PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Paulo Marques Hernâni Pedroso
Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
UML - Diagrama de Classes e objetos
Análise e Projeto de Sistemas
Análise Orientada a Objetos
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Noções Básicas de Modelagem
Diagrama de Classes.
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 5
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
UMA ABORDAGEM SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS!
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Introdução a programação (if669cc)
Princípios de Orientação à Objetos
Programação Orientada a Objetos com Java
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS
Sobrecarga e Encapsulamento
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Laboratório de Programação I
Tópicos avançados em internet A
Programação I Aula 2 (Métodos)
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio de Paula.
Herança em Java.
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
PHP Orientado a Objetos Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof
Orientação a Objetos Parte I
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Programação Web Orientada a Objetos
Programação Orientada à Objetos
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
Programação Orientada a Objetos - Java
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
Prof. Silvestri – todos os direitos reservados SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 5 Eduardo Silvestri
INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM JAVA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
Orientação a Objetos Parte II
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 1 Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professor: Cheli Mendes Costa Introdução a Programação Orientada.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Construtores e Destrutores
Orientação a Objetos Programação Estruturada e Orientada a Objetos
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Conteúdos Programáticos Criação de classes em VB Criar Criar Manipular Manipular Tipos de acesso Tipos de acesso Constructores Constructores.
Modificadores Programação II.
Introdução a Orientação a Objetos
Introdução à modelagem orientada a objetos
20/04/2017 Orientação a Objetos 1 1.
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Herança Possibilita a uma classe usar campos ou métodos definidos em outra classe. Assim a classe pai possui.
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
1. 2 Programação Orientada a Objetos II Prof. Maurício Rodrigues de Morais
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
1.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Transcrição da apresentação:

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA Professor Virgílio Fries Muller www.vfm.com.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - POO O termo Programação Orientada a Objetos foi criado por Alan Key, criador da linguagem Smaltalk e, apesar de ser um paradigma bastante antigo (década de 60), seu uso se tornou popular a partir dos anos 90. Basicamente, o objetivo da Orientação a Objetos em programação é tentar aproximar o mundo real do mundo virtual, ou seja, usar no computador os conceitos que temos do mundo real, de que tudo é um objeto e de que podemos utilizar cada objeto com diferentes finalidades. A orientação a objetos não é exclusividade da linguagem Java. Linguagens como C#, VB.net, PHP 5, e outras, fazem uso de POO.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - POO POO é uma técnica de desenvolvimento de softwares que busca representar os elementos do mundo real dentro de um produto de software, trazendo uma abordagem natural para os conceitos de programação de softwares.

ABSTRAÇÃO É a técnica ou habilidade de focar nos pontos principais de um determinado contexto, ignorando características menos importantes ou acidentais naquele contexto. Uma característica ignorada em um ponto pode ser relevante em outro momento e então será considerada. Segundo Carvalho (2001) abstração é o processo de identificação dos aspectos importantes de um determinado fenômeno, ignorando-se os detalhes. Os detalhes ignorados vão depender do objetivo da abstração.

EXEMPLO DE ABSTRAÇÃO Ao contratar alguém, uma empresa não contrata simplesmente um “Funcionário”. Contrata alguém com algumas características profissionais específicas como um técnico de TI, um analista de sistemas, um programador. Neste contexto são desprezadas algumas informações com pouca ou nenhuma importância, como o sexo da pessoa, estado civil, peso ou altura. Para mandar fazer o uniforme de trabalho desta mesma pessoa, informações antes desprezadas passam a ter importância e a abstração deve se concentrar nelas.

CLASSES E OBJETOS EM JAVA Tudo o que construímos em Java será construído em uma classe, inclusive a estrutura do próprio Java é organizada em classes. Basicamente, em Java, as classes se dividem em duas: as classes de modelagem, onde estará a programação que irá definir como serão objetos (que ainda não existem), em uma analogia simples, é como construir a planta de uma casa; e a classe de inicialização, onde será feita a construção dos objetos propriamente dita e a aplicação poderá ser inicializada.

CLASSES E OBJETOS EM JAVA Um objeto, por sua vez, é uma instância de uma classe de modelagem do projeto. Podemos, por exemplo, construir várias casas semelhantes a partir de uma mesma planta e só alterar algumas características específicas como cor, piso, etc. É possível criar quantos objetos forem necessários a partir de uma mesma classe, e todos terão as mesmas funcionalidades que foram definidas na classe de modelagem.

CLASSES E OBJETOS EM JAVA Exemplo: A partir de um mesmo modelo podem ser construídos n veículos com as mesmas funcionalidades e características básicas, porém, cada carro construído terá suas próprias características específicas, como a cor, acessórios, motorização, etc.

ESTRUTURA BÁSICA DAS CLASSES DE MODELAGEM Atributos São variáveis que armazenam informações dos objetos a serem instanciados, ou seja os dados dos objetos. Métodos Ações, regras ou funcionalidades que os objetos poderão executar.

ANTES PRECISAMOS SABER QUE: Ao criar classes, atributos, construtores ou métodos precisamos definir qual é a sua visibilidade na aplicação. Por isso precisamos entender quais são os MODIFICADORES DE ACESSO: Private - visível apenas dentro da classe em que foi criado. Public - visível a partir de qualquer classe dentro da aplicação. Protected - visível na própria classe em que foi criado e em suas sub- classes, em breve estudaremos o conceito de classes filhas ou sub-classes. No caso de nosso exemplo, por enquanto usaremos o modificador de acesso public, para que o que for criado fique visível em toda a aplicação.

ANTES PRECISAMOS SABER QUE: Os construtores indicam como o objeto será criado, são dois métodos que: cria um objeto vazio e aceita que os valores dos atributos sejam inseridos posteriormente; ou que aceita que o objeto seja criado já passando-se os parâmetros com os valores para os atributos.

CONSTRUINDO O PRIMEIRO EXEMPLO Este é um primeiro exemplo bem simples de CLASSE DE MODELAGEM. Iremos incrementá-la aos poucos.

CONSTRUINDO O PRIMEIRO EXEMPLO Este é um primeiro exemplo bem simples de CLASSE PRINCIPAL. Ela cria um objeto a partir da classe de modelagem Pessoa, usando o construtor vazio para passar os valores para os atributos depois, para isso deve- se criar uma nova classe dentro do projeto.

CONSTRUINDO O PRIMEIRO EXEMPLO

CONSTRUINDO O PRIMEIRO EXEMPLO Este é um primeiro exemplo bem simples de CLASSE PRINCIPAL2. Cria um objeto a partir da classe de modelagem Pessoa, usando o construtor com passagem de parâmetros na instanciação (criação) do objeto.

CONSTRUINDO O PRIMEIRO EXEMPLO

NESTA SEMANA VIMOS: O que é programação orientada a objetos e suas definições • Definição de objeto e instâncias do mesmo • Definição do conceito de abstração • Classes e objetos em JAVA • Classes de modelagem e classe principal • Como instanciar um objeto a partir de uma classe de modelagem