Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Propriedades físicas representativas de
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Curso de ADMINISTRAÇÃO
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
LOGO EMPRESA.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Secador de Ar por Refrigeração CPX
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
Instalações Hidráulicas
Compressor Elétrico CPB
Instalações Hidráulicas – Água fria
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Diretoria de Produção e Tecnologia - T Superintendência Técnica - TT
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
APRESENTAÇÃO PÚBLICA: OUTORGA DO SISTEMA CANTAREIRA
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
...desde 1999 Distribuídor:.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CHECK-LIST NR 17.
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
MANUTENÇÃO DE REABILITAÇÃO DE POÇOS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
O USO INDICADO DOS POÇOS VXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – BH – 2014 Geólogo José Paulo G. M. Netto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
Rio Verde - Goiás - Brasil
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
Monitoramento e Avaliação dos Projetos PNAFM - 2ª Fase
alguns aspectos gerais
A despoluição do rio Jundiaí
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
1 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
TRATAMENTO DE ÁGUA.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Transcrição da apresentação:

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos

“MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO SAAE GUARULHOS" Tecga. Lais Mayume Higuti – Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes Olavo C. de Castro Filho – Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes Geol. José Carlos Castellani – Gerente Operacional da DH Perfuração de Poços Ltda. Beatriz Anea - Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes

Guarulhos – Região Metropolitana Santa Isabel Mairiporã Arujá Itaquequecetuba São Paulo

Guarulhos – Aspectos físicos e territoriais Guarulhos é o segundo maior município paulista em população, com mais de 1.221.979 habitantes segundo dados do Censo do IBGE (2010). Distribuição de Áreas - Área Legal:   341 km² Fonte: SEP - DP - SIGEO/1997

Sistema de Abastecimento de Água em Guarulhos SABESP 3.587 L/s 340 L/s SAAE 74 L/s T.Grande Poços 125 L/s 266 L/s Alto Tietê TOTAL Cabuçu 4.052 L/s 125 L/s Poços 263 L/s Bonsucesso Mudar a cor das setas da SABESP para vermelho e SAAE de azul; retirar a seta de valor total 2.550 L/s Gopouva Alto Tietê 284 L/s 51 L/s 439 L/s Cid. Satélite Vila Any Pimentas 5

Guarulhos – Sistema de abastecimento de água Cerca de 98% da população de Guarulhos é atendida com água potável. De acordo com dados de fevereiro de 2013, são 331.487 ligações, entre ativas e cortadas, que dão atendimento a 397.817 economias, para cerca de 2.220,75 quilômetros de rede (total geral até dezembro de 2011).

Objetivos SAAE Guarulhos O presente artigo tem como finalidade expor a experiência positiva alcançada nos Sistemas de Captação de Águas Subterrâneas, utilizados para o abastecimento público do Município de Guarulhos, após a execução de manutenções nos poços tubulares profundos em caráter de recuperação, prevenção e correção de problemas existentes.

Objetivos SAAE Guarulhos Os trabalhos a serem descritos foram iniciados em Setembro/2013, portanto serão considerados, neste artigo, apenas as melhorias identificadas de imediato, das quais podemos destacar o aumento na vazão de captação e a diminuição do consumo energético.

Introdução SAAE Guarulhos Nos últimos 15 (quinze) anos o município de Guarulhos obteve um expressivo aumento populacional. Os núcleos habitacionais, localizados em regiões distantes das áreas centrais, foram crescendo progressivamente, inviabilizando os sistemas de abastecimento de água até então existentes. Como alternativa para sanar o problema, optou-se pela exploração do manancial subterrâneo que demonstrou ser viável dentro das disponibilidades técnico-econômicas e pela sua existência próxima aos bairros emergentes.

Introdução SAAE Guarulhos 27 (vinte e sete) poços em operação. 7 (sete) poços sendo perfurados. Em algumas regiões como Jd. São João e Lavras 40,00% (quarenta) da água distribuída provem dos poços e no bairro Cecap esse percentual corresponde a 100,00% (cem).

Introdução SAAE Guarulhos Por se tratar de serviços que necessitam de mão de obra e maquinário especializado a autarquia sempre terceirizou as manutenções dos poços tubulares profundos. Devido a problemas licitatórios, o SAAE Guarulhos ficou descoberto desta prestação de serviços por um período de 15 meses, Julho de 2012 a Setembro de 2013.

