EM AMBIENTE LOCAL E ALARGADO

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Transcrição da apresentação:

EM AMBIENTE LOCAL E ALARGADO REDES DE COMPUTADORES EM AMBIENTE LOCAL E ALARGADO TRABALHO FINAL - GRUPO A ESTUDO DE CASO A EMPRESA "FIGOLO” SOLUÇÃO GLOBAL

Introdução A FiGolo é uma empresa de publicidade e marketing que decidiu apostar no negócio do futebol, associando-lhe o factor inovação e a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação.

A nossa missão... "melhorar o sistema de informações da empresa de modo a garantir uma redução de custos, aumentar a competitividade, a inovação e melhorar a eficiência do seu negócio..."

A FiGolo possui: Uma SEDE central em Lisboa Uma DELEGAÇÃO no Porto Na sede existem 30 pessoas Uma DELEGAÇÃO no Porto Na delegação existem 10 pessoas Três LOJAS (Braga, Coimbra e Faro). Em cada loja existe 1 pessoa

Pretende-se... Elaborar uma solução empresarial (apenas para os dados), partindo do princípio que na empresa cada pessoa tem acesso a um computador.

Serviços WAN PRESSUPOSTOS: Necessidade de comunicações permanentes de dados entre a Delegação e a Sede, prevendo-se um aumento do número de Lojas; Necessidade de ligações permanentes, durante mais de 8 horas diárias, entre a Delegação e a Sede;  Necessidade de ligações pouco frequentes, durante menos de 30 minutos diários, entre cada Loja e a Sede; Garantir o acesso à Internet e criar um serviço Web acessível externamente.

Diagrama Geral da Rede SEDE CD - Circuito Dedicado LAN ROUTER ETHERNET ISP CD RDIS PRI LOJA 1 LOJA 3 LOJA 2 BRI LAN ROUTER CD ETHERNET DELEGAÇÃO CD - Circuito Dedicado BRI - Acesso Básico RDIS (2B+D) PRI - Acesso Primário RDIS (15B+D)

Serviços WAN IMPLEMENTAÇÃO Circuito dedicado para ligação da Sede ao ISP, com um débito de 2x64Kbps, permitindo simultaneamente o acesso externo ao serviço Web da empresa, bem como o acesso interno à Internet; Circuito dedicado entre a Sede e a Delegação, com um débito aproximado de 64Kbps (16K x 10 x 25% = 40Kbps); Acesso primário RDIS (15B+D) na Sede, para ligação da Delegação e das Lojas, possibilitando a expansão do sistema através do aumento do número de Lojas;   Acesso básico RDIS (2B+D) para ligação da Delegação à Sede, funcionando como linha de backup ao circuito dedicado; Acesso básico RDIS (2B+D) para ligação das Lojas à Sede.

Local Area Network CARACTERIZAÇÃO DA LAN DA EMPRESA   Cablagem - UTP Categoria 5 a 10/100 Mbps; Topologia - Estrela; Tecnologia de rede - Ethernet comutada a 10/100 Mbps na Sede e Ethernet partilhada a 10/100 Mbps na Delegação; Sistema Operativo de LAN - Windows 2000 Server nos servidores da Sede e Windows 2000 Millenium nos PCs clientes; Protocolos - TCP/IP e NetBEUI.

DIAGRAMA DA LAN DA SEDE WAN ROUTER SWITCH 8 HUB 16 HUB 8 FIREWALL ROUTER SWITCH 8 HUB 16 SERVIDOR INTERNET INTRANET HUB 8 PC1 PC15 PC16 PC30 Equipamentos de Interligação:   ROUTER 2 portas Ethernet 10/100BaseT 2 portas WAN - V.35 ou X.21 1 porta RDIS (PRI) Protocolo TCP/IP SWITCH 8 portas 10/100BaseT HUBS 2x16 portas 10/100BaseT 1x8 portas 10/100BaseT 

DIAGRAMA DA LAN DA DELEGAÇÃO WAN ROUTER HUB 16 PC1 PC10 Equipamentos de Interligação:   ROUTER 1 porta Ethernet 10/100BaseT 1 porta WAN - V.35 ou X.21 1 porta RDIS (BRI) Protocolo TCP/IP HUB 16 portas 10/100BaseT

LOJAS WAN NT PC

CONFIGURAÇÃO TCP/IP DA SOLUÇÃO GLOBAL LOJA 1 - BRAGA 172.17.100.10 SEDE - LISBOA WAN LOJA 2 - COIMBRA REDE - 172.17.10.0 DEFAULT GATEWAY 1 - 172.17.100.254 PCs - 172.17.10.1 a 172.17.10.32 DEFAULT GATEWAY 2 - 172.17.100.253 172.17.100.0 172.17.100.20 SUBNET MASK - 255.255.255.0 DEFAULT GATEWAY - 172.17.10.254 LOJA 3 - FARO 172.17.100.30 DEFAULT GATEWAY 1 - 172.17.100.252 DEFAULT GATEWAY 2 - 172.17.100.251 DELEGAÇÃO - PORTO REDE - 172.17.20.0 PCs - 172.17.20.1 a 172.17.20.10 SUBNET MASK - 255.255.255.0 DEFAULT GATEWAY - 172.17.20.254

SERVIÇOS INOVADORES Chatline para que os fãs do jogador possam conversar em directo através do recurso a meios online; Serviço de vendas online através do qual seja possível encomendar artigos promovidos pelo jogador, utilizando pagamento por Visa; Serviço de streaming de vídeo através do qual seja possível visualizar alguns dos melhores momentos desportivos bem como a participação do jogador em eventos de índole social; Serviço de Video On Demand que poderia disponibilizar vídeo em directo ou diferido de acordo com as preferências dos clientes; Serviços interactivos com vista à dinamização de um clube de fãs do jogador com prémios pelas melhores participações nas diversas iniciativas; Serviço de transferência electrónica de documentos biográficos bem como de artigos escritos pelo jogador, sujeitos ao pagamento de uma assinatura mensal; Disponibilização de jogos online, tipo FIFA2000.

Alexandre Magno Martins da Silva Trabalho realizado por: Alexandre Magno Martins da Silva Alfeu Henrique Dias de Paula Ana Luísa de Brito Thiriart António João da Silva Lopes António Manuel Rodrigues Coelho Fernando António Figueiredo Amaral