Sobre o Opus Dei O que é o Opus Dei?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Advertisements

Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
O QUE É A PASCOM?.
Proposta Pastoral 2006.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
A VOCAÇÃO.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Espiritualidade Conjugal
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
Congregação para a Doutrina da Fé
Bem-vindo/a.
Conselhos Missionários
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO – Acolhida e Diretrizes
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Apresentação ESTREIA 2014.
IRMÃS FRANCISCANAS DO CORAÇÃO DE MARIA
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Sagrada Familia.
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
VOCAÇÃO LEIGA.
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
Parte 1 − A CVX Feita por Jovens Maduros Trimestre de Inverno-2009.
Pastoral da Educação e da Cultura
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Congregação Missionária de Jesus Crucificado
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
Economia e Vida.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
EVANGELISMO PÚBLICO.
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Missão para quem ?.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
«Vimos o Senhor»..
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
VOCAÇÃO CRISTÃ CHAMADO RESPOSTA COMPROMISSO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Transcrição da apresentação:

Sobre o Opus Dei O que é o Opus Dei? O Opus Dei (Obra de Deus, em latim) é uma instituição hierárquica da Igreja Católica — uma prelazia pessoal —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja. Concretamente, pretende difundir uma profunda tomada de consciência da chamada universal à santidade e do valor santificador do trabalho cotidiano. O Opus Dei foi fundado por São Josemaría Escrivá em 2 de outubro de 1928

O que é a santidade? Ser santos significa parecer-se com Jesus Cristo em tudo: pensamentos, sentimentos, palavras e ações. O traço mais característico da santidade é a caridade (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo), que dá forma a todas as virtudes: humildade, justiça, laboriosidade, castidade, obediência, alegria... É uma meta a que todos os batizados são chamados, e que só é alcançada no Céu, depois de lutar a vida inteira, contando com a ajuda de Deus.

O que significa santificar o trabalho? Significa trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: trabalhar bem, com qualidade, de acordo com a justiça e respeitando as leis, com o fim de amar a Deus e servir os outros. Desse modo se contribui para santificar o mundo a partir de dentro e para tornar o Evangelho presente em todas as atividades, tanto nas que parecem mais brilhantes como nas mais humildes e escondidas, porque o importante diante de Deus não é o êxito humano, mas o amor que se coloca no trabalho.

O que são as prelazias pessoais? As prelazias pessoais são circunscrições eclesiásticas, previstas pelo Concílio Vaticano II e pelo Código de Direito Canônico, que são constituídas para levar a cabo, com grande flexibilidade, determinadas tarefas pastorais. Os fiéis das prelazias pessoais continuam pertencendo às igrejas locais ou dioceses onde têm o seu domicílio.

Que características concretas tem a prelazia pessoal do Opus Dei? O Opus Dei é uma prelazia pessoal de âmbito internacional, composta por um Prelado, por um clero próprio e por fiéis leigos (homens e mulheres). Os sacerdotes da Prelazia procedem dos membros leigos. Os leigos e os sacerdotes cooperam organicamente na missão de difundir o ideal da santidade no meio do mundo e de promover, especialmente, a santificação do trabalho. Quando foi fundado o Opus Dei? O Opus Dei foi fundado em 1928.

O Opus Dei dirige-se igualmente a homens e mulheres? A quem se dirige O Opus Dei dirige-se igualmente a homens e mulheres? Homens e mulheres têm a mesma dignidade de filhos de Deus, e são igualmente chamados à santidade heróica em virtude do Batismo. As mulheres e os homens da Prelazia vivem o mesmo espírito, promovem apostolados similares, exercem todas as profissões honradas, procuram da mesma forma santificar o trabalho e a vida familiar. Além disso, os fiéis leigos do Opus Dei, homens e mulheres, desempenham idênticas tarefas de direção e de formação na Prelazia.

