Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A DEMANDA EXTERNA PARA O AGRONEGÓCIO CAFÉ
Advertisements

A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
V E R Veículos Elétricos & Redes Elétricas 30 de junho de 2009 Pietro Erber.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Marketing Varejo e Serviços.
Transporte Público Urbano
INOVAR AUTO
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Eficiência Energética nos Transportes
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Ônibus movido a Etanol.
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
Universidade Federal de Campina Grande
Audiência Pública Energia Eólica
Professor : Rui Francisco M. Marçal Aluno : Erivelto Tschoeke – PPGEP-PM / 2009.
Painel Planejamento e Operação do Sistema Elétrico Brasileiro Tópico Mudanças Estruturais no Mercado de Energia Elétrica Brasileiro Amilcar Guerreiro.
Área de Operações Indiretas
Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES.
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO
A REFORMA DA TRIBUTAÇÃO AUTOMÓVEL
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Prisma.
CarbonoZero ® uma marca pelo clima Norma Franco. 2 | CarbonoZero ® - uma marca pelo clima | Seminário Eco-Escolas 2008| economia do carbono.
Mercado de veículos a álcool Hugo Maia de A. Pereira Presidente da FENABRAVE.
Smart grid Infraestrutura nas instalações elétricas e o
Sistema Elétrico e Transmissão
FÍSICA 2 ENEM 2007.
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
Os Temas da Microeconomia
Curto Prazo Profa. Mayla Costa.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Projeto Volta. O conceito do Volt-a? O Volt-a é veículo com tração elétrica desenvolvido com o principal propósito de deslocamento com baixo custo, e.
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Transferência de Energia - exercícios
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
VER 2010 Cenário de Penetração dos VEs no Brasil 18/11/2010 Pietro Erber.
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
Veículos Híbridos - tecnologia
Tecnologias e benefícios de dutos solares:
1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NO TRANSPORTE
VEÍCULOS HÍBRIDOS. DEFINIÇÃO Veículo movido por um motor de combustão interna associado a um ou mais motores elétricos.
Seminário Cana de açúcar
Por que estudar sistemas de informação?
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Carro Elétrico Edson Roberto Nogueira Junior Rafael Barbosa Silva Rafael de Souza Bedran Leme William Shigueo Yarita Kurata
TEMOS TODO GÁS.
Tarifação Horo-Sazonal
1 Veículos e Combustíveis Alternativos Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010.
BIODIESEL.
Logótipo e slogan.
Energy Storage for Sustainable Development
1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Campus de Ribeirão Preto BALANÇO PERGUNTADO.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Trolhas 2. Alunos: Tiago, Gonçalo Ferreira, Marta Matos, Luís, João. Professores: Margarida.
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Empresas Sustentáveis
Energia das Biomassas.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Transcrição da apresentação:

Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Veículos Elétricos Marketing II Prof. Dr. Marcos Fava Neves Jeam Lima Barcelos Ferreira 5881121 Daniel Ferreira da Costa 5881191

ELÉTRICO Como funciona: motor elétrico movido a baterias Vantagens: abastecimento em qualquer lugar; não emite gás carbônico Desvantagens: tempo de abastecimento longo; autonomia pequena

HÍBRIDO Como funciona: dois motores (convencional, de combustão interna; elétrico, alimentado por baterias) - motor a combustão acionado em situações de mais esforço ou quando as baterias descarregam

HÍBRIDO Há dois tipos: - híbrido convencional: baterias carregadas quando o motor a combustão é acionado - híbrido plug-in: baterias alimentadas pela rede elétrica

HÍBRIDO Vantagem: autonomia superior à dos carros elétricos Desvantagem: os híbridos convencionais podem gastar tanta gasolina quanto um carro convencional

Toyota Prius Lançado em 1997, carro do ano de 2004 nos EUA Motor 1,5L com 110hp Hibrído convencional 22 mil dóllares

Toyota Prius Plug-in Protótipo para 2008 Produção de 400 unidades em 2009 Motor 1,5L com 136 hp Vem com pacote extra de bateria (recarregável na tomada) Um pouco mais caro que o Prius

Mitsubishi iMiEv baterias de íon-litio painéis solares no teto, gerador instalado na grade dianteira sistema que transforma a energia cinética dispersada nas frenagens em eletricidade até 180km/h e 200 km de autonomia

Projeto Palio Elétrico Parceria entre Itaipu e Fiat Alta economia – como se fizesse 60km/L de gasolina Sem estepe – 65 kilos de bateria

Perfil do comprador do Prius na Inglaterra Usuários entusiasmados com as últimas tecnologias e aparelhos Predominantemente homem Profissionais ou executivos na faixa dos quarenta com renda acima da média Organizam suas vidas em agendas eletrônicas ou palm-tops Iriam normalmente dirigir um dos carros esportivos a díesel Aceitam pagar valor “extra” pelo baixo consumo e as baixas emissões, devido ao menor impacto no meio ambiente

Por que comprar? Incentivos Menores emissões Novidade Economia Bateria não precisa ser carregada na tomada (híbrido) Garantias especiais Politicamente correto

Por que não comprar? Há taxas de registro adicionais em certo estados americanos Maior preço de aquisição Componentes mais caros e difíceis de encontrar Motores elétricos de alta performance ainda não disponíveis Ênfase atual na economia e não na aceleração Não há híbrido no modelo que usa

Mercado de híbridos

Eletropostos

Mercado Potencial brasileiro para VEs 182 milhões de habitantes 30 milhões de veículos de 4 rodas Vendas anuais: 1.3 – 1.7 milhões 6 milhões de motocicletas Vendas anuais: ~1 millhão 60 milhões de bicicletas Vendas anuais: ~5 milhões Capacidade de fabricação para suprir os mercados internos e de exportação Indústria eletro-eletrônica bem equipada para suprir os componentes de VEs

Obrigado! GM – Voltz Fontes: Revista Exame USA Today INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética