquerdo), seleccione CALENDÁRO. Vá até “Calendar Address”.

CONTACTOS – SITE –