Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Residência Farmacêutica Visão Humanista
24/08/12.
Cursos Profissionalizantes
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Universidade de Aveiro
Apresentação do Projeto
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Área de Operações Indiretas
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
II Seminário Internacional
Período de realização: 18 e 19 de novembro de 2010 Local: Hotel Brasil Tropical Av. Abolição, Meireles, Fortaleza, CE. CEP: INFORMAÇÕES:
MAIO/2010. EDIFICAÇÕES VERTICAIS/HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL UNIVERSIDADES SINDICATOS/ INSTITUTOS CLIENTES FORNECEDORES CREA-GO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.
1 A Visão dos Representantes Empresariais: Cases de Sucesso para adaptação ao SPED Alexandre Furtado Abrasca
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!

Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Leonardo Rodrigues & Tiago Golo
Talentos para Inovação
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Panorama da Saúde no Brasil
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
“Qualificação Profissional: construindo
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Seminário Internacional ANS ATS e Qualificação dos Prestadores Contribuição para a qualidade da assistência à saúde 15 de julho de 2009 Incorporação.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
CONTRIBUIÇÕES DA GRANDE AREA DA ENGENHARIA MECÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO E.
MarketingMédico. E eu com Isso ? Norivaldo Carneiro.
O desafio de adensar a cadeia de P&D de medicamentos biotecnológicos
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Capacitação de Recursos Humanos para Biotecnologia 8o ENIFarMed Márcia Martini Bueno 09/09/2014.
e Monitores do curso de SI
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
Sao Paulo, Jan/2011 CLARIANT SA ICS - CROP PROTECTION Projeto da Disciplina Novos Modelos de Empresas Professor: José Miguel Sacramento Fábio Caon Futoshi.
Empresa Junior.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
MESTRADO PROFISSIONAL
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
Apresentação: Outubro Sumário: Quem é a Hygeia? (breve histórico da estruturação);Quem é a Hygeia? (breve histórico da estruturação); Cenário Inovação.
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Transcrição da apresentação:

Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia

Impacto dos Biofármacos na Qualidade de Vida

Mercado Farmacêutico Mundial por Tecnologia de Produção Crescimento médio acumulado de vendas (2002 a 2010) _ Biológicos - 17% a.a. _ Demais - 7% a.a.   Vendas globais mercado farmacêutico (2010) -Biológicos - 18,4% do total.  Vendas globais (2016 - previsão) -Biológicos – 21% do total Fonte: Evaluate Pharma. Elaboração: BNDES

Mercado farmacêutico público brasileiro Grande Impacto dos Medicamentos Biológicos no orçamento da saúde pública brasileira. Tendência sistêmica, devido as características da evolução demográfica da população brasileira (envelhecimento). Fonte: Ministério da Saúde

Visão do Futuro da Indústria Farmacêutica Nacional (Adaptação Pedro Palmeira – BNDES) Biotecnologia Nova trajetória Novas habilidades a serem desenvolvidas Plantas Produtivas (biológicos) Biossimilares Novos Biológicos Tirar parte de cima do gráfico 2013 Fonte: Pedro Palmeira, BNDES

Desafios na Produção de Produtos Biotecnológicos e Desenvolvimento de Inovadores no Brasil Recursos humanos escassos em fases intermediárias do processo de desenvolvimento dos medicamentos, como nas fases pré-clínicas, escalonamento industrial e manufatura de lotes piloto Necessidade de treinamento dos futuros operários das novas plantas de biotecnologia Necessidade de adaptar programas de graduação e pós-graduação em biotecnologia para atender as necessidades da indústria

Estimativa de Demanda em Recursos Humanos Orygen: aproximadamente 110 profissionais 60 diretamente envolvidos em processos técnicos 28 manufatura 20 controle e garantia da qualidade 12 engenharia de produção Outros envolvidos em TI, EHS (ambiente, saúde, segurança), supply chain, manutenção, entre outros Considerando as demais empresas de biotecnologia – demanda imediata de aprox. 600 profissionais

Como Atender à essa Demanda Identificando talentos No exterior há brasileiros experientes No Brasil jovens talentosos, incluindo em outros setores como bio-combustíveis Buscando inicialmente profissionais graduados e/ou pós-graduados, por falta imediata de técnicos com experiência específica na produção desses medicamentos Panorama que tende a mudar a medida que: Profissionais sejam treinados no exterior através da colaboração com parceiros internacionais Cursos de treinamento e capacitação profissional sejam ofertados no Brasil

Proposta Inicial de Programa de Treinamento UMBC/GrupoFarmaBrasil Processos Upstream e Downstream Operação de planta produtiva de biotecnologia em condições BPF Qualidade de biomedicamentos Aspectos Regulatórios Aulas teóricas e práticas (hands-on)

Iniciativas Atuais Mestrado Profissional em Biotecnologia Humana e Animal: Aprovado pela CAPES. Preparar profissionais da bancada para a indústria - 3 universidades (Ceará, Rio de Janeiro e Brasília) UFRJ – Prof. Leda Castilho: Em elaboração. Treinamento teórico-prático, módulos, biofarmacêuticos, contando com setores acadêmicos, empresas de biológicos, fornecedoras de insumos para o setor, entidades empresariais, órgãos de governo como GECIV/RJ, ABDI, BNDES e outros SENAI: Instituto (Centro) SENAI de Biotecnologia Fóruns, Simpósios e Workshops específicos: CMC Strategy Forum Latin America 2014 pelo grupo CASSS, Agosto, 2014 Workshop em Boas Práticas de Fabricação de Insumos e Medicamentos Biológicos 22-23 Setembro, 2014

OBRIGADA! Priscila Scheinberg (11) 3044-3995 pscheinberg@orygen.com.br Agradecimentos: Orygen Biotecnologia Andrew Simpson Otavia Caballero GrupoFarmaBrasil Marcelo Quintão