Aula 08 – 26/04 Trabalho para entrega - Correção exercícios aula passada – Revisão para prova – Uso de expressões regulares - Informações 2º TAE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

FAPE - Curso de Ciência da Computação
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Linguagem de Programação I
Software Básico Silvio Fernandes
Especificação de Consultas
Análise Léxica (Parte 2)
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes
Organização e Recuperação da Informação
Teste de Software Parte 3.
Linguagens de Programação Orientadas a Objetos
Prof. Heloise Manica Paris Teixeira
Linguagens Livres de Contexto
Classificação e Pesquisa de Dados
Métodos de Classificação por Seleção: HeapSort
Softwares.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e.
Análise Sintática Ascendente
Construção de Compiladores
Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro.
Robson Godoi / Sandra Siebra
Robson Godoi / Sandra Siebra
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Paradigmas de programação
Bit 2 Bit Study Group – Entendendo e aplicando expressões regulares em C# - Parte 1 Lorival.
Semana 03: Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Pesquisa em Memória Primária
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
Compiladores, Aula Nº 5 João M. P. Cardoso
Introdução a Programação COM 100
Algorítmos e estrutura de dados III
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Gramáticas Livres de Contexto
Universidade Católica de Pelotas Mestrado em Ciência da Computação
Semana 03 Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Análise Léxica.
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Capítulo II Gramáticas e Linguagens
Analise sintática aula-07-analise-sintática.pdf.
Expressões Regulares no cotidiano Rafael Santiago.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Paradigma funcional.
Aula 04 – 22/03 Listas Duplamente Encadeada – Listas Encadeada Circular – Lista Duplamente Encadeada Circular.
Ruby (2/2) André Braga Patrícia Lustosa. Intro Peguem a aula de ontem em /~plvr para ter como referência para os exercícios de hoje.
Analise Semântica aula-10-analise-semântica.pdf.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Aula 11 – 24/05/2014 Arquivos textos. Manipulação de arquivos texto O armazenamento de dados em arquivos é muito utilizado em aplicações pois os dados.
Expressões Regulares – Estruturas de Dicionários
Vetores Bidimensionais – Debug - Ponteiros – Listas Encadeadas Simples
Aula 06 – 05/04 Árvores binárias.
Métodos Formais.
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Programação Funcional
CES-41 COMPILADORES Aulas Práticas
MatLab (Matrix Laboratory)
Árvores Rubro-Negras São árvores balanceadas segundo um critério ligeiramente diferente do usado em árvores AVL A todos os nós é associada uma cor que.
Faculdade Pernambucana - FAPE Setembro/2007
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagens Formais - aula 02
Programação de Computadores - 1
Sintaxe de uma Linguagem
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
Faculdade Pernambuca - FAPE Compiladores Abril/2007 Compiladores Abril/2007.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Estrutura de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Expressões Regulares Junho, Expressões Regulares Uma Expressão Regular (ER), aka REGEX, é um método formal de se especificar um padrão de texto.
Transcrição da apresentação:

Aula 08 – 26/04 Trabalho para entrega - Correção exercícios aula passada – Revisão para prova – Uso de expressões regulares - Informações 2º TAE.

Trabalho para Entrega

TAE Árvores Rubro Negras

É uma estrutura que tem como objetivo garantir o balanceamento de uma árvores binárias. Cada nó é identificado por uma cor Rubro ou Negra. Dessa forma o fator de balanceamento é o nó ser rubro ou negro. Na declaração de uma estrutura de árvores rubro-negra vamos ter uma variável que indica a cor(Rubro ou Negra).

A árvores rubro-negras tem as seguintes propriedades A raiz sempre vai ser negra. Qualquer caminho da raiz até qualquer folha tem sempre o mesmo número de nós pretos. Se um nó é rubro os seus filhos devem ser pretos. Com essas regras termos uma arvores rubro-negra e parcialmente balanceadas. Se ao inserir um item na árvore as regras forem quebradas deve ser feito rotações e trocas de cores na árvore.

