DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Sonhei que tinha uma entrevista com Deus...
By Roberto Romanelli Maia
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
experiências INESQUECÍVEIS!
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Ah! O amor... Mario Quintana.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Só piadas.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
ESCUTATÓRIA Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Chiara Lubich - Março de 2011
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ética e Moral na formação dos filhos
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
  Uma linda lenda     Existe uma história de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Uma lenda, um acalanto Não sei se é verdade... e não.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Os gatos e nós.
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Dor de perda Letícia Thompson.
Momentos Mágicos Daniel Bruno.
Ah! O amor... Mario Quintana.
A BORBOLETA E O CAVALINHO
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Uma flor chamada mamãe Letícia Thompson som.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Grandes Sonhos Sheryl Pedersen.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
PROJETO RECURSOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA AMPLIADA PELA ANTROPOSOFIA Uma proposta de ritmo e movimento ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA.
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
Amizade é isso... Ligue o Som.
A Tábua.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto...
Ah! O amor... Mario Quintana.
A OUTRA ASA.
? O que é Ser Professor Hoje?
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
SITUAÇÕES.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
? O que é Ser Professor Hoje?. / Professor é sempre professor, não importa o tempo ou espaço em que o mesmo viva. ?
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Transcrição da apresentação:

DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico Ana Maria Munhoz Fett

Dificuldades de Ensinagem ... ...“é o movimento de ensinar carregado de emoção: ansiedade por ter de cumprir uma missão, medo e/ou frustração por não entender o aluno, fantasias de incompetência... “ ... "não diz respeito à competência técnica e sim o despreparo pessoal... " Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

Aprender e ensinar ... ...“são os dois lados de uma mesma moeda que se complementam, e que não podem se sustentar a não ser na relação que se estabelecem entre si... “ Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

Dinâmica Ana Maria Munhoz Fett

Responda: Questão 1) Mamãe, por que você fechou a porta do quarto ontem a noite? Questão 2) Professora, você fez sexo ontem? Ana Maria Munhoz Fett

Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar! Ana Maria Munhoz Fett

- Sabe, papai não fez como na escola - Sabe, papai não fez como na escola. Não me disse: - “Hoje é dia de aprender a andar de bicicleta”! - Primeira aula: andar direito. - Segunda aula:andar rápido. - Terceira aula: correr. Não tinha boletim onde anotar: Muito bem! Excelente! Regular...porque, se tivesse sido assim, não sei, algo em meus pulmões não me teria deixado aprender. Ana Maria Munhoz Fett

Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar! Ana Maria Munhoz Fett

RELAÇÃO ENTRE MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E MODALIDADES DE ENSINO Ana Maria Munhoz Fett

Hipoassimilação- Hipoacomodação Hiperacomodação- Hipoassimilação   "COMO? POR QUÊ? QUANDO?" APRENDIZAGEM ASSIMILAÇÃO-ACOMODAÇÃO MOSTRAR-GUARDAR Hipoassimilação- Hipoacomodação INIBIÇÃO COGNITIVA "NÃO ME INTERESSA" Hiperacomodação- Hipoassimilação PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM "NÃO POSSO" EXIBIR ESCONDER DESMENTIR Hiperassimilação- Hipoacomodação PATOGENIA "NÃO SEI" Ana Maria Munhoz Fett

EXIBIR - INIBIR Ana Maria Munhoz Fett

É como olhar diretamente para o sol do meio dia! Exibir não é mostrar, mas mostrar-se; não tem relação com mostrar o conhecimento, mas com mostrar-se conhecedor, de tal maneira que o aprendente terá dificuldade em conectar-se com o conhecimento. É como olhar diretamente para o sol do meio dia! O ensinante aqui será visto como se fosse o conhecimento. Ana Maria Munhoz Fett

Isto dará lugar ao mecanismo de evitação: evitar entrar em contato com o objeto de conhecimento, pois não há distância entre a pessoa que possui o conhecimento e o próprio conhecimento. Exemplo: o excesso de estimulação inibe o aprender Resposta: Não me interesso! Ana Maria Munhoz Fett

ESCONDER - ESPIAR Ai, não posso!!! Ana Maria Munhoz Fett

A culpa por conhecer faz-se sintoma (problema de aprendizagem) O ensinante esconde como segredo uma informação necessária para o aprendente, ou se esconde ele mesmo como ensinante, ou esconde sua possibilidade ensinante Consequências: Quem não recebe uma informação fica excluído, segregado do líquido aglutinante de qualquer grupo humano que é o conhecimento compartilhado. Quando algum dos integrantes de uma família fica excluído de um conhecimento que lhe compete, tal exclusão costuma atacar a capacidade de pensar. Então, o pensar desse sujeito é o que fica culpabilizado e, como pensar é pergunta, não pode perguntar. A culpa por conhecer faz-se sintoma (problema de aprendizagem) Ana Maria Munhoz Fett

