Nexy Linux – Projecto iD079 PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Windows vs Linux.
Advertisements

IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Portal Acesso - Projecto iD109 - PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Modo Gráfico x Modo Texto
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Software Livre Conceito:
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Introdução ao Sistema Operativo
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Windows 7 Windows 7 Office Office Auto-Cad 2007 Auto-Cad Computadores ligados em rede 4 Computadores ligados em rede Máquina fotográfica.
Software Livre - Ubuntu
SGI Apresentação Técnica.
Windows 7 Office 2007 / 2010 AutoCad 2007 / Computadores ligados em rede. Máquina fotográfica digital Impressora de grande formato Plotter Impressora.
Sistema Livre e Sistema Comercial
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
0 que é ? Ubuntu é um sistema operativo de código aberto construído em volta do núcleo Linux baseado no Debian, sendo o sistema operativo de código aberto.
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
Nova solução CRM da Riosoft
Escola Secundária Alberto Sampaio Carlos Freitas
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
DEBIAN.
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Professor: Márcio Amador
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Top Systems Alexandre Kourbatov. 2 T-FLEX é o sistema CAD/CAPP/CAM/CAE/PDM integrado paramétrico que permite fazer preparação construtiva e tecnológica.
Trabalho Elaborado Por: José Alves nº8 11ºH
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 01 Prof. André Lucio.
UNIDADE 4: Processamento de texto
UNIVERSIDADE DO PORTO PATENTES E OPENSOURCE PORTO, 18.MAI.2009 JOÃO MARCELINO Examinador de Patentes.
desktop. O GNOME faz parte do projeto GNU; Garante as quatro liberdades básicas: usar, estudar, modificar e redistribuir; Criado por Miguel.
O que são, quais existem e suas características.
14/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 06 –Sistemas Operacionais
 1- Microsoft vs Open Office 1- Microsoft vs Open Office  2-Índice 2-Índice  3- Introdução 3- Introdução  4- Definição de software de produtividade.
Folha de cálculo – Microsoft Excel
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração.
Ciência da Computação I
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Professor Maurício Maia
Sistemas Operativos.
APRESENTAÇÃO MÓDULO GAT – GPRS E SOFTWARE DE MONITORAMENTO MAXIMUS
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Nexy Linux – Projecto iD079 PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de

Conteúdo Introdução O Nexy Linux Acessibilidade Universal Open Source Funcionalidades Implementação Técnica Contactos

Introdução - O Nexy Linux O Nexy CD Linux é um projecto financiado pelo POS- Conhecimento e apoiado pela UMIC, promovido pela ACAPO, enquanto representante da comunidade de utilizadores, tendo o INOV como parceiro tecnológico responsável pelo desenvolvimento da solução Tem por objectivo a disponibilização de um instrumento universal de acesso à sociedade da informação e conhecimento para pessoas com necessidades especiais Consiste numa distribuição GNU/Linux, universalmente acessível, baseada maioritariamente em software open-source, personalizada para o português e para Portugal, especialmente vocacionada para as necessidades dos utilizadores com incapacidades visuais, e distribuída gratuitamente

Introdução – Acessibilidade Universal Os produtos são tipicamente desenhados para pessoas com características considerada comuns Por Acessibilidade Universal compreendemos um sistema que possa ser utilizado com eficiência por um leque alargado de utilizadores, incluindo: crianças adultos mais velhos pessoas com menor grau de instrução portadores de deficiência doentes ou feridos pessoas que foram colocadas em desvantagem pelas circunstâncias

Introdução – Open Source O software é normalmente distribuído ao abrigo de uma licença (licença proprietária), cujo objectivo é garantir os interesses do fabricante. O software open-source, pelo contrário, é software distribuído ao abrigo de uma licença cujo objectivo é garantir os interesses dos utilizadores, tendo por principais características permitir: A Distribuição livre O acesso ao código-fonte, bem como a criação de trabalhos derivados e alterações (nos mesmos termos da licença original) Sem discriminações aos utilizadores e ao uso do software Devido ao acesso livre ao código-fonte, temos: Maior robustez e segurança do software, devido à sua maior exposição Suporte informal por parte de uma comunidade de utilizadores e comercial por parte de empresas Não existe o Vendor Lock-In: em caso de mau funcionamento ou desaparecimento de um fornecedor, é possível dar seguimento ao produto através de outro

Conteúdo Introdução O Nexy Linux Acessibilidade Universal Open Source Funcionalidades Implementação Técnica Contactos

