Sistemas de segurança por CFTV - Circuito Fechado de TeleVisão ou CCTV - Closed Circuit TeleVision Câmara de vídeo Monitor Cabo coaxial http://www.prof2000.pt/users/lpa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Advertisements

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO
A iluminação com o led.
Medida da resistência do circuito de terra
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Díodo Zener
Vídeo porteiro (telefone de porta com vídeo)
Grandezas luminotécnicas
Quadro eléctrico de uma habitação
Interrupção simples com lâmpada de incandescência
POSTO DE TRANSFORMAÇÃO
Campainha comandada por botão de pressão
Iluminação de emergência de segurança
Verificação das instalações eléctricas
DISPLAY DE 7 SEGMENTOS
Projecto de iluminação interior
Protecção das pessoas quando utilizadoras das instalações eléctricas
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
Fibras ópticas   Até ser descoberta a fibra óptica, a transmissão de informação à distância era feita somente através de cabos coaxiais. Estes possuem.
Câmeras Digitais.
Dispositivos de Entrada/Saída
Fundamentos e Aquisição de Imagens Digitais
Eng 639 – Processamento de Imagens Digitais
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Tricromia e aditividade
Colunas Montantes.
Apresentação PowerPoint
Pequena revisão e alguns conselhos
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
Projetores: Data-show
Conservação de Energia
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE FORÇA MOTRIZ
Utilização do Scanner Trabalho realizado por: Fábio Santos nº 1
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 BRILHANTES (Mesas 1 e 2)
Lâmpadas de Indução Eletromagnética
Fluorescentes compactas
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS
Como funciona o CCD Este é o CCD.
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Cor O que é a cor? Eugénia João.
MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Capítulo II – Imagem Digital
o caso da Câmara Municipal
Curso Básico de CFTV.
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
Visão por Computador Formação da Imagem
Cablagem.
Planear um Website Principais etapas.
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano Lectivo 2014/2015 Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução à folha de cálculo.
Circuito Fechado de TV CFTV Digital
LED – Diodo Emissor de Luz
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Visão Computacional Formação da Imagem Radiometria
Objectiva grande angolar
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Manutenção e Suporte em Hardware - II
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
MONITOR MONOCROMÁTICO DE FÓSFORO Componentes: Gabriel Augusto, Gabriel Costa, Jeovan Lopes, Judson Matheus.
Aplicações Informáticas A 11º Ano Unidade 3 – Utilização do Sistema Multimédia.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de segurança por CFTV - Circuito Fechado de TeleVisão ou CCTV - Closed Circuit TeleVision Câmara de vídeo Monitor Cabo coaxial http://www.prof2000.pt/users/lpa

Os sistemas de segurança por CFTV devem ser usados: Em espaços de elevado risco de roubo; Em espaços com necessidade de vigilância profissional (controlo de tráfego, centros comerciais, controlo de multidões, acessos públicos).

Diagrama de blocos CFTV Câmaras de vídeo Quad ou Multiplexador Cabo coaxial Time-Lapse (VCR) Monitor Captação de imagem Meio de transmissão Processamento de vídeo Gravação e reprodução Visualização

Que câmara devo escolher? Minis / Especiais - Câmaras para aplicações especificas (montagem em caixas ou locais onde se pretende que não sejam vistas, montagem em automóveis, etc.). Dome - Câmara com aspecto de meia bola, podendo ser montadas no tecto e/ou parede. Este formato é principalmente estético. Existe neste formato câmaras dome normais, estanques, com infra vermelhos, anti vandalismo. Speed Dome -  Câmaras com motores, que podem ser controladas remotamente para determinada posição. Permitem regular os eixos verticais e horizontais e a lente. Podem ainda memorizar várias macros para memorizar pontos distintos.

Câmara a cores ou a preto e branco? Hoje em dia as câmaras a preto e branco já são raras. Porém se não tem necessidade de visualizar a cores normalmente as mesmas têm resolução mais elevada. As câmaras a cores permitem uma melhor identificação. Atenção que as câmaras a cores quando usadas com infra vermelhos ou as versões de baixa luminosidade ficam com a imagem a preto e branco em utilização nocturna. Para aplicações internas com iluminação garantida e maiores detalhes podem ser utilizadas câmaras a cor. Já em locais externos com períodos de baixa iluminação é recomendável o uso de câmaras a preto e branco, pois a sua sensibilidade é muito maior.

