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INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
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ÍNDICE PARTE I – INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
1. CONCEITO DE INOVAÇÃO 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTE II – APOIO AO FOMENTO DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA REGIÃO DO MINHO
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PARTE I INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
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1. CONCEITO DE INOVAÇÃO Inovação é:
Algo de “revolucionário” que pelas suas características / atributos torna obsoletas as soluções anteriormente existentes. Introdução de novos processos, conceitos ou produtos, que melhor satisfaçam os clientes (externos ou internos). Identificação permanente de novas necessidades, possuindo simultaneamente a capacidade para a sua materialização, quer sejam produtos ou métodos.
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1. CONCEITO DE INOVAÇÃO Inovação é:
Todo o novo procedimento / mecanismo capaz de aumentar a eficácia de processos já existentes ou processos completamente novos. Todo o processo que mobilize a organização numa transformação quantitativa, que produzirá resultados visíveis de efeitos benéficos. Movimento gerador de ideias que levem à criação, de forma gradual ou radical, de “coisas” novas, como novos produtos, processos ou negócios.
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1. CONCEITO DE INOVAÇÃO INOVAÇÃO é sinónimo de produzir, assimilar e explorar com êxito a novidade, nos domínios económico e social. Inovar é assim: renovar e alargar a gama de produtos e serviços e dos mercados associados; criar novos métodos de produção, de aprovisionamento e de distribuição; introduzir alterações na gestão, na organização do trabalho e nas condições de trabalho, bem como nas qualificações dos trabalhadores.
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1. CONCEITO DE INOVAÇÃO CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO
Produto Processo Procedimento/Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Tipicamente as empresas evoluem no mapa da inovação da direita para a esquerda e de cima para baixo. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária
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1. CONCEITO DE INOVAÇÃO CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO
Produto Processo Procedimento/Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Cada via de inovação tem um posicionamento distinto. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária Gestão da Qualidade Total Reenge- nharia Investi-gação Desen- volvimento
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Fornecedores de Materiais Fornecedores de Equipamento Empresas Parceiras Auditores e Consultores Recursos Humanos Empresas Concorrentes Ciências & Tecnologia Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Organizativa Estrutura Financeira Investidores EMPRESA Legisladores Mercado Profissional Mercado Clientes
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA NOVAS TECNOLOGIAS E PROCESSOS Fornecedores de Equipamento NOVAS IDEIAS, MODERNIZAÇÃO VOLTAR
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA MATERIAIS Fornecedores de Materiais REQUISITOS (MATERIAIS E LOGÍSTICOS) VOLTAR
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2. SISTEMA DE INOVAÇÃO EMPRESA Empresas Parceiras VOLTAR
Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Empresas Parceiras APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES CONJUNTAS VOLTAR
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA FINANCIAMENTOS Investidores LUCROS VOLTAR
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA RECURSOS HUMANOS Mercado Profissional OPORTUNIDADES DE CARREIRA VOLTAR
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA NOVAS IDEIAS, SOLUÇÕES Ciências & Tecnologia PROBLEMAS, INTENÇÕES VOLTAR
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Estrutura Organizativa
2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA SOLUÇÕES, RECOMENDAÇÕES Consultores PROBLEMAS, PROJECTOS VOLTAR
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3. PROCESSO DE INOVAÇÃO Observação Definição de uma estratégia
Financiamento Implementação Exploração
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3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 1 - OBSERVAÇÃO Observação
Análise das tecnologias, do mercado e do ambiente Levantamento das necessidades / oportunidades de Inovação Procura de possíveis soluções / desenvolvimento das ideias
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FASE 2 – DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA
3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 2 – DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA Definição de uma estratégia Avaliação da posição estratégica Formulação de estratégias Definição de uma calendarização
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3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 3 – FINANCIAMENTO Financiamento
Determinação dos recursos necessários Análise das soluções alternativas de financiamento Procura de parceiros de I&D e respectiva selecção
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3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 4 – IMPLEMENTAÇÃO Implementação
Planeamento da implementação Organização da estrutura de gestão do(s) projecto(s) Iniciação do(s) projecto(s)
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3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 5 – EXPLORAÇÃO Exploração
Tomada de decisões sobre os métodos de exploração Obtenção de patentes (se aplicável) Formalização de parcerias adequadas Finalização de contratos
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Apoio ao Fomento da Inovação Empresarial na Região do Minho
PARTE II Apoio ao Fomento da Inovação Empresarial na Região do Minho
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1. OBJECTIVOS (i) Caracterizar a situação actual no que respeita à inovação nas empresas na Região do Minho, tendo em atenção o: contexto da Região e do País e a realidade internacional, em que se inserem; posicionamento geral face à inovação.
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1. OBJECTIVOS (ii) Sensibilizar as empresas da Região do Minho para questões essenciais ligadas à inovação, nomeadamente no que respeita a: inovação nos produtos, processos e organizações; gestão da inovação; inovação e qualidade.
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1. OBJECTIVOS (iii) Identificar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: geração de ideias inovadoras; selecção de ideias inovadoras; implementação de ideias inovadoras. (iv) Disseminar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: constituição de grupos de empresas com objectivos comuns no âmbito da inovação; desenvolvimento de projectos de inovação com carácter demonstrativo.
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1. OBJECTIVOS (v) Disseminar, junto de toda a comunidade empresarial da Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, através da: divulgação de informação sobre inovação empresarial na Região; disponibilização de conteúdos electrónicos sobre inovação empresarial na Região.
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2. ACTIVIDADES Recolha de informações actualizadas sobre inovação na Região Realização de workshops: Inovação nos Produtos, Processos e Organizações; Gestão da Inovação; Inovação e Qualidade. Identificação e disseminação de casos de inovação de sucesso
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2. ACTIVIDADES Dinamização de parcerias empresariais focadas na Inovação Disseminação boas práticas de inovação junto da comunidade empresarial da Região
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3. PRINCIPAIS RESULTADOS
Desenvolver conhecimentos no domínio da gestão de inovação, nas empresas participantes; Desenvolver referências de suporte ao fomento da inovação empresarial; Dinamizar parcerias no domínio da inovação empresarial, através de actividades de grupo.
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3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS
FORNECEDORES A SUA EMPRESA
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3. PRINCIPAIS RESULTADOS – PARCERIAS
CLIENTES A SUA EMPRESA
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3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS
CONCORRENTES MERCADO COMUM - CONCORRENTES A SUA EMPRESA MERCADO FORNECEDORES
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3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS
MERCADO COMUM – NÃO CONCORRENTES NÃO CONCORRENTES A SUA EMPRESA MERCADO
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Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A
Rua Júlio Dinis, nº242, 2º – Porto Tel: / Fax: e.mail:
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