Funcionalidades - i Disponibilizado em versão LiveCD Um CD que, quando posto no computador durante a inicialização, arranca com um sistema completo, sem a necessidade de alterações no computador, ou seja, sem a necessidade de instalação num disco local Tem a possibilidade de ser instalado no computador Possui uma interface simples e intuitiva Personalizado para Portugal e para a língua portuguesa Permite a instalação de software adicional, bem como a execução de actualizações do sistema, recorrendo para tal a repositórios disponíveis na Internet

Funcionalidades - ii Disponibiliza uma série de aplicações standard que permitem executar as funções mais comuns associadas a um computador, como: Navegar na Internet Receber e enviar s Escrever e ler documentos, folhas de cálculo, apresentações (aplicações do tipo pacote de produtividade – Office) Permitir a impressão Permitir a visualização dos formatos multimédia mais comuns (observadas as restrições relativas a patentes)

Funcionalidades - iii Incorpora os princípios do design universal, sendo especialmente vocacionado para utilizadores com incapacidades visuais: Possui uma interface simples e intuitiva, de forma a ser utilizado por pessoas sem treino ou experiência em computadores (ex, crianças, adultos mais velhos) Inclui um screen magnifier e um on-screen-keyboard Possui suporte para linhas braille Suporte para um módulo de síntese de texto e aplicações com suporte para acessibilidade (AT-SPI), obtendo a funcionalidade similar a um leitor de ecrã É possível, no arranque, inicializar o sistema num modo que coloca em funcionamento as aplicações para pessoas com deficiências visuais, nomeadamente o leitor de ecrã e o screen magnifier

Funcionalidades - iv Alguns Exemplos – Menu de Acesso Rápido e Screen Magnifier

Implementação Técnica - i A implementação técnica foi constituída pelas seguintes actividades: Análise Técnica e Escolha de Aplicações Integração de Aplicações Desenvolvimento de Aplicações Específicas Análise Técnica e Escolha de Aplicações Análise de Distribuições Linux – para base do Nexy (Caixa Mágica, Knoppix, Ubuntu, etc) Análise de Ambientes Desktop – características de simplicidade e acessibilidade Análise de Aplicações de Suporte – pacote de produtividade tipo office, navegador Internet e , suporte à acessibilidade, reprodução de formatos multimédia, etc. Escolha das mais adaptadas feita de acordo com a sua pontuação em critérios específicos (suporte p/ português, acessibilidade, simplicidade de utilização, etc). Resultados: Distribuição Linux de Base e Ambiente Gráfico: UBUNTU Desktop Edition e GNOME Pacote de Produtividade: OpenOffice.org Navegador Internet e Firefox e Thunderbird Suporte à acessibilidade: ORCA

Implementação Técnica - ii Integração de Aplicações Mecanismo de automatização da criação do NEXY baseado no UBUNTU Linux (conceito de meta-distro) Packaging/Instalação das diversas alterações escolhidas no LiveCD Alterações a algumas aplicações (ex, sistema de menus GNOME) Alterações nas configurações por omissão do sistema, p/ suporte a Portugal e ao português, suporte a tecnologias assistivas, etc. Desenvolvimento de Aplicações Específicas Nexy Easy Menu – acesso rápido e intuitivo às principais acções possíveis no sistema Nexy Control Panel – para as principais operações de configuração do sistema Aplicações desenvolvidas de forma a facilitar a utilização do sistema por utilizadores não experientes

Implementação Técnica - iii Principais desafios e dificuldades Módulo de síntese de fala em português com qualidade e de distribuição livre Problemas no suporte à acessibilidade (síntese de fala) em algumas aplicações O Firefox Browser sintetiza bem os menus, mas não os conteúdos Problemas de performance na extensão do Firefox para síntese: FireVox Equipa com know-how maioritariamente em distribuições baseadas em Red Hat Linux (ex, Fedora, CentOS) e ambiente KDE – mas para as necessidades do projecto, as melhores escolhas eram o Ubuntu (base Debian) e o GNOME. Software com alguns items que deveriam ser configuráveis estão hard-coded no código (ex: sistema de menus do GNOME utillzado no Ubuntu, gnome-speech) – implica patches no código. Manter o Nexy Actualizado – deve ser compatível com a próxima release do Ubuntu – 7.04, a ser lançada em Abril de 2007

Contactos Aristides Preto TEL: FAX: