Instituto Dom Luiz Jorge Miguel Miranda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias Renováveis MEI 2005/2006
Advertisements

Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse.
PESQUISA GEOGRAFICA CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
OGM: controvérsia, participação e regulação
Joana Santos Investigadora de Pós-doutoramento em Astrofisica
João Coimbra, Director do CIMAR
Impactos na Saúde Pública em Portugal gerados pelas Alterações Climáticos Elsa Casimiro.
Qualidade da Atmosfera
CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Ecossistemas Marinhos e Modelação
Ondas na previsão climática
Quais os processos físicos que conduzem ao adelgaçamento da crosta continental Marylin Moulin.
Tecnociência, ambiente e bens comuns
cmdt Centro de Malária e Doenças Tropicais
SISMÔMETRO SENSOR DE ABALOS SÍSMICOS
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Mudança Ambiental Global. O IGBP e a visão integrada do Sistema Terra
Modelos Geoestatísticos Caracterização da Qualidade do Solo
SIG – definição e histórico de implementação
A profissão de astrônomo
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
Do Estágio no CERN para a Indústria
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
JORNADAS do LIP 20 e 21/12/2003 (Lisboa) José Pinhão e Rui Fernandes 1 CAMCAO Camera for Multi-Conjugate Adaptive Optics.
“Inovação nas Infra-Estruturas de Transporte”
CLIMA DA TERRA: Processos, Mudanças e Impactos
QUÍMICA VERDE.
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
Satélites de Comunicação
Centro de Geociências GEOSCIENCIES CENTER (uID:73)
Obesidade Infantil em Portugal
A Busca de Vida Extraterrestre
Potencialidades da rede GBIF para o utilizador
Gestão de Ciência e Tecnologia 4ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 4ª aula Projectos: - Introdução - Programas e Projectos - Intervenientes.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
IMPACTO DE UM TSUNAMI NO CONCELHO DE LISBOA
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Continentes em movimento
A TERRA NO UNIVERSO.
Tema 2 – O Universo e a Terra
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 2 Morfodinâmica de praias Hidrodinâmica e dinâmica.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Experiências laboratoriais sobre a influência do movimento de chuvadas no transporte de sais solúveis no escoamento superficial João L. M. P. de Lima Instituto.
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
CAMPUS TECNOLÓGICO E NUCLEAR por Carlos Varandas Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para o Polo de Loures Carlos Varandas.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
NOTA: Para alterar a imagem neste diapositivo, selecione a imagem e elimine-a. Em seguida, clique no ícone Imagens no marcador de posição para inserir.
Escola Secundaria de Severim de Faria
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Instituto para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IES)
Riscos para a saúde humana do radão ambiental Jornadas do LIP, Braga 8 de Janeiro de 2010 Alina Louro Sandra Soares Luís Peralta.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
OCEANOGRAFIA.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?
GEOGRAFIA.
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 1 Dinâmica de estuários e lagunas  Hidrodinâmica.
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Teoria da Deriva dos Continentes
Aula de Ciências O Sistema Solar.
Transcrição da apresentação:

Instituto Dom Luiz Jorge Miguel Miranda O IDL dedica-se ao estudos dos processos físicos terrestres, com ênfase na dinâmica da atmosfera e da globo. O IDL combina capacidade experimental, estudos fundamentais, modelação numérica avançada, observação directa e simulação.

Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa IGIDL estabelecido em 1853 na Universidade de Lisboa; Investigação organizada no CGUL desde 1976; Classificação Excelente nos dois últimos triénios; Laboratório Associado desde 2005. Geofísica sólida, Meteorologia, Clima, Riscos e Observação da Terra.

Laboratório de Tectonofísica e Tectónica Experimental Estabelecido na Universidade de Lisboa no Programa CIÊNCIA; Classificação Excelente nos dois último triénio; Tectonofísica, Neotectónica, Sismotectónica e Vulcanoestratigrafia Tectónica Experimental, Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica, Geodesia

Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço Alterações Climáticas, Desenvolvimento Sustentável. Instrumentos e computação para a observação do Espaço ESO/CAMCAO: Concepção e construção da câmara que adquire as imagens MAD/ESO (LIP,INETI) "This is a tremendous achievement that opens new perspectives in the era of extremely large telescopes," said Catherine Cesarsky, ESO's Director General. " - Press release do ESO sobre a first-light do Demonstrador do MCAO (MAD) OBSERVAÇÃO: Descoberta da estrutura espiral do 3º Q. da Via Láctea ESA/GAIA: Coordenação da participação nacional no processamento de dados do satélite GAIA/ESA ESO/VLT-SI: Sistema de Calibração do instrumento de nova geração para astronomia – VLT interferometer Planet Finder - NAHUAL: Criogenia e técnologia de vácuo para o espectrómetro.

Alguns Indicadores Em curso: 12 projectos do 6º FP da União Europeia (STREP, Marie Curie, NoE, ERANET, IP); 33 projectos financiados pela FCT; 10 projectos de investigação sob contrato; 13 projectos de colaboração bi-lateral (França, Espanha, Brasil, Marrocos, Egipto, Republica Checa Mais de 250 publicações ISI nos últimos três anos.

Os nossos convidados: Marylin Moulin é Doutora em Geologia pela Universidade de Brest, França, e investigadora contratada pelo IDL desde 2006. Juntou-se ao IDL para estudar a tectónica de uma das zonas europeias de elevado risco de sismo e tsunami. Elsa Casimiro é Doutorada em Química na Universidade de Witwatersrand Johannesburg, África do Sul, e foi investigadora do Projecto SIAM. Nesta apresentação falará sobre novas estimativas de impactos da mudança climática sobre a saúde, utilizando os novos cenários climáticos SRES, regionalizados para Portugal. Pedro Miranda é Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading, Reino Unido, é o coordenador da área de Meteorologia e Clima do IDL. Falará sobre da importância das ondas internas no desenvolvimento dos novos modelos de simulação climática.