IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Advertisements

Acessibilidade – Quando alguém com deficiência está em desvantagem em relação a qualquer outra pessoa no acesso à informação, significa que existe um problema.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 nov Helena Abecasis ACESSO/MCT A Acessibilidade a sítios da Web da AP - Design Web Universal.
Nexy Linux – Projecto iD079 PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Leiria, 02 de Abril de Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
INCLUSÃO EM EAD ACESSO E INTERAÇÃO
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
um desafio contemporâneo
Educacional Especializado Deficiência Visual
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Tecnologia Assistiva (Ajudas Técnicas; Tecnologia de Apoio; Tecnologia Adaptativa; Adaptações; Tecnologia para Especiais)
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
TECNOLOGIA ASSISTIVA / DEFICIÊNCIA
Introdução aos Sistemas Multimédia
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
Tecnológias no apoio a deficientes
Universidade Estadual de Campinas
… etiqueta da deficiência …
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
Para deficientes visuais. Problema Acesso à informação, seja via web, literária ou através de qualquer outro meio é muito limitado para deficientes visuais.
Tecnologia Assistiva para Pessoas com Dificuldades Visuais
Interface Usuário Máquina
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
O que promove as parcerias entre empresas, governo e ONG para fomentar a capacitação e empregabilidade da pessoa com deficiência.
ENADE 2009 SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO GERAL
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Analfabetismo Tecnológico
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
WORKSHOP 5 Dia 01/04   das 8:00 às 12:00      Educação inclusiva com apoio da Tecnologia Assistiva Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo (UTP - PR)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Profe Elen Regina Peracchi
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
MO622B: Fatores Humanos em Sistemas de Computação – 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 4: Proponha uma solução de IU para cadastramento.
Tarefa 2: Tecnologias Assistivas Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
Apresentação do Protótipo Telecentro de Serviços ao Cidadão Grupo LMM – Luciana, Marcelo, Martha Novembro de 2007.
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
A Tecnologia e a Terceira idade
Acessibilidade para Pessoas com Deficiência
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL Projeto Daisy
Inclusão de tecnologia no planeamento da acessibilidade Rui Ribeiro Acessibilidade e mobilidade para todos Maia.
A INTERNET PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz Ricardo Chagas Speroto Michele Nacif Antunes Cícera Henrique da Silva.
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador:
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação

Os CNE e a SI O papel da web e da internet - o Porquê o design universal agora. Conceito de cidadão deficiente. Alguns números relativos à deficiência e aos cidadãos com deficiência em Portugal.

O papel da web e da internet Porquê o design universal agora. a informação em formato digital a inter-actividade as redes e os serviços

O que a Sociedade de Informação representa para os CNE acesso à informação menor dependência socialização novas oportunidades de trabalho tele - formação serviços à distância (apoio, de saúde, etc.)

Porquê o design universal agora - a inclusão As Tecnologias de Informação As Tecnologias de apoio ou ajudas técnicas Acessibilidade à web

A web e da internet - a exclusão A exclusão às TICs e à web como fenómeno alargado. As dificuldades funcionais : visuais auditivas físicas cognitivas. As dificuldades de apreensão.

Barreiras à Web Cegos Surdos Dificuldades Físicas Interfaces gráficos, gráficos e aplicações sem acesso a audio, braille, caracteres ampliados ou síntese de voz. Não acessibilidade a produtos multimedia ou audio sem legendagem. Dificuldade no uso de browsers ou de teclado.

Deficiências face a população total