Quem pode pertencer ao Opus Dei? Podem pertencer ao Opus Dei fiéis católicos adultos, homens e mulheres de qualquer cultura, nacionalidade, condição social e nível econômico, que percebem que Deus os chama a servi-Lo plenamente no meio do mundo, e que respondem livremente a essa chamada: de fato, a incorporação ao Opus Dei é sempre um compromisso de amor como resposta a uma vocação divina. Atualmente pertencem ao Opus Dei mais de 85.000 pessoas.

Pode haver pessoas casadas no Opus Dei? Sim. De fato, a imensa maioria dos fiéis da Prelazia são pessoas casadas. Alguns são solteiros, e desses uns poucos são sacerdotes (menos de 2% do total). Os casados se esforçam por seguir Jesus Cristo precisamente nas circunstâncias comuns da sua vida: no seu trabalho fora e dentro do lar, cuidando da sua família, mantendo o amor conjugal sempre jovem, recebendo com generosidade os filhos que Deus lhes concede, educando-os com esmero e transmitindo-lhes a fé com o seu exemplo e a sua caridade.

Como incorporar-se ao Opus Dei? A incorporação é feita mediante uma declaração formal por parte da Prelazia e do interessado. É baseada no valor da palavra dada e na honradez cristã da pessoa que se incorpora à Prelazia, e traz consigo um compromisso por toda a vida: lutar para ser santo, segundo o espírito do Opus Dei. Portanto, requer que o interessado seja maior de idade e que se trate de uma decisão livre, ponderada e madura. Exige, além disso, a necessária informação prévia e um adequado período de preparação.

Em que consiste a preparação prévia à incorporação ao Opus Dei? Normalmente, a petição de admissão na Prelazia é precedida por um tempo de assistência regular aos meios de formação (recolhimentos, aulas, direção espiritual), que permite conhecer com profundidade o Opus Dei. Também se recomenda o exercício estável das práticas cristãs que os fiéis da Prelazia se comprometem a viver, tais como a recepção frequente dos sacramentos, a oração, o apostolado e, em geral, o esforço humilde e constante por adquirir as virtudes.

Há fiéis do Opus Dei que vivem o celibato? Além dos sacerdotes, alguns leigos — homens e mulheres — vivem o celibato como um dom de Deus e por motivos apostólicos. Isto permite-lhes uma maior dedicação a tarefas formativas, sem modificar em nada a sua condição laical, a sua situação profissional, a sua posição na Igreja e na sociedade.

Os sacerdotes seculares podem pertencer ao Opus Dei? Os sacerdotes seculares incardinados em uma diocese não podem pertencer à Prelazia, mas podem fazer parte da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, uma associação indissoluvelmente unida à Prelazia. Ao se incorporarem à Sociedade da Santa Cruz, a sua condição diocesana não se modifica: eles continuam pertencendo plenamente ao clero da sua própria diocese e dependendo do seu Bispo, como antes. Esses sacerdotes se comprometem a procurar a santidade no exercício do trabalho sacerdotal, segundo o espírito do Opus Dei, e se empenham de forma especial em viver profundamente unidos ao seu próprio Bispo e aos demais sacerdotes.

Os cristãos não católicos ou pessoas que não são cristãs podem pertencer à Prelazia? Os cristãos não católicos e as pessoas de outras religiões não podem pertencer à Prelazia, mas podem cooperar com o Opus Dei, se o desejarem. Os cooperadores rezam pelo Opus Dei e colaboram — com o seu trabalho e com as suas esmolas — com as iniciativas educacionais e assistenciais promovidas pelos fiéis da Prelazia em todo o mundo. Atualmente, contam-se entre os cooperadores do Opus Dei cristãos ortodoxos, anglicanos, luteranos, bem como judeus, muçulmanos, budistas e também pessoas que não professam nenhuma religião.

Atividades que realiza Que tipo de apostolado desenvolve o Opus Dei? O principal apostolado que desempenham os fiéis da Prelazia do Opus Dei é o que cada um deles realiza no seu próprio ambiente, sem formar grupos, mas como expressão natural e espontânea do seu compromisso cristão. O apostolado enobrece os laços de amizade: um bom cristão se esforça por ser um bom amigo, sincero e leal. Além disso, como fruto do desejo de contribuir para a solução dos problemas do seu ambiente e de ajudar os mais necessitados, os fiéis do Opus Dei, com muitas outras pessoas, promovem iniciativas educacionais e assistenciais: escolas, hospitais, centros de formação profissional, universidades... São instituições muito diversas, que têm a personalidade própria do país e da cultura em que nascem.

O Opus Dei tem uma doutrina política, social ou religiosa própria? O Opus Dei tem e difunde apenas a doutrina da Igreja. A característica específica do Opus Dei é o esforço para levar o Evangelho a todos os ambientes através da santificação do trabalho. No Opus Dei se vive e se incentiva a liberdade e o pluralismo em todas as questões políticas, culturais, econômicas e sociais que não tenham sido definidas pela Igreja.

Que atividades o Opus Dei desenvolve? O Opus Dei proporciona aos seus fiéis o atendimento pastoral e os meios de formação que os ajudam a desempenhar a sua missão no mundo. Também oferece meios de formação àqueles que tenham interesse em aprofundar nas exigências da fé. A Prelazia organiza aulas, palestras, recolhimentos, meios de direção espiritual, etc., para tornar conhecidos os ensinamentos do Evangelho e do Magistério da Igreja e ajudar a praticá-los. Os meios de formação — que são separados para os homens e para as mulheres — são organizados em horários e locais compatíveis com o cumprimento dos deveres familiares, profissionais e sociais dos assistentes.

O Opus Dei promove atividades para jovens? Os centros do Opus Dei oferecem atividades de formação para jovens estudantes e operários, como aulas de doutrina católica, direção espiritual, encontros culturais e projetos de solidariedade. Nos meios de formação recorda-se — entre outras coisas — a importância do estudo e do trabalho, como preparação indispensável para servir seriamente à sociedade e à Igreja, para ser semeadores de paz e de alegria e construir assim um mundo mais humano, mais justo e mais cristão.

Que relação tem o Opus Dei com outras instituições da Igreja? A prelazia do Opus Dei como tal, e cada um dos seus fiéis em particular, esforçam-se por viver em plena comunhão com o Papa, bispos, sacerdotes, religiosos e todas as realidades eclesiais. O fundador do Opus Dei sempre recordou que o Opus Dei existe exclusivamente para servir a Igreja, e que os fiéis da Prelazia têm de ser fermento de unidade.

Onde posso conseguir mais informações sobre o Opus Dei? Mais informação Onde posso conseguir mais informações sobre o Opus Dei? A Prelazia publica um boletim oficial, Romana, que recolhe todos os documentos e notícias relevantes sobre a sua atividade: mais dados podem ser encontrados em www.romana.org. Além das informações contidas neste site, pode-se encontrar outras: - sobre São Josemaría em www.josemariaescriva.info - sobre os seus escritos em www.escrivaworks.org Nos países onde há trabalho apostólico do Opus Dei, existe também um Escritório de Informação, que está à disposição dos jornalistas e profissionais da comunicação. O endereço eletrônico desses escritórios pode ser encontrado na seção "Sala de Imprensa" deste site.

Fonte: http://www.opusdei.org/pt-br/contact/ Mais informação Como posso entrar em contato com alguma pessoa ou com algum Centro do Opus Dei? Envie-nos uma mensagem rápida, preenchendo o quadro MAIS INFORMAÇÕES logo abaixo, ou mande um e-mail para info.br@opusdei.org. Enviaremos uma resposta prontamente. Caso resida em outro país, é possível enviar uma mensagem rápida clicando no botão OUTROS PAÍSES da página FALE CONOSCO, ou enviar um e-mail para o Escritório de Informações do país desejado. O endereço eletrônico pode ser obtido selecionando o continente e o país desejado na página SALA DE IMPRENSA. Fonte: http://www.opusdei.org/pt-br/contact/