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Programação de Computadores - 1

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Apresentação em tema: "Programação de Computadores - 1"— Transcrição da apresentação:

1 Programação de Computadores - 1

2 Introdução Programas O processamento de dados é feito pela execução de programas; Um programa é uma seqüência de instruções codificadas em uma linguagem de programação e para ser executado precisa ser armazenado na memória do computador; Um programa do computador é desenvolvido para resolver algum problema computacional. Problemas relacionados com a manipulação de informações.

3 Como escrever um programa
Definição do problema; Planejamento da solução; Esboço da solução na forma de um algoritmo; verificação do algoritmo experimentalmente Escrita do algoritmo na linguagem de programação compilação testes execução

4 Algoritmos Definição:
Um algoritmo é uma seqüência finita de instruções ou operações básicas cuja execução, em tempo finito, resolve um problema computacional.

5 Representação de Algoritmos
Fluxograma: Representação gráfica que indica a seqüência de operações. Ex.: Ler dois números e calcular a diferença entre o quadrado do maior e o cubo do menor.

6 Fluxograma

7 Representação de Algoritmos
Linguagem Natural (pseudo-código) início leia a,b se a > b então c  a² - b³ senão c  b² - a³ escreva c fim

8 Representação de Algoritmos
Linguagem de Programação – Pascal Program diferença; var a, b, c: real; begin readln (a); readln (b); if (a > b) then c = a² - b³ else c = b² - a³ writeln (c); end.

9 Tipos de Dados Tipos Inteiros: Tipos Reais: Tipos Lógicos:
São os dados numéricos positivos ou negativos. Excluindo-se destes qualquer número fracionário. Ex.: 35, 0, -56 etc. Tipos Reais: São os dados numéricos positivos, negativos e fracionários. Ex.: 35, 0, -56, 1.2, etc. Tipos Lógicos: São os dados com valores verdadeiro ou falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores. Também conhecido por tipo booleano.

10 Tipos de Dados Ex. tipo lógico: Tipos Caracteres:
V ou F, verdadeiro ou falso, true ou false etc. Tipos Caracteres: São as seqüências contendo letras números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres deve ser indicada entre aspas (“”). Este tipo de dado é também conhecido como: alfanumérico, string, literal ou cadeia. Ex.: “PROGRAMAÇÃO”, “Rua Alfa, 52 Apto. 1”, “Fone: ”, “7” etc.

11 Variáveis Def.: Variável é tudo aquilo que é sujeito a variações, que é incerto, instável ou inconstante. Todo dado a ser armazenado na memória do computador precisa ser identificado, ou seja, primeiro é necessário saber qual o seu tipo. O nome de uma variável é utilizado para a sua identificação e posterior uso dentro de um programa.

12 Regras de utilização de variáveis
Nomes de uma variável poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres; O primeiro caractere do nome de uma variável deverá ser uma letra; O nome de uma variável não poderá possuir espaços em branco; Palavras reservadas a instruções de programa não poderão ser usadas; Não poderão ser usados outros caracteres a não ser letras, números e _ (underscore). Ex.: NOME, Fone1, Z4, NOTA4, NOME_ALUNO.

13 Constantes Constante é tudo aquilo que é fixo ou estável.
No decorrer do processamento tal valor não se altera. Ex.: PI= , MAX=45, etc.

14 Operadores aritméticos
Tanto variáveis como constantes poderão ser usadas na elaboração de cálculos matemáticos (expressões matemáticas):

15 Expressões Aritméticas
São expressões definidas pelo relacionamento existente entre variáveis e constantes numéricas através da utilização de operadores aritméticos. Ex.: A fórmula ÁREA = π . RAIO² Variáveis: ÁREA e RAIO; Constante: π (3,14159); Op. aritméticos: multiplicação e potência.

16 Expressões Aritméticas
As expressões aritméticas em computação possuem uma sintaxe própria: Forma matemática: X = {43 . [55 : (30 + 2)]} Forma computacional: X (43 * ( 55 / ( ))) Usam-se apenas parênteses: chaves e colchetes são abolidos; O sinal de igual (=) é substituído pelo sinal de atribuição ()

17 Expressões aritméticas
Exemplos: ÁREA = π . RAIO² AREA  * RAIO ^ 2 ou AREA  * RAIO * RAIO ÁREA = BASE . ALTURA 2 AREA  (BASE * ALTURA) / 2

18 Instruções Básicas As instruções são representadas pelo conjunto de palavras-chave (vocabulário) de uma determinada linguagem de programação, que tem por finalidade comandar em um computador o seu funcionamento e a forma como os dados armazenados deverão ser tratados. Diferentes linguagens de programação possuem diferentes palavras-chave. Ex.: Pascal, C, Delphi, Cobol, etc.

19 Instruções Básicas Pseudo-código, português estruturado ou linguagem natural: Exemplos: Início, fim, var, const, programa, enquanto, se, então, senão, para, escreva, leia, faça, repita, até.

20 Instruções Básicas programa SOMA_NUMEROS var X, A, B: inteiro inicio
leia A leia B X  A + B escreva X fim

21 Exercício de Fixação Ler uma temperatura em graus Fahrenheit e apresentá-la convertida em graus Celcius. A fórmula de conversão é: C  (F – 32) * (5/9). Onde F é a temperatura em Fahrenheit e C é a temperatura em Centígrados.


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