Os sectores de actividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Advertisements

11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Organização industrial
Atividade Industrial Setor secundário.
A Evolução da População Mundial
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
População II Prof. Nobre.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
População.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
A população e o mercado de trabalho
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Economia Européia.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
A globalização econômica nos anos 1990
ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PARAGUAI
Os sectores de actividade
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
A ECONOMIA URBANA.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-77763/14
Novas Oportunidades para Agricultura
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Cozinheiros Da Economia
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A partir do século XVIII
Globalização e avanço tecnológico
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Portugal um país de Serviços
A produção de bens e serviços
O trabalho e o mercado de trabalho.
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Os diferentes níveis de desenvolvimento
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Estrutura profissional As Actividades dos Europeus.
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Desenvolvimento e crescimento econômico Segundo Roscow.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Atividades econômicas
Cidades.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
Geografia Rede SESI de Educação.
Os setores de atividade
Os sectores de actividade
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Transcrição da apresentação:

Os sectores de actividade

Sector de actividade – Conjunto de actividades que produzem bens ou prestam serviços, a que a população de dedica. Existem três sectores de actividade: Sector primário Sector secundário Sector terciário

O sector primário Actividades incluídas no sector primário: - Agricultura; - Pecuária; - Silvicultura; - Extracção mineira; - Apicultura; - Pesca; Sector primário – Engloba as actividades que extraem recursos directamente da natureza sem qualquer transformação.

O sector secundário Actividades incluídas no sector secundário: - Indústria; - Construção civil; - Obras públicas; - Fornecimento de gás, água e electricidade Sector secundário – Inclui as actividades que transformam matéria-prima em produtos acabados ou semi-acabados.

O sector terciário Actividades incluídas no sector terciário: - Saúde; - Educação; - Banca; - Seguros; - Transportes; - Turismo: Sector terciário – Engloba o comércio e os serviços e inclui actividades que não produzem bens mas prestam serviços.

A população activa Taxa de actividade População activa: Conjunto de indivíduos que exerce uma profissão remunerada ou que se encontra desempregada, com idade igual ou superior a 15 anos. Taxa de actividade A taxa de actividade corresponde à proporção entre a população activa e a população total. Exprime-se em percentagem.

A taxa de actividade varia em função: Estrutura etária: Porque quanto mais envelhecida for uma população menor vai ser a taxa de actividade. A taxa de actividade é menor nos países desenvolvidos. Nº de anos da escolaridade obrigatória: Quanto mais anos durar a escolaridade obrigatória mais tarde se vai fazer a entrada dos jovens na vida activa, fazendo por isso a taxa de actividade diminuir.

Evolução da estrutura da população activa 1. A nível mundial: 1 – No início do século XIX o sector primário era o que tinha um maior peso, devido ao desenvolvimento tecnológico ainda ser muito baixo. 2 – A partir de meados de séc. XIX o sector secundário começou a ganhar peso, devido à expansão da revolução industrial e do aperfeiçoamento técnico na agricultura.

A diminuição da população activa no sector primário

1. A nível mundial: - Ao aparecimento de novas actividades relacionadas com as actividades sociais. 3 – A partir de inícios do século XX verifica-se um aumento da população activa no sector terciário. Actualmente o sector terciário é o mais importante devido: - Ao desenvolvimento tecnológico e científico que permitiu ao Homem obter uma grande produção de bens agrícolas e industriais utilizando cada vez menos mão-de-obra. - Ao aumento do peso das actividades relacionadas com os transportes, o comércio, serviços e a investigação.

O sector primário tem um maior peso nos países em desenvolvimento. O sector secundário tem uma maior importância na Ásia Oriental e nos países desenvolvidos O sector terciário é o que tem maior peso em quase todos os países, especialmente nos desenvolvidos.

2. Em Portugal: No nosso país de 1940 até à actualidade verificou-se um aumento da população activa nos sectores secundário e terciário, especialmente neste último, e uma grande diminuição da população activa no sector primário.

A diminuição da população a trabalhar no sector primário e o consequente aumento nos sectores secundário e terciário deveu-se: Aos progressos tecnológicos, especialmente a nível da mecanização dos campos; Ao êxodo rural motivado pela procura de trabalho, primeiro na indústria e depois no comércio e serviços; Envelhecimento da população agrícola; A fraca capacidade atractiva deste sector (muito trabalho e pouco rendimento)