História da “Salpico”, a

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Transcrição da apresentação:

História da “Salpico”, a A viagem da “Salpico” Conhecem a História da “Salpico”, a Gotinha de Água ? ...

transparente. Juntamente com outras, Salpico formava Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, Salpico formava a água de um lago.

e formaram as nuvens. Salpico é agora uma parte da nuvem. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. Salpico e as amigas transformaram-se em vapor de água, subiram e formaram as nuvens. Salpico é agora uma parte da nuvem.

vento empurrou as nuvens e a Salpico viajou por No céu, o vento empurrou as nuvens e a Salpico viajou por muitas terras…viu florestas, desertos, rios e oceanos…

ar mais frio e caíram em forma Dentro da nuvem, as gotinhas de água dançam ao som do vento que sopra… Salpico e as amigas encontraram ar mais frio e caíram em forma de chuva.

muito, muito frio e agora as gotinhas caíram na terra Ao passarem pela montanha, o ar era muito, muito frio e agora as gotinhas caíram na terra em forma de neve.

a neve, Salpico e as amigas O calor do Sol derreteu a neve, Salpico e as amigas voltaram a ser água líquida.

introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo e quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

Salpico e as suas amigas, correram debaixo da terra e formaram uma nascente.

ter ao rio onde conheceu os peixes… e viajou com ele até ao mar. A Salpico foi ter ao rio onde conheceu os peixes… e viajou com ele até ao mar.

Agora a Salpico faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça, para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

Fim !

Ciclo da Água

Avaliação Os alunos de 1º e 2º anos irão elaborar cartazes sobre os temas que lhes foram propostos. Os alunos de 3º e 4º ano irão elaborar folhetos para distribuir junto da Comunidade Educativa sobre a necessidade de preservar a água. Poderá ser feita uma exposição com o produto final destes trabalhos, no final do ano lectivo.

Conclusão Com este trabalho pretendemos que os nossos alunos entendam que a água é um bem precioso essencial à vida e que devemos preservar!