AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVEIRO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Advertisements

Como configurar uma rede doméstica usando o Windows XP
Rede da Escola Secundária de Seia Caracterização.
Trabalho Intermédio 1 (LAN - cablagens)
Trabalho Intermédio 1 (LAN - cablagens)
Braga (loja 1) Coimbra (loja 2) Faro (loja 3) Porto (delegação) Está instalada com pessoas na sede, 10 pessoas na delegação, 1 pessoa cada loja.
CEF – Instalação, Configuração de Redes Informáticas e Internet – Out 2005.
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Trabalho Intermédio 1 (LAN - cablagens)
ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC
Configurações de Rede.
EM AMBIENTE LOCAL E ALARGADO
Empresa de Aviação Kai - Kai.
ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC... Capacidade de comunicar Correio Electrónico Configuração de um cliente de mail.
Rede Local - Instalação
Rede Local - Instalação
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Funcionamento da Internet
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Topologias de Rede.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
“Noções de Hardware e Redes” Trabalho 1 Grupo 2.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Curso LAN Básico Apresentação: Islan Santos de Oliveira
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
TCP/IP Conceitos de Internet e TCP/IP O que é? Protocolo IP
Tipos de Redes Ana Antão, 1T3 2006/07. Redes Informáticas Fisicamente, a rede não passa de um conjunto de dois ou mais computadores equipados com adaptadores.
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
Projeto Básico de uma Rede Local
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Planeamento e Projecto Exemplo
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
T OPOLOGIA DE R EDES Trabalho realizado por: Gonçalo Guilherme Nº6 10ºH.
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Apresentando as redes de computadores O que são, como funcionam e o que se pode e não.
1 Redes locais Windows - Workgroups - 95
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Equipamentos de Interligação de Redes
Internet.
As Tecnologias no Ensino Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano Lectivo 2005/2006 Escola Hélia Jacinto Rogério Rodrigues Victor Vieira.
Redes de Computadores.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Equipamento de Rede/Comunicação 1.Introdução às Redes 2.Tipologias de Rede 3.Cablagem 4.Placas de Rede 5.Modems 6.Hubs e Switches 7.Router.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Empresa de Aviação Kai - Kai.
Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVEIRO SUL REDES - CASCO LAN ESCOLA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVEIRO SUL José Agostinho Nunes Lázaro Maria Teresa Fernandes Pires Maria Teresa Jesus Sousa Formador: Eng. Arnaldo Santos Julho de 2001

Índice Constituição do Agrupamento Aveiro Sul Estado da arte LAN - Componentes que a caracterizam Tipo de acesso WAN Opinião crítica sobre a LAN e a WAN Conclusão

Constituição do Agrupamento Aveiro Sul Escola nº1- Glória Escola nº2 – Barrocas Escola nº3 – Vera Cruz (Escola Sede) –Rede LAN e WAN (5 PC’s) Escola nº 14 – Santiago Escola de S.Jacinto Jardim de Infância de Aveiro- Glória Jardim de Infância de Santiago – Rede LAN e WAN (2 PC’s) Jardim de Infância de S.Jacinto – Rede LAN e WAN (2 PC’s) Jardim de Infância de Vera Cruz

Estado da arte LAN Escola Sede o o o o o o o o S.Rec S.Rec. S.Rec C.E. Servidor Telepac WEB Router10 Mbps o o o o o o o o Hub 8 Portas Ser. Adm. S.Rec S.Rec. S.Rec C.E.

Componentes que caracterizam a LAN TOPOLOGIA *Em Estrela CABLAGEM *Cabo UTP, Cat.5 TECNOLOGIA * Ethernet : LAN 10 /100 BaseT Rede LAN: 1º - Ligação directa ao Hub sem servidor de partilha 2º - Distribuição da rede directa partilhada pelo Hub Rede WAN: 1º - Distribuição 8x10 base T 2º - Ligação ao Server Web Provider (telepac)

Componentes que caracterizam a LAN (Cont.) SISTEMAS OPERATIVOS - Windows 98 PROTOCOLOS - TCP/IP com acesso à WAN * Endereço IP - Posto 1: 192.168.0.100 - Posto 2: 192.168.0.101 - Posto 3: 192.168.0.102 - Posto 4: 192.168.0.103 * Máscara - 255.255.255.0

Componentes que caracterizam a LAN (Cont.) EQUIPAMENTOS ACTIVOS - 5 PC’s - 4 Impressoras - 1 Scanner - 1 Router - 1 Hub SERVIÇOS E APLICAÇÕES - Ligações à Internet - Configurações caixa do correio – E-Mail - Chat (comunicação escrita on-line)

Tipo de acesso WAN Através de uma conta direccionada e personalizada à escola, qualquer dos postos acede à Internet e / ou E-Mail, directamente ao servidor da Telepac, sem quebras de sinal sob administração do Router. Linha Rdis a 64 Kb, ligado a um interface (Router/LAN), com débito a 10 Mbps Porta Gateway = 192.168.1. 0

Opinião crítica sobre a LAN Aspectos positivos As redes mudaram a nossa forma de trabalhar Tomada de conhecimento de funcionamento e serviços Partilha de informação (ficheiros, texto, correio electrónico, acesso a impressoras e à Web) Benefícios financeiros e humanos Novas aplicações que permitem maior largura de banda Cablagem UTP.cat 5: baixo custo, boa manutenção e fácil instalação

Opinião crítica sobre a LAN Aspectos negativos Infecções de ataque de virus e intrusos Ao falhar o router ou o hub, a comunicação entre postos desaparece, assim como o acesso à Internet

CONCLUSÃO A acção foi muito proveitosa e enriquecedora Os termos técnicos foram obstáculo, em determinados momentos, à compreensão Mostrou-nos o quanto ainda temos de aprender O formador tem uma capacidade de simplificação extraordinária Despertou o gosto por investir nesta temática Possibilitou a compreensão e a desmitificação das TIC Possibilitou o intercâmbio com outras realidades Aumentou o desejo de possibilitar a todas as escolas do Agrupamento de construírem a sua rede LAN e WAN e de estarmos ligadas em rede