Interfaces Ergonômicas para Alunos de Ensino Fundamental Engenharia de Software Professor: Marta Bez Apresentação: Marcelo Josué Telles Licenciatura em Computação, FEEVALE - RS. Interfaces Ergonômicas para Alunos de Ensino Fundamental Engenharia de Software Professor: Marta Bez Apresentação: Marcelo Josué Telles Licenciatura em Computação, FEEVALE - RS. marcelojtelles@gmail.com Junho de 2007
Escola, turma, laboratório O Site Normas Comparações Conclusões Roteiro Escola, turma, laboratório O Site Normas Comparações Conclusões Referências 02 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Escola Escola de nível fundamental do município de Novo Hamburgo Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Turma Turma de quarto ano de ensino fundamental 04 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Laboratório Computadores configuração: Processador de 133 MHZ Memória de 32 MB Windows 98 05 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Site Site de gerenciamento de questões Com duas áreas distintas professores e a alunos. 06 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Normas ISO 9241 capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. ErgoList inspeção da qualidade ergonômica da interface com o usuário de seu sistema. 07 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Comparações e mudanças propostas Antes Depois Item 12 Experiência do usuário – nível de experiência Item 5 Legibilidade – apresentação das informações Item 9 Ações implícitas – Relacionar imagens com ação Item 15 Redução de erros – oferecer facilidades Item 17 Significados – denominações claras e significativas 08 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Comparações e mudanças propostas Antes 09 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Depois Item 2 Agrupamento – distribuição espacial dos itens Item 1 Presteza – informar e conduzir o usuário Item 8 Densidade informacional – segmentar a informação 10 de 13
Depois 11 de 13
Conclusões As normas deixam claro que as características dos usuários devem ser levadas em consideração. A observância dos dezoito itens estabelecidos pela ErgoList melhoram a qualidade visual 12 de 13 Engenharia de Software Interfaces Ergonômicas Alunos de Ensino FundamentaI - Marcelo Josué Telles - Licenciatura em Computação, FEEVALE – RS Junho de 2007
Referências ProInfo http://www.proinfo.mec.gov.br [Acessado em maio de 2007]. ErgoList http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist/index.html [Acessado em junho de 2007]. Abusar http://www.abusar.org/ ISO 9241 www.ibict.br/cionline/include/getdoc.php?id=550&article=258&mode=pdf 13 de 13
Interfaces Ergonômicas para Alunos de Ensino Fundamental Engenharia de Software Professor: Eduardo Pretz Apresentação: Marcelo Josué Telles Licenciatura em Computação, FEEVALE - RS. Interfaces Ergonômicas para Alunos de Ensino Fundamental Engenharia de Software Professor: Marta Bez Apresentação: Marcelo Josué Telles Licenciatura em Computação, FEEVALE - RS. marcelojtelles@gmail.com Junho de 2007
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