Portal Acesso - Projecto iD109 - PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O novo website da Sulzer Equipe Internet | Julho 2012.
Advertisements

Faculdades Integradas Santa Cruz
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Nexy Linux – Projecto iD079 PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.
Simplicidade e Clareza Algumas notas sobre o Portal do Cidadão Jorge Fernandes Programa ACESSO Nov.2003.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech
Criar uma nova apresentação
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Tópicos Avançados de SI
Programas Utilitários Básicos
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Tutorial de utilização do
Folha de Cálculo TIC 10.
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Internet Principais conceitos.
Conheça o iManager Apresenta a interface do iManager, mostrando
7 - Criação de Páginas Web
Clique num dos capítulos abaixo para obter mais informações ou clique no botão Avançar para iniciar o tutorial web. 1.Como navegar na página principal?Como.
A grande rede mundial de computadores
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Web: criação de páginas
ACESSIBILIDADE WEB
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Telemóveis de 3ª Geração
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Microsoft Access Carlos Sebastião.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Aula02 TAGS Estrutura de uma página html Como salvar página web
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Interface Usuário Máquina
1. Aprenda o básico sobre o Google
Professor: Márcio Amador
Primeiro Técnico Navegadores.
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Introdução ao MS Access
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
7 - Criação de Páginas Web
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
PUBLISHER AULA 02 Neste capítulo você conhecerá os recursos básicos encontrados nas diferentes guias do Microsoft Publisher. O uso de tais ferramentas.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 9 – 08/05/2013.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
1Trabalho elaborado por Alexandra. Análise de sistemas de informação: O que são dados? O que é informação? Definição de sistemas de informação? Que conjunto.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
2-Jun-16TIC – 10ºAno – 2006/2007 Criação e manipulação de tabelas no MS Access Criação de tabelas Antes de se criar a estrutura de uma tabela, deve ter-se.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Portal Acesso - Projecto iD109 - PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de

O Portal Acesso O Portal Acesso é um projecto financiado pelo POS-Conhecimento e apoiado pela UMIC, promovido pela ACAPO, enquanto representante da comunidade de utilizadores, tendo o INOV como parceiro tecnológico responsável pelo desenvolvimento da solução É uma ferramenta que visa aumentar a acessibilidade da Internet, melhorando o seu acesso por parte de cidadãos com necessidades especiais no campo da visão Pode ser utilizado em qualquer computador sem que seja necessária a instalação de qualquer software adicional Possui um mecanismo de registo de portais, complementado com um serviço de pesquisa, que estará disponível a todas as entidades que pretendam aderir

O Portal Acesso Funcionalidades Utilização do Teclado Selecção de Esquemas de Cores / Tamanho da Letra Síntese do Texto em Fala Registo de Utilizadores e Portais Pesquisa em Portais Registados Arquitectura Próximos passos Perguntas / Respostas Contactos

Portal Acesso (II) O Portal Acesso aumenta consideravelmente o leque de locais que possibilitam efectuar uma navegação mais cómoda a pessoas com necessidades especiais no campo da visão A

Funcionalidades O Portal Acesso tem como funcionalidades básicas as seguintes: Utilização completa do Portal através do teclado Manipulação de Cores da Página e do Tamanho do Texto Síntese do Texto da Página para Fala Motor de Busca sobre Páginas Registadas no Portal Navegação sobre o Conteúdo da Página Registo de Utilizadores e Portais no Portal Acesso Suporte de Internacionalização Arquitectura modular e baseada em tecnologias sólidas no mercado

Funcionalidades – Utilização do Teclado Uma das barreiras principais na navegação Web para os utilizadores passa pela forma como interagem com o seu browser; Para facilitar a utilização do Portal Acesso, todas as opções do mesmo estão acessíveis através de combinações de teclas; Toda a funcionalidade central do Portal Acesso ronda em torno da barra de localização que possui: Introdução de URLs arbitrários, para consultar directamente uma página conhecida pelo utilizador; Introdução do texto a pesquisar, no caso de optar por utilizar o motor de busca interno; Introdução de números de links, no caso de optar por navegar pelos links da página.

Funcionalidades – Manipulação de Cores / Tamanho Existem utilizadores com diferentes sensibilidades à forma como o conteúdo de uma página é apresentado: Utilização de cores facilmente confundíveis, dificultando a legibilidade do texto; Utilização de texto demasiado pequeno para ser facilmente lido. Para combater esta limitação, o Portal Acesso permite: Atribuir uma cor predefinida para todo o texto da página; Atribuir outra cor predefinida para todo o fundo da página; Aumentar / diminuir o tamanho do texto apresentado na página. A escolha de cores é feita de forma cíclica: Existe uma paleta rica em cores no Portal Acesso que o utilizador vai percorrendo, de forma cíclica, através da combinação de teclas respectiva; Da mesma forma, existem duas combinações de teclas para aumentar e diminuir o texto, respectivamente; As escolhas de cores e tamanho de letra serão recordadas para o utilizador em questão, para futuras utilizações.