Introdução SAAE Guarulhos Assim, quando a licitante vencedora assumiu o contrato, se deparou com 04 (quatro) poços paralisados, sendo 03 (três) com problema de bomba queimada e 01 (um) com a bomba caída, e os demais com redução da vazão de captação devido, principalmente, a falta de manutenções. Até o momento, a empresa atuou em 19 (dezenove) poços.

Metodologia SAAE Guarulhos Primeiramente desenvolvemos um cronograma com a programação de manutenções dos poços. Sistemas paralisados; Situação da região abastecida e Possibilidade de aumento mais significativo na vazão de captação.

Metodologia SAAE Guarulhos Equipamentos utilizados: - 1 Guincho com capacidade de 10 Toneladas, instalada sobre caminhão F12.000 ou Sonda Percussora com capacidade de 05 Toneladas; - 1 Compressor com capacidade para 150 PCM X 175 PSI; - 1 conjunto de ferramentas para medição de profundidade e limpeza do poço; - Produtos químicos conforme o projeto dos trabalhos, devidamente condicionados; - 1 equipamento para a perfilagem óptica; - Equipamentos para medição de nível e vazão.

Metodologia SAAE Guarulhos Os trabalhos se desenvolveram da seguinte forma: Retirada do tubo edutor

SAAE Guarulhos Metodologia Retirada do conjunto moto-bomba

Metodologia SAAE Guarulhos Manutenção (Tratamento físico-químico): limpeza, desinfecção e desenvolvimento com compressor. Dependendo da situação do poço, determinamos o período e o tipo de limpeza a ser realizado (pistoneamento, jateamento e escovamento dos filtros).

Metodologia SAAE Guarulhos Tratamento Químico: Os produtos químicos têm por finalidade acelerar e facilitar a remoção de materiais que se encontram no poço (principalmente na região filtrante da coluna de revestimento) e dessa forma aumentar a eficiência da limpeza.

Metodologia SAAE Guarulhos Pistoneamento: Consiste em operar um pistão dentro do poço, com movimento de subida e descida. Este processo provoca fluxo e refluxo da água em direção ao aquífero e deste para a parte interna do poço, com remoção de partículas finas, favorecendo um rearranjo adequado do pré-filtro e melhorando a condutividade hidráulica.

Metodologia SAAE Guarulhos Jateamento: Consiste no tratamento frontal das porções filtrantes do poço, através do lançamento de jatos de água com volume e velocidade controlada.

Metodologia SAAE Guarulhos Escovamento: Utilizado para remover incrustações na superfície interna do revestimento (tubos e filtros) do poço. Trata-se de um processo mecânico que consiste em movimentos descendentes e ascendentes repetidos algumas vezes, utilizando uma escova com cerdas de nylon ou de aço.

Metodologia SAAE Guarulhos Perfilagem Óptica: Trata-se da colocação de uma sonda no poço (câmera filmadora digital a cores, com visada de fundo e lateral e iluminação própria). Esta ferramenta auxilia no diagnóstico de problemas construtivos do poço e/ou de contaminação de aquíferos.

Metodologia SAAE Guarulhos Teste de Vazão: rebaixamento (20h), recuperação (4h) e escalonado (4h). Um teste de vazão de bombeamento é uma operação que consiste no bombeamento de um poço durante um certo intervalo de tempo e o registro da evolução dos rebaixamentos em função do tempo.

Resultados SAAE Guarulhos Poço 35 (Av. Lauro de G. Silveira c/ av. S. Expedito – Jardim São Geraldo)

Resultados – Poço 35 SAAE Guarulhos Após a retirada da bomba constatamos que esta se encontrava queimada. Neste poço foram identificados 03 (três) rompimentos na tubulação de revestimento em profundidades superficiais. Como não havia contaminação no poço este continuou a ser utilizado, porém, devido ao risco de queda de fragmento pelo rompimento, foi recomendado seu reencamisamento parcial que se encontra em planejamento.