O saber proporciona uma espécie de molde, de marcas daquilo que falta; marcas que como pegadas, buscam a resposta do pé que as produziu. Essas pegadas dizem que por ali passou alguém, mas não se sabe quem, nem porquê, nem quando. O saber diz, como a Árvore da Sabedoria no Paraíso, que há um fruto para alimentar-se. Porém, como fazer para encontrá-lo? Ou ainda, o que acontecerá quando o conhecermos? Exemplo: em vez de transmitir a informação de acordo com o que foi perguntado o ensinante transmite outra informação ou o vazio do silêncio, podendo produzir rupturas na modalidade de aprendizagem. Ana Maria Munhoz Fett

A verdade por mais terrível e dolorosa que seja nunca adoece A verdade por mais terrível e dolorosa que seja nunca adoece. O que adoece é o falso conhecimento. O que adoece tanto ao ensinante como ao aprendente, é a existência de conhecimentos escondidos, secretos, não-ditos. Em que medida cada um de nós, sente que é melhor não conhecer com a desculpa de não sofrer? Ana Maria Munhoz Fett

Quem conhece espiando vai culpabilizar-se por ter conhecido, não somente por ter desejado conhecer, mas por ter, por possuir conhecimento. Ao significar-se a si mesmo espiando, de algum modo, vai necessitar expiar, oferecer em sacrifício algo de si mesmo para pagar a culpa de ter espiado algo que estava proibido. A partir desse lugar de expiação, o aprender não é facilitado, podendo construir-se o que se chama problema de aprendizagem da ordem do sintoma. Ana Maria Munhoz Fett

Desmentir-Adoecer Eu não sei!!!! Ana Maria Munhoz Fett

Desmentida é o modo de exibir e esconder. Exibe-se o que se esconde. A mentira, o escondido e, mais ainda, a desmentida adoece o pensar. Quando a desmentida está instalada como modalidade predominante, pode acontecer que se estruture uma modalidade de aprendizagem doentia. Ana Maria Munhoz Fett

Exemplo: História de Pedro e seu avô. Essa modalidade ensinante exerce uma violência secundária patógena; “aquilo que o outro deseja que eu pense é o que eu penso que não penso”. A desmentida em relação ao próprio pensamento é um “não sei” que adoece. Exemplo: História de Pedro e seu avô. Ana Maria Munhoz Fett

A modalidade ensinante de uma pessoa está em relação, por sua vez, com sua própria modalidade de aprendizagem. Quando digo que está em relação, não digo que seja a mesma. Para poder mudar a modalidade de ensino, é necessário mudar a modalidade de aprendizagem. Alicia Fernandez (2001) Ana Maria Munhoz Fett

Quanto mais saudável for a modalidade de aprendizagem de uma pessoa, mais possibilidade terá de construir modalidades de ensino possibilitadoras para a aprendizagem dos outros. Ana Maria Munhoz Fett

ASSIMILAÇÃO - ACOMODAÇÃO MOSTRAR - GUARDAR Ana Maria Munhoz Fett

Se uma criança ou adolescente e um adulto podem perguntar-se, fazer perguntas e fazer-se perguntas, isto é indicador de saúde em aprendizagem de liberdade para pensar. Ana Maria Munhoz Fett

O problema de aprendizagem, quando se instala, deixa o sujeito sem palavras para relatar seu drama. Os transtornos de aprendizagem, em relação a outros padecimentos psíquicos, apresentam uma particular especificidade. Eles têm um certo caráter de urgência, pois, quando se trata de crianças, se a inteligência está ferida, pode ocorrer que os efeitos dessa dor sejam permanentes. Ana Maria Munhoz Fett

Tal urgência também se relaciona ao que nossa sociedade reclama cada vez mais, o êxito profissional, associando-o de modo lamentável à realização da pessoa como tal. É na escola, na universidade e na atividade de trabalho, no espaço público onde se opõe à prova a capacidade intelectual das pessoas. Alicia Fernandez (2001) Ana Maria Munhoz Fett

Aprender está para aprendizagem assim como ensinar está para a ensinagem, portanto, o que permite considerar que a dificuldade de aprendizagem está intimamente relacionada à dificuldade de ensinagem, é que ambas podem gerar o fracasso escolar... Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

Dinâmica Ana Maria Munhoz Fett

Saídas??? Reconhecer-se; Conhecer a sua história das aprendizagens e a história das aprendizagens da sua família; Reconhecer suas dificuldades; Aceitar-se; Gostar-se; Perguntar-se; Amar-se; Respeitar-se....e Ana Maria Munhoz Fett

MUITO OBRIGADA !!! Ana Maria Munhoz Fett