Funcionalidades – Síntese de Fala Infelizmente, não é suficiente a simples manipulação gráfica do conteúdo para pessoas com visão nula; Para colmatar essa necessidade, o Portal Acesso permite: Sintetizar o texto da página consultada de momento, sendo imediatamente lido o texto nesta contido, sem qualquer necessidade de interacção do utilizador; Avançar / recuar parágrafos de texto, no caso de o utilizador não pretender ouvir determinadas partes do texto; Modificar alguns parâmetros de síntese: Voz: O sistema permite usar mais que uma voz para sintetizar o texto, podendo existir vozes femininas ou masculinas, para Português Europeu ou com outras línguas; Volume: É possível aumentar / diminuir o volume do som sintetizado, de acordo com níveis bem definidos; Velocidade: No caso de pretender que o texto seja sintetizado mais ou menos depressa, o sistema permite também atribuir uma dada velocidade à síntese; Ler os delimitadores de links, listas e tabelas Deste modo, é possível ao utilizador, por exemplo, saber que determinado texto é um link, podendo saltar para o mesmo, de acordo com o número que é indicado anteriormente; Como acontece no caso das cores, as opções seleccionadas pelo utilizador são memorizadas no sistema.

Funcionalidades – Registo de Portais Como mencionado anteriormente, não existe por vezes uma preocupação patente com a acessibilidade de um site: Uma consequência imediata será uma redução no universo de pessoas a que o administrador de uma organização poderá disponibilizar os seus produtos/serviços; Contudo, poderá ser um custo incomportável modificar o site para conseguir ser acessível para todos; Para isso, o Portal Acesso poderá ser um serviço de valor acrescentado para esse tipo de empresas, adicionando funcionalidades de acessibilidade aos sites sem envolver qualquer modificação das páginas originais; A organização poderá deste modo publicitar o seu site, com o argumento de maior acessibilidade, comunicando-o por canais adequados; Da mesma forma, poderá incluir referências (links ou outro item semelhante) que permitam aceder ao Portal Acesso, abrindo de imediato a página desejada.

Funcionalidades – Registo de Portais (II) Para complementar a comunicação, o Portal Acesso permite: Registar utilizadores especiais no sistema; Cada utilizador registado poderá introduzir dados sobre o seu site URL; Nome; Descrição. Os sites registados são incorporados no motor de busca do Portal Acesso: Deste modo, o utilizador poderá procurar por determinadas keywords, para que seja devolvida uma lista com os sites que façam referências a essas keywords; Necessidade de controlar os portais registados no sistema Poderão estar registadas páginas inválidas no sistema (URLs inválidos, página com HTML inválido, etc...); O administrador do sistema é notificado sempre que um utilizador registar os seus portais; Após avaliar o portal em si, podê-lo-á aprovar ou rejeitar, sendo o utilizador registado notificado desse facto.

Funcionalidades – Registo de Portais (III)

Funcionalidades – Registo de Portais (IV)

Funcionalidades – Registo de Portais (V)

Funcionalidades – Motor de Busca Esta funcionalidade serve de interface de acesso aos portais registados no Portal Acesso; O motor de busca não pretende substituir os motores actuais: Serve apenas como ponto de acesso rápido a informação específica; O conjunto de resultados diz respeito apenas aos portais registados; Os motores de busca actuais contêm referências para diversos sites inválidos – o objectivo é fazer uma selecção em sites de acessibilidade possível e adequada. Após a invocação do comando de pesquisa pelo teclado: O utilizador poderá introduzir keywords de procura à sua escolha (p.ex.: futebol, resultados liga dos campeões, etc...); Irá obter uma lista com os diversos resultados correspondentes, contendo o nome do site, uma descrição e um link para o mesmo, como acontece nos outros motores de busca; Com o auxílio das teclas de navegação, poderá então saltar para o link do site que pretender consultar.

Arquitectura Aplicação disponível na Web: O objectivo primário do Portal Acesso é estar disponível para todos, requerendo o mínimo de aplicações necessárias; Não existe a necessidade de plugins externos, o que poderia limitar o acesso ao sistema; Obviamente, é necessária a utilização de um browser e, no caso da síntese de fala, uma placa de som. Arquitectura baseada em tecnologias compatíveis com a Web 2.0: Para garantir uma maior fluidez do funcionamento, o Portal Acesso está desenvolvido recorrendo à tecnologia AJAX e J2EE; O browser deverá suportar JavaScript e CSS para poder funcionar (o Internet Explorer TM, o Firefox TM e outros browsers satisfazem os requisitos). Arquitectura bastante modular e extensível Permite assim a adição de novas funcionalidades, de acordo com as necessidades futuras dos utilizadores, através de plugins do sistema.

Próximos Passos Compatibilidade com mais browsers As tecnologias usadas no projecto (JavaScript, CSS, etc...) comportam-se de maneira diferente, para diferentes browsers; Necessidade de harmonizar o funcionamento do Portal, independentemente do browser. Maior robustez no suporte de HTML inválido Existem páginas Web com conteúdos inválidos que impossibilitam a aplicação de acessibilidade sobre os mesmos; Tornar o motor de HTML ainda mais versátil para esses casos. Disponibilização de mais funcionalidades para o utilizador De acordo com o feedback que for surgindo, serão acrescentadas novas funcionalidades que tornem a experiência de navegação no Portal Acesso ainda mais agradável; Disponibilização ao público na Internet

Contactos José Nuno Pires TEL: FAX: