«A minha alma glorifica o Senhor».

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Advertisements

TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
A oração diária dos Equipistas
Um Sinal no céu.
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
Visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
Quem é essa Mulher?.
(Avança automaticamente!) & Giovanni Annunciazione Garofalo.
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
A MINHA ALMA ENGRANDECE E GLORIFICA AO SENHOR MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS, MEU SALVADOR MEU SALVADOR (4X) ELE OLHOU MINHA PEQUENEZ, FEZ-ME BENDITA ENTRE.
Maria, Mãe de Misericórdia
Magnificat.
Maria Visita sua prima Isabel
Virgem Maria.
VALOR TEOLÓGICO E PASTORAL DO CULTO À SANTÍSSIMA VIRGEM.
A Visitação de Nossa Senhora a
O CULTO À VIRGEM MARIA.
Culto à Virgem Maria.
A Estrela da nova evangelização
Maria – A Serva do Senhor
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Maria - Um modelo de fé.
Assunção Ligue o som....
O 'Magnificat' nos faz viver cheios do Santo Espírito
MAGNIFICENT APRESENTAÇÃO AUTOMÁTICA COM SOM.
Assunção da Virgem Maria
Imaculado Coração de Maria
1. INTRODUÇÃO 1.1. Mulher do silêncio e da escuta (J.P. II)
MAGNIFICAT Minha alma glorifica ao Senhor, meu
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Ave Maria Comentada.
SENTINELA DE DEUS Teófilo Minga Inês Vieira Automático.
O Magnificat convida a uma descoberta desse mundo interior em que Deus aguarda cada homem, no íntimo do coração. Maria não confunde sua alma com seu.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Quem é essa Mulher?.
Maria acreditou Assunção.
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
A Virgem, ao conhecer por meio do Anjo o estado de Isabel, apressa-se a ir ajudá-la nas lides da casa. Ninguém a obriga; Deus, através do Anjo, não.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Texto Base: “Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo” – Daniel 4.2. No início do capítulo,
O Louvor a Deus Isaías 12.
Salmos 86.
Maria, Mãe de Deus.
Hino 185 – “Nasceu o Salvador” Luiz soares
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
MAGNIFICAT.
INFORMAÇÃO.
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
Assunção de Maria.
Magnificat J.G. da Rocha S&H 66.
Magnificat.
a sua prima Santa Isabel
Uma Mulher.
Nesse mês a Igreja nos convida a voltarmos os olhos para Maria, a Maravilhosa Mãe que Jesus nos entregou na Cruz. Nesse mês a Igreja nos convida a voltarmos.
Nascido da Virgem Maria parte 2
O Senhor fez em mim maravilhas , Santo é Seu nome
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
A VISITAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA.
A canção de Maria.
LIÇÃO 13 A IGREJA E A LEI DE DEUS
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
Oração da Manhã. Cântico Senhor, quero cantar a manhã e o sol Escuta o meu louvor por mais um dia Guia o meu caminho, sê o meu farol E só a fé sustenta.
DE TODO O CORAÇÃO AGRADEÇO O SENHOR Salmo 138 (137)‏
Transcrição da apresentação:

«A minha alma glorifica o Senhor». O canto da alma «A minha alma glorifica o Senhor». Lc1,46-56 (1,39-56)

O encontro de Maria com Isabel é todo ele alegria. Maria Isabel traz o Salvador é a humanidade crente que espera a salvação é a vinda de Deus é a humanidade que o recebe “acreditou” recebeu o fruto da fé de Maria

O encontro destas duas mulheres é profético, inaugura o regozijo e a gratidão da humanidade redimida.   As duas possuem o Espírito Santo. As duas mulheres vivem momentos extraordinários nas suas vidas, na história da humanidade.

interiormente cheia do Espírito, louvou a grandeza de Maria CONTEXTO DA VISITAÇÃO Isabel, interiormente cheia do Espírito, louvou a grandeza de Maria como portadora da bênção definitiva que se concretiza no fruto do seu ventre (Jesus Cristo) (Lc1,42; ver v.45).

Maria respondeu com palavras de som antigo (ver 1 Sm 2,1-10) e conteúdo absolutamente novo: «A minha alma glorifica o Senhor».

MUDANÇA DEFINITIVA DA HISTÓRIA   O cântico de Maria testemunha a certeza de que chegou a mudança definitiva da história dos homens: Jesus é portador daquela plenitude escatológica que o povo de Israel esperava ansiosamente.

AUGE DA HISTÓRIA Com palavras do Antigo Testamento e num contexto de piedade israelita, Lucas exprime a certeza de que estamos no auge da história Pelos lábios de Maria: Os caminhos dos homens chegaram ao fim, todas as suas leis foram ineficazes. Agora se revela o verdadeiro caminho de Deus no meio dos homens.

O canto de Maria recolhe e expressa a alegria íntima da Igreja e da humanidade pela misericórdia salvadora de Deus.

