Educação Sexual para Infância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Projeto Identidade Social Tema: Sexualidade Bate papo informal
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
Sexualidade na Educação Infantil
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Adolescência.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Filhos não podem esperar
SEXUALIDADE INFANTIL.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Colégio Nossa Senhora de Sion
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
Os dez mandamentos da qualidade de vida
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Ética e Moral na formação dos filhos
Como se escreve… Click para avançar.
Relações Interpessoais
Portão do Paraíso.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Conselhos aos IDOSOS.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Como se escreve… Click para avançar.
,     .     Letícia Aquele que está esperando uma resposta de Deus deve aprender a olhar com mais insistência para dentro do próprio coração.  A cada manhã.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
COMO SE ESCREVE ....
RESPONDENDO A PERGUNTAS
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
3° série Turma: 3003 Professor : Jarbas
SIGMUND FREUD.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Nasce uma Mamãe segunda-feira, 10 de abril de :37:01
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Aprendi Clique.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Entrevista.
Sexualidade na Adolescência
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Adolescência: Conflito entre gerações
O amor humano.
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Psicanálise- Sigmund Freud
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
4 1 CANTOS E FINAL.
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Revista Eletrônica Nome dos integrantes: Felipe Samuel, Giovanna de Sá, Camila Alves e Beatriz Marques Nºs: 12/15/5/3 6ºC Profª Kélia.
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Educação Financeira para crianças e Jovens
Transcrição da apresentação:

Educação Sexual para Infância

Ilustração de Bia Salgueiro. Livro Mamãe, como eu nasci Ilustração de Bia Salgueiro. Livro Mamãe, como eu nasci? Autor: Marcos Ribeiro

Que pai ou mãe já não passou por esse aperto Que pai ou mãe já não passou por esse aperto? Quantas perguntas cabeludas nossos pequenos fazem! Mãe, de onde eu vim? Com nascem os bebês? Como o bebê da Tia Bel foi parar na barriga dela? Por que o piu-piu do papai é maior que o meu?

Por que Educação Sexual na infância?

Dados: SUS: 6 a 1999 aumento de 30% em partos de meninas da faixa etária de 10 a 14 anos.

Dados: IBGE: em 2000 inclui pela primeira vez a faixa etária de 10 a 14 anos nas taxas de fecundidade.

Estes dados mostram que a Educação Sexual deve começar antes da adolescência, afinal, a criança começa a perguntar em torno dos 3 anos!

Educação sexual é um direito!

Mentir ou disfarçar não é legal.

Se os pais não responderem às perguntas, a criança continuará curiosa e procurará a resposta em outros lugares!

Sexualidade infantil

Fase oral - Faixa etária de 0 a 18 meses - Energia sexual: boca - Primeiras trocas afetivas via oral - Prazer na sucção

Fase anal - Faixa etária de 1 – 3 anos - Zona de satisfação: ânus - Controle do esfíncter - Independência, controle, escolha e poder

Fase fálica - Faixa etária: 3 a 6 anos - Atenção voltada para os órgãos genitais - Descoberta das diferenças entre os sexos - Complexo de Édipo - Manipulação dos genitais

Fase de latência - Faixa etária: 7 a 11 anos - A libido é transferida dos órgãos genitais para atividades social-mente aceitas - Clube do Bolinha e da Luluzinha - Amor platônico

Fase de latência - Exibicionismo - Bilhetes e desenhos de conteúdo sexual - Comportamento obsceno - Preocupação com assuntos sexuais

Fase genital - Inicia-se com a puberdade - Perda da identidade infantil e desenvolvimento da identidade adulta - Curiosidades mais complexas - Impulsos sexuais voltados para o outro

Família e escola trabalhando em parceria

Formação de professores Trabalho com a família Atuação com os alunos

Vantagens da Educação Sexual

Vantagens! - previne gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis; estabelece laços de amizade e confiança, reafirmando o papel dos pais como orientadores e formadores de valores; - desenvolve valores éticos como respeito à diversidade, auto-estima e responsabilidade;

Vantagens! fornece bases morais sólidas para as futuras escolhas afetivas das crianças; promove amadurecimento sem traumas, tabus, preconceitos ou medos; - previne o abuso sexual pois fornece conhecimentos para que a criança saiba diferenciar certo e errado, saiba dizer não, além de abrir caminhos para que ela se sinta acolhida para conversar sobre alguma dificuldade que esteja enfrentando.

>> Não espere seu filho precisar para falar com ele sobre sexo >> Não espere seu filho precisar para falar com ele sobre sexo. Falar sobre contracepção quando ele já está transando, pode ser tarde demais. A informação sobre questões sexuais jamais resultará em uma iniciação sexual precoce. Muito pelo contrário: filhos  informados e que têm suas dúvidas sanadas em casa, costumam fazer escolhas mais saudáveis e responsáveis.       >> Fique atento à sua postura. Não adianta falar que sexo é bom e natural se o seu corpo e a expressão de seu rosto mostram exatamente o contrário. Comece a trabalhar os tabus e preconceitos que você mesmo tem. Afinal, a tarefa de educar seu filho está em primeiro lugar.    

>> Tenha conhecimento sobre o assunto    >> Tenha conhecimento sobre o assunto. Pesquise na Internet e em bibliografias confiáveis para estar sempre informado sobre o comportamento adolescente e sobre as questões sexuais.       >> Jamais minta, pois mais cedo ou mais tarde seu filho vai saber que você sonegou uma informação e, por isso, nunca mais vai conversar sobre sexo em casa, só na rua.       >> Crie oportunidade para conversas informais sobre sexo: comente sobre alguma notícia do jornal ou sobre alguma cena de novela ou acontecimento da vida real. São chances preciosas para orientar os filhos e desenvolver valores.       

>> Respeite seu filho, acima de tudo      >> Respeite seu filho, acima de tudo. Considere a privacidade e a independência do seu adolescente. Laços de amizade são fundamentais para papos sobre sexo. E isso você só vai conseguir se seu filho tiver confiança e sentir que você o respeita de verdade.       >> Centre esforços em três eixos da boa educação sexual: passar informação, acabar com mitos e crenças e trabalhar sempre os valores éticos e morais fundamentais para uma vida plena.  

Quando iniciar a Educação Sexual?

Assim, eles farão boas escolhas! Veja só! Este estudo da Organização Mundial de Saúde mostra que crianças e adolescentes que tiveram informações sobre sexualidade desde cedo, apresentavam iniciação sexual mais tardia que outros que nunca haviam tido informação. Ou seja, a informação não incentiva a iniciação sexual. Muito pelo contrário. Ela forma jovens conscientes, tranquilos e bem informados. Assim, eles farão boas escolhas!

Não deixe pra depois. Responda às perguntas dos seus filhos e oriente-o da maneira certa, sem mentir nem esconder informações tão importantes para a felicidade dele.

Algumas dicas: