As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão de Assistência Social – COAS
IGREJA E ESPIRITUALIDADE
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Província Marista Brasil Centro-Norte
Proposta Pastoral 2006.
Patrimônio Espiritual Marista
COMPROMISSO CRISTÃO.
Do Encontro com CRISTO ao
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
Trindade.
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
DNJ – Dia Nacional da Juventude
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Guia para o estudo do documento Reuniões dos grupos de estudo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
10 Anos! Inter-Institucionalidade na Missão
CIS - Colaboração Intersalvatoriana
ORIENTAÇÕES 2008.
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Pré-EACRE 2008 Silvia e Marcel
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
O CATEQUISTA É....
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
FORMAÇÃO NO MENS.
Equipes de Nossa Senhora
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
Conselho Missionário Diocesano
VIII Assembleia Geral, II parte Haro, 2 – 20 de fevereiro de 2013.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na visão que a Igreja tem de si mesma, hoje, como comunhão missionária.

Nas palavras de Jesus, na Última Ceia Eu vos chamo amigos, constatamos um chamado à unidade e um envio. Inspirados por estas imagens, somos convidados, como cristãos, a assumir juntamente o nosso batismo comum e o chamado à missão.

PROJETOS ATÉ 2006 JEMAR – 1985 – 2002 Porto Alegre FORMAÇÃO PERMANENTE I e II 1992 – 2000 – Santa Maria PÓS – JEMAR JEMARÕES GRUPOS(oração-estudo-reflexão-partilha-ação) No JEMARÃO 2006 denominados Jemaristas JEMAR ª Edição da PMRS (180 pessoas) TELEFORMAR - EAD 2002 e 2004 Processo de Formação nas Obras (Pastoral) (Encontros-Retiros-Cursos) ASDEPAS Reflexões PUCRS

JEMAR - JORNADA EDUCATIVA MARISTA Aderir Fazer a experiência conhecer

Considerando a necessidade de aprofundar a Identidade Marista junto aos Leigos, manifestada pelas diferentes comunidades, colégios e obras sociais, bem como a Avaliação Institucional, onde pais, alunos, professores, auxiliares e gestores

constataram que o Carisma Marista se constitui num diferencial, pode-se concluir de que se faz imprescindível um investimento, a médio e longo prazo, na Formação dos Leigos, a fim de avalizar a Identidade Marista junto as Obras.

Outro elemento a ser ressaltado é que o Carisma Marista deve ser entendido como um Patrimônio a serviço de todas as pessoas que manifestarem interesse, sem a necessidade de um vínculo profissional.

OBJETIVOS Oportunizar experiência concreta da proposta Marista de Educação e Vida, contida na Missão Educativa Marista;

Criar espaços de tempo, para que as pessoas possam vivenciar os valores que constituem a proposta da EAM. Oportunizar o conhecimento, a experiência, a adesão e a celebração, por meio dos eixos temáticos em três etapas diferentes.

Possibilitar, através do encontro consigo mesmo, com os outros, com a realidade e com Deus, uma profunda revisão no seu modo de ser e de agir, principalmente como Educador Marista, tomando como referência a Espiritualidade Apostólica Marista

Realidade até 2006 ETAPA I(6d)Humano-Cristão-Marista1(55/ano) ETAPASEIXOS Nº EDIÇÕES/ANO (55vagas)

ETAPA I(6d) ETAPA II(6d) ETAPA III(6d) Pós JEMAR Humano-Cristão-Marista ETAPASEIXOS Nº EDIÇÕES/ANO (55vagas) Humano-Cristão-Marista 4(220/ano) 2(110/ano) 1(55/ano) JEMARÕES Grupos(orientação e acompanhamento) Correspondência-Informativos Cursos e Encontros Disponibilizar acompanhamento pessoal(discernimento) EIXOS TRANSVERSAIS

A JEMAR quer ser uma oportunidade, onde o jemarista possa vivenciar experiências, que o levem a uma transformação no seu modo ser e de agir, frente às realidades.

Os momentos celebrativos são importantes, pois através deles, podemos aprofundar valores como a contemplação, a oração, a espiritualidade, a partilha e outros que ajudam estabelecer e fortalecer a relação do humano com o mistério trinitário de Deus.

A Espiritualidade Apostólica Marista deve ser a referência da caminhada da JEMAR. A proposta da JEMAR é a de ser um movimento que procura viver a espiritualidade marista, segundo inspiração de Marcelino Champagnat, num compromisso pessoal e no contexto específico da ação educativa visando à formação de cidadãos e cristãos.

ETAPAS Previsão de 3 etapas: Etapa I 1) planejamento em 2006 e 2007; 2) 2 edições em 2007; 3) 4 edições em 2008; 4) 3 edições em 2009; 5) 4 edições em Etapa II 1) 2 edições em 2008; 2) 2 edições em 2009; 3) 1 edição em Etapa III 1) 1 edição em 2009; 2) 1 edição em edições da ETAPA I 24 a 29 de setembro (Santa Maria) E 5 a 10 de novembro (Veranópolis)

METAS 1 ) Atingir 20% dos Educadores das Obras Sociais e dos Colégios até 2010; 2)Que até 2010, cada fraternidade do MChFM tenha, no mínimo, um Jemarista; 3)Ter em cada edição da Etapa I, até 2010: 3.1. No mínimo um afiliado ou benfeitor; 3.2. No mínimo um participante sem que este tenha algum tipo de relação trabalhista com a Província, mas que demonstre identificação com o Carisma Marista; 3.3. No mínimo, 3 vagas disponíveis para pessoas que trabalham na PUCRS e/ou Hospital; 4. Ter, no mínimo, 2 jumaristas(Transformando) por ano, na etapa I