Inovação na UFPR e no Paraná Prof. Dr. Sergio Scheer Pró-Reitor Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Fórum Permanente Futuro 10 Paraná 01/09/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
1.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Economia da Informação
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Universidade de Brasília
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Financiadora de Estudos e Projetos
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IPDI
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Internacionalização de PMEs Brasileiras Evento de Encerramento
Rio de Janeiro – outubro/2005
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Logística Empresarial voltada ao Gerenciamento de Recursos Humanos
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Marcus Julius Zanon Workshop para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de T T - Potencialidades Face à Lei.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Transcrição da apresentação:

Inovação na UFPR e no Paraná Prof. Dr. Sergio Scheer Pró-Reitor Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Fórum Permanente Futuro 10 Paraná 01/09/2011

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Manual de Oslo – pg. 55 – parágrafo 146 O que é inovação ?

Sistema Nacional de C,T&I – Executores Entidades Assoc. Redes Núcleos de P,D&I Universidades Redes Temáticas Grupos de Pesquisa Institutos Nacionais de C&T Agências de Fomento FINEP CNPq BNDES CAPES MS Petrobras FAPs FINEP CNPq BNDES CAPES MS Petrobras FAPs $ $ $ $ $ Laboratório ou grupo de pesquisas Organização ou Instituição aplicado - estruturado acadêmico - independente Núcleos de Excelência-PRONEX ( Programa c/ Estados ) IPTs SIBRATEC Empresas Instit. Fed. de C&T Institutos do MCT Fonte: MCT

Muito conhecimento várias idéias... um produto ! Geração de novo produto ou processo CONHECIMENTO USQEPASI P&D em produtos de interesse tecnológico Desenvolvimento do produto ou processo

Criação do CNPq e CAPES Você faz pesquisa? Você tem publicado? Você faz pesquisa básica ou aplicada? Quantos trabalhos você publicou? Quantos trabalhos você publicou este ano ? Quantas citações você tem? Quantas patentes você tem? Quanto em royalties suas patentes recebem? Quantos empregos a sua pesquisa gerou? Fonte: J. B. de Andrade, S. Cadore, P.C. Vieira, C. Zucco e A. Pinto, “Eixos Mobilizadores em Química”, Química Nova, 26(3), , (2003)

Opções em C&T Desenvolvimento Dilemas e Desafios Sem C&T é impossível se pensar em desenvolvimento socialmente justo. Não há futuro sustentável se o sistema de ciência nacional não se relaciona com o sistema nacional de inovação, com a incorporação de valor a produtos de exportação, com a distribuição de renda e com o acesso a saúde.

>30 Incubadoras e Parques Tecnológicos

Nitpar – Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná Uma rede Núcleos de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo Apoios: –Agência Paranaense de PI – APPI (TECPAR) –Rede Paranaense de Gestão em PI –Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA) –Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológico (REPARTE)

//////////// “... promover a articulação da Universidade com a sociedade civil, aproximando a produção científica de suas aplicações práticas.”

//////////// Broker para os pesquisadores Proteger para transferir Propriedade Intelectual Transferência de Tecnologia Empreendedorismo e Incubação Identificar e desenvolver talentos e idéias

//////////// 2200 professores 70% com doutorado 350 labs 122 patentes >400 grupos CNPq 276 pesq. CNPq 106 cursos M e D 4500 alunos M e D 107 cursos grad alunos grad

//////////// Agosto 2010 // primeiro contrato de licenciamento de patente da UFPR para a indústria Agosto 2011 // UFPR é a 12a. maior detentora de patentes do Brasil / INPI (Revista Época)

1ª Transferência de Tecnologia Fertilizante de liberação lenta de nitrogênio preparado com argilominerais intercalados com uréia e dispersos em polímeros Biodegradáveis – PI A2 FERNANDO WYPYCH CRISTIANE REGINA BUDZIAK FUKAMACHI ANTONIO SÁLVIO MANGRICH Inventores Mostra de Tecnologia Junho 2009 Junho 2010

UFPR em jul/2011: 122 patentes

Propriedade Intelectual

EXEMPLO 1 Chuveiro portátil para banho de leito (PI )

Aplicações: banho de leito; banho em pacientes em uso de cadeira de rodas ou com dificuldade para locomoção; banhos em outros locais.

VISUALIZANDO O POTENCIAL DA PATENTE

Transferência de Tecnologia Rodadas de Negócio – Case Chuveiro Portátil Serviços realizados pela Agência: Orientação quanto a possibilidades de comercialização Mapeamento de empresas via Observatório da Indústria Aperfeiçoamento do conteúdo da apresentação Divulgação na mídia; Produção de folder Produção de ilustrações (curso de Design) Organização de rodadas de negócios

EXEMPLO 2 Óculos de proteção ajustável, não rígido para prevenção de exposição aos fluidos biológicos (MU )

EXEMPLO 3 Patente Pêndulo

//////////// Agência de Inovação UFPR Invenção >> Inovação Depto Design // Projeto de Produto III 2011 Idéia >> Produto

//////////// Invenção >> Inovação Pêndulo >> Veículo urbano

//////////// Invenção >> Inovação Pêndulo >> Veículo urbano

Eventos – feiras e rodadas de negócios  Levantamento de competências: laboratórios, pesquisadores  Setor Agroflorestal e catálogo de 4 labs (apoio FIEP)  Setor Energia e catálogo de 11 labs  Setor Alimentos > 140 laboratórios  Feira da Indústria Agro Alimentar e Match Making – out2010  Mostras de Pesquisa e Inovação (FIEP/C2I) – 2009, 2010 e  INOVATEC PARANÁ 2011 (FIEP/C2I)  Top Innovation 2010 (FIEP/C2I)  Feira do Empreendedor (SEBRAE)  ENAGER 2011 e ReciclAção

17 a 19 de novembro de 2009 Local: CIETEP / FIEP

Inovação através da incubação TechResult e Internet e computação móvel Inovação com cunho social (PI ) design p/ pessoas portadoras de deficiências múltiplas – tatames especiais – Pequeno Cotolengo Inovação em processos mudança de protocolo de tratamento de pessoas com anemia de Falconi - HC Suporte para a inovação (PI A2) relé fotoelétrico economizador programável ECOLUX

INOVATEC PARANÁ 2011

Biotecnologia Aplicada ao Setor Agrícola e Florestal (realizado)  4 laboratórios  Café da Manhã c/ empresários - CIETEP/Nov/2009 Energia (realizado)  11 laboratórios  Café da Manhã c/ empresários + Feira de Inovação – CIETEP/30/Junho/2010 Alimentos ( > 140 labs ) Café da Manhã + Feira de Inovação – CIETEP/05/Outu/ ICBF 2010 e X ERSCTA Transferência de Tecnologia Catálogos de Inovação

Transferência de Tecnologia Catálogos de Inovação e Café de Negócios Qualidade da Madeira Micropagação Vegetal Micropagação de Plantas Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Apoio FIEP/C2I

Resultados em PI  Patentes: 122 pedidos de registro (32 em sigilo)  Tecnologia de proteção no exterior: 3  Marcas registradas : 12 ( 7 em vigor )

 Licenciamentos  Vencofarma – composição vacinal piodermite canina  Dupont – cultivares de cana - ponteiros e toletes  Co-titularidades  UFPR/FIOCRUZ/IBMP  BOSCH  UNIFESP/UEPG  Outros  BRAPCI (IBICT) Transferência de Tecnologia

Efetiva Transferência de Tecnologia  Em 2010  2 contratos de licenciamento com exclusividade  2 Contratos de cotitularidade de patente  3 contratos de cultivares  Em 2011  6 em análise para contratação

Equipe Prof. Dr. Emerson Carneiro Camargo - Diretor Executivo Profa. MSc. Edmeire Cristina Pereira - Coordenadora de PI Prof. Dr. Kleber Puchaski - Coordenador de Transferência de Tecnologia MSc. Eliane Cordeiro de Vasconcelos Garcia Duarte - Coordenadora das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica Alexandre Moraes Administrador Alexandre Pelegrini Prof. Visitante Assistentes: Karina... Aline... Claudinei... Gilberto... Franciele Klosowski – Secretaria Executiva Prof. MSc. Cícero Aparecido Bezerra – Assessor de Inf. Tecnol. Eng. José Henrique Ferreira Pinto – Assessor de TIC Eduardo Scopel Ferreira da Costa - Analista de PI Prof. Dr. Kléber Roberto Puchaski – Assessor de Transf. de Tecnologia Vanderlei Moroz - Analista de Empreend.