Correção exercícios aula 06

Revisão para prova

Expressões regulares

Definição Da Wikipédia: “Em ciência da computação, uma expressão regular (ou o estrangeirismo regex, abreviação do inglês regular expression) provê uma forma concisa e flexível de identificar cadeias de caracteres de interesse, como caracteres particulares, palavras ou padrões de caracteres. Expressões regulares são escritas numa linguagem formal que pode ser interpretada por um processador de expressão regular, um programa que ou serve um gerador de analisador sintático ou examina o texto e identifica partes que casam com a especificação dada.

As expressões regulares são utilizadas para avaliar padrões em strings realizando operações em conjunto de caracteres, são muito utilizadas para validar entradas de dados, fazer buscas, e extrair informações de textos. Expressões regulares são utilizadas por editores de texto, linguagem de programação, programas utilitários, IDE de desenvolvimento. As expressões regulares também são chamadas de Regex e são independente de linguagem de programação pois seguem o mesmo padrão. As expressões regulares não validam dados apenas verificam se estão em uma determinadas máscara. As expressões regulares são formadas por metacarateres formando um padrão para obter uma casamento entre os metacrateres e o texto.

Termos utilizados Casar: Tem o significado de combinar uma expressão regular com um texto, é quando metacaractres especificados na expressão regular correspondem aos caracteres dos textos. Ex: \d,\d casa com 9,1 já \d,\d não casa com 91.

Metacaractere: é um caracteres que tem um significado especial na regex..CuringaQualquer caractere [...]ConjuntoQualquer caractere incluído no conjunto [^...]Conjunto negadoQualquer caractere não incluído no conjunto \dDígitoo mesmo que [0-9] \DNão-digitoo mesmo que [^0-9] \sBranco \SNão-branco \wAlfanuméricoo mesmo que [a-zA-Z0-9_] \WNão-alfanumérico \EscapeFaz com que o caracteres não seja avaliado na Regex ()GrupoÉ usado para criar um agrupamento de expressões ISignifica OUcasa|bonita – pode ser casa ou bonita * Termo está no final da expressão casa* - bonitacasa. Não pode ser casabonita ^Termo está no início da expressão. ^casa – casabonita. Não pode ser bonitacasa

Quantificadores (são tipos de metacaracteres): Define o número permitido de repetições da expressão regular. {n}Exatamente n ocorrências {10} {n,m}No mínimo n ocorrências e no máximo m {4,5} {n,}No mínimo n ocorrências {20,} {,n}No máximo n ocorrências {,15} ?0 ou 1 ocorrênciacar?ro – caro ou carro. +1 ou mais ocorrência ca*ro –carro, carrro, carrrro. Nunca será caro. *0 ou mais ocorrênciaca*ro – caro, carro, carro, carrrro

Exemplos ^\d{5}-\d{3}$ Validar o CEP Metacaracteres \d Quantificador {5} Hifen Meta caracteres \d Quantificador {5} Casado: , Não Casado: , ^[A-Z]{3}\d{4}$ Placa de um automóvel Espeficicador [A-Z] Quantificador {3} Metacaracteres \d Quantificador {4} Casado: ACB1234, Não casado: ACB12345 As expressões regulares devem inicial com ^ e terminal com $

Usando Expressões regulares em Delphi: O recurso para uso de expressões regulares foi incluído no Delphi a partir da versão XE. Anteriormente se utilizava componentes de terceiros. A record TRegEx é a principal recurso para manipular expressões regulares, esse record está disponível na unit System.RegularExpressions.

A função mais comum e utilizada para validar expressões regulares e a IsMatch, essa função está presente na regex TRegEx e casa uma expressão regular com um texto retornado um valor Booleano. Dessa forma podemos armazenar a expressão regular em um variável string e verificar o retorno com o valor a ser comparado.

Usando TRegEx procedure TForm1. BitBtn1Click( Sender: TObject) ; begin if ( TRegEx.IsMatch ('^\d{5}-\d{3}$', ‘ ')) then ShowMessage ('RegEx casado') else ShowMessage ('RegEx não casado') end ; procedure TForm1. BitBtn2Click( Sender: TObject) ; var ExpressaoRegular: TRegEx; begin ExpressaoRegular := TRegEx.Create ('^\d{5}-\d{3}$') ; if ( ExpressaoRegular.IsMatch ('ACB1324')) then ShowMessage ('RegEx casado') else ShowMessage ('RegEx não casado') end ;