SOAM AS PALAVRAS DOS PROFETAS: “Amanhece a luz de Deus para o mundo, o teu coração se alargará. E encherá de esplendor a casa da minha glória. Teus filhos virão de longe para adorar o Santo de Israel. Chamar-te-ão “Cidade do Senhor”, “Sião do Santo de Israel”.   Dizei à filha de Sião: “olha pra o teu Salvador que chega… vou a criar um novo céu e uma nova terra, festeja Jerusalém, alegrai-vos com a sua alegria… Virão de todas as nações até à santa montanha de Jerusalém” (Is 60-66).

O CÂNTICO É TESTEMUNHO DA MANIFESTAÇÃO DE DEUS E TRANSFORMANTE DA HISTÓRIA

Maria dá graças a Deus e anuncia as maravilhas da redenção. O seu canto olha diretamente para o seu Deus.   Deus estava oculto por detrás do fundo de injustiça original do nosso mundo, parecia apoiar e garantir a força dos grandes (soberbos, poderosos, ricos da terra).

Havia, certamente, uma palavra de esperança nas promessas de Abraão e do seu povo;   Os homem divinizavam-se a si mesmos. mas o mundo estava cego, abandonado por Deus e sujeito aos poderes da terra

MANIFESTAÇÃO DE JESUS CRISTO   Sobre esse fundo de «injustiça» (que é a verdadeira idolatria dos homens) manifestou-se o verdadeiro íntimo de Deus, por meio de Jesus Cristo:

Deus revela-Se como a força da santidade misericordiosa que «exalta os humildes, enche de bens os famintos» e prova que a segurança dos grandes é totalmente vã.

CONTEÚDO SOCIAL DESTE LOUVOR DE MARIA As palavras de Maria anunciam já as bem-aventuranças de Jesus em favor dos humildes, dos pobres, dos famintos, dos que põem a sua confiança no Senhor.

Maria está por dentro da espiritualidade de Israel e sabe que Deus atua sempre em favor dos que são vítimas das injustiças deste mundo.   É impressionante a profundidade do conteúdo social deste louvor de Maria. A presença de Deus na terra traduz-se numa transformação que muda todos os fundamentos da história.

A grandeza dos homens procuraram (e procuram) o seu proveito tem-se mostrado antidivina.

O AMOR QUE AUXILIA E ENRIQUECE OS HUMILDES Em Jesus, Deus definiu-Se como sendo o amor que auxilia e enriquece os humildes. A tentativa de aplicação concreta desta certeza radical do cristianismo, significaria a mais profunda de todas as revoluções sociais da história.

AS DUAS ESPIRITUALIDADES Existem duas correntes na história da espiritualidade, entre outras

A ESPIRITUALIDADE DE CIMA Começa pelos ideais que nós nos propomos. Parte do estudo da Sagrada Escritura, da doutrina moral da Igreja e da ideia que o homem faz de si mesmo. Como deve ser o cristão? O que deve fazer? Que atitudes tomar

A ESPIRITUALIDADE DE BAIXO não só descreve os passos terapêuticos que o homem precisa de dar para chegar ao seu verdadeiro ser

mas é também o caminho religioso que, através da experiencia do fracasso, leva à oração, ao “clamor profundo” e a uma relação profunda com Deus.   A espiritualidade de baixo é o caminho da humildade. (Lc18, 9-14: fariseu e publicano). (Anselmo Grun, Espiritualidade a partir de si mesmo)

SÓ DEUS É A VERDADEIRA RIQUEZA Este cântico é algo mais do que um «manifesto social» e revela-nos que só Deus é a verdadeira riqueza; quem se encontrar cheio de si mesmo e das suas coisas, na realidade está vazio.

Só abrindo-se à profundidade de Deus e do seu amor, recebendo a graça do perdão e comunicando-a aos outros, o homem chega a converter-se verdadeiramente em rico.   O exemplo máximo desta riqueza é a figura de Maria.

HINO DA GLÓRIA DE MARIA Chegaram os tempos definitivos. Na sua pequenez, Maria reconhece a grandeza do que lhe está a acontecer. A sua maternidade vai mudar o mundo. “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.

Todos nós felicitamos Maria e felicitamo-nos a nós mesmos porque através d’Ela chega a grande epopeia de Deus em favor de toda a humanidade, mesmo para os que não reconhecem os valores cristãos.   “ A misericórdia de Deus chegará a todos os homens de geração em geração”.

Por isso, este cântico acaba por ser o hino da glória de Maria. É glorificada porque acreditou em Deus e permitiu que Deus, por meio dela, realizasse grandes obras. Por isso a «chamarão bem-aventurada todas as gerações» (Lc 1,48).   No início do Evangelho de Lucas encontramos o princípio do culto cristão a Maria e a certeza do seu valor e permanência.

Por isso, como cristãos do século XXI, continuamos a cantar a grandeza de Maria. A vida de Maria estava possuída por esta maternidade inesperada e misteriosa que a vinculava para sempre aos planos divinos.