Cuidados de manutenção da câmara Para ter sempre uma imagem com qualidade e prolongar a vida da sua câmara deve: Transporte a câmara com cuidado. - A câmara pode ficar danificada se for guardada ou transportada inadequadamente. Não utilize produtos de limpeza abrasivos para limpar a câmara. Utilize um tecido macio para limpar a câmara, com um produto de limpeza não abrasivo. Nunca aponte a câmara directamente para o sol. - Quer a câmara seja usada no exterior ou não, nunca aponte para o sol. Utilize com cuidado quando usar luzes de projectores, luzes laser ou superfícies muito brilhantes. Não utilize a câmara fora dos níveis de temperatura e humidade recomendados. - Não use a câmara em ambiente hostil. Deve usar a câmara entre -10º C e os + 50 º C e um nível de humidade inferior a 85%. Deve limpar a câmara regularmente, para remover as poeiras que se acumulam na câmara.

Câmara de vídeo As câmaras de vídeo são equipamentos destinados a converter níveis de iluminação e cor em sinais eléctricos. Câmara A lente foca a imagem no CCD. No CCD a imagem é convertida em sinal de vídeo.

Lentes A principal função de uma lente é focar uma cena para o sensor CCD de uma câmara. A lente tem o papel de direccionar a luminosidade reflectida pelos objectos da cena captada directamente para o sensor de imagem da câmara. A escolha da lente deve ter em conta a área que se pretende captar e a distância a que se encontra a câmara. Tipos de lentes Lentes fixas Lentes zoom Lente grande angular Lente standard Lente telefoto Manual Motorizada

Sensor de imagem CCD (Dispositivo de carga acoplada) O sensor CCD (Charge Coupled Device) de captação de imagem é um circuito integrado (chip) que existe no interior da câmara de vídeo e que converte a quantidade de luz recebida em sinal eléctrico. Pixel – A luz é captada nos pixels e gera um pequeno nível de sinal eléctrico proporcional à quantidade de luz captada. O sinal eléctrico é depois convertida em sinal de vídeo. O CCD de ⅓” é constituído por algumas centenas de milhar de pixel

Sistemas de captação da Imagem No vídeo em tempo real há um número de frames a serem usadas para que se tenha a percepção de imagem contínua. PAL Formato usado na Europa 25 fps (frame por segundo) A frame tem 625 linhas NTSC Formato usado nos EUA e no Japão. 30 fps A frame tem 525 linhas Uma frame é a unidade básica de uma imagem. A formatação de uma frame corresponde a escrever numa folha, iniciando-se no canto superior esquerdo e acabando no canto inferior direito.

Quad ou multiplexador O Quad (Quad Splitter) é um dispositivo electrónico que combina as imagens de até 4 câmaras e as mostra num monitor dividido em quatro quadros ao mesmo tempo. Possui também um circuito que permite visualizar sequencialmente as imagens mostrando a imagem de uma câmara de cada vez. Um Quad pode ser P&B ou colorido de acordo com as câmaras utilizadas. O Quad pode ser ligado a um monitor de CFTV e também ao Time-Lapse. Os multiplexadores permitem que várias câmaras, geralmente em conjuntos de 4, 10 ou 16 canais posam ser gravadas simultaneamente num mesmo time-lapse. Graças ao seu princípio de funcionamento, os multiplexadores tem uma operação bastante superior aos quads pois além de gravar imagens de todas as câmaras em intervalos menores possuem ainda a capacidade de mostrar as imagens em multi-screen, ou seja várias câmaras ao mesmo tempo no monitor, permitindo ao operador um controle de um número maior de câmaras.

Monitores Monitores a preto e branco O sinal de vídeo recebido da câmara é convertido num feixe de electrões no interior do tubo de raios catódicos. Este feixe, ao atingir a superfície de fósforo do monitor, faz com que este brilhe, o que forma uma imagem. A resolução varia entre 800 e 1000 linhas

Monitores Monitores a cores O sinal de vídeo recebida da câmara é convertido em três feixes de electrões (vermelho, verde e azul) no interior do tubo de raios catódicos. A superfície interna do monitor é revestida por pontos de fósforo vermelho, verde e azul. A imagem é formada pela mistura das cores dos pontos. A resolução depende do número de pontos. Quanto maior for o número de pontos maior é a resolução. Numa televisão comum o número de pontos é de cerca de 150 000. A dimensão do monitor corresponde à medida do ecrã efectuada na diagonal. Os monitores de 9” são os mais comuns devido a ocuparem pouco espaço.

Gravação Time-Lapse (VCR) Para armazenarmos as imagens geradas por um sistema de CFTV temos que utilizar sempre um sistema para gravação. Os Time-Lapses são equipamentos de gravação de imagens em fitas de vídeo convencionais. Permitem a gravação entre 24 e 960 horas numa fita VHS normal de 120 minutos. Isto é conseguido através da modificação dos intervalos entre a gravação das imagem, que normalmente são feitas num total de 25 frames por segundo num vídeo cassete, nos time-lapses são reduzidos para menos frames por segundo. Lucínio Preza de Araújo