Poço 35 (Término da manutenção: 12/09/2013) SAAE Guarulhos Resultados – Poço 35 Poço 35 (Término da manutenção: 12/09/2013) Conjunto moto-bomba retirado Conjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS 813-8 Marca Ebara – Modelo BHS 516-24 profundidade instalada: 168m Vazão: 0 (bomba queimada) / 40m³/h (antes da queima) Vazão: 43 m³/h Potência: 100 HP / 74,57 KW Potência: 60 HP / 44,74 KW

SAAE Guarulhos Resultados – Poço 35

SAAE Guarulhos Resultados Poço 16 (Est. Olaria n° 95 – Jd. São João)

Resultados – Poço 16 SAAE Guarulhos Após a retirada da bomba constatamos que esta se encontrava queimada. Depois de realizada a perfilagem óptica identificamos a existência de filtros além da profundidade da bomba, que foi reposicionada promovendo o aumento da vazão de 6,5 m³/h para 18 m³/h. A bomba instalada se encontrava subdimensionada, assim houve a troca do conjunto moto- bomba submersível que promoveu outro aumento de vazão que passou a 25m³/h. Ou seja, houve um aumento de quase 04 (quatro) vezes a vazão de extração deste poço.

Poço 16 (Término da manutenção: 09/10/2013) SAAE Guarulhos Resultados – Poço 16 Poço 16 (Término da manutenção: 09/10/2013) Conjunto moto-bomba retirado Conjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS 512-22 Marca Ebara – Modelo BHS 512-27 profundidade instalada: 198m profundidade instalada: 216m Vazão: 0 (bomba queimada) / 6,5m³/h (antes da queima) Vazão: 25 m³/h Potência: 32,5 HP / 24,24 KW Potência: 40 HP / 29,83 KW

SAAE Guarulhos Resultados – Poço 16

Resultados SAAE Guarulhos Poço 07 (Rua Particular s/n ( entrada pela Av. Bela Vista do Paraíso, 1660) Jd. N. Portugal)

Resultados – Poço 07 SAAE Guarulhos Constatou-se o superdimensionamento da bomba, que será substituída, promovendo redução no consumo de energia de 11,93 KW para 9,32 KW. Destaque para o aumento na vazão de captação de 2,5 m³/h para 10,9 m³/h, em mais de 04 (quatro) vezes, após a realização do tratamento físico-químico.

Poço 07 (Término da manutenção: 23/10/2013) SAAE Guarulhos Resultados – Poço 07 Poço 07 (Término da manutenção: 23/10/2013) Conjunto moto-bomba retirado Conjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS 511-15 Marca Ebara – Modelo BHS 412-17 profundidade instalada: 175 m Vazão: 2,5m³/h Vazão: 10,9 m³/h Potência: 16 HP / 11,93 KW Potência: 12,5 HP / 9,32 KW

SAAE Guarulhos Resultados – Poço 07

Resultados SAAE Guarulhos Poço 38 (Rua Zeferino Alves Oliveira, s/n° - Jardim Ponte Alta)

Resultados – Poço 38 SAAE Guarulhos Durante a manutenção notamos que os filtros do referido poço se encontravam muito obstruídos, assim realizamos uma intensa limpeza, na expectativa de conseguirmos um expressivo aumento na vazão de captação. Porém a manutenção promoveu um efeito negativo, provavelmente existiam rompimentos nos filtros e, devido a colmatação destes, o material do pré-filtro não penetrava no poço. Assim, quando realizamos a limpeza, possibilitamos a entrada deste material.

Poço 38 (Término da manutenção: 30/10/2013) SAAE Guarulhos Resultados – Poço 38 Poço 38 (Término da manutenção: 30/10/2013) Conjunto moto-bomba retirado Conjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS 511-17 profundidade instalada: 78 m Vazão: 16,9 m³/h Potência: 18 HP / 13,42 KW

SAAE Guarulhos Resultados – Poço 38

Conclusão SAAE Guarulhos Em alguns casos o aumento de vazão foi imediato, foram constatados acréscimos significativos da produção do poço a partir da limpeza dos filtros. Em outros, foram identificados o superdimensionamento do conjunto moto-bomba promovendo, após a adequação do equipamento, redução da demanda de energia necessária para seu funcionamento. Em sua maioria a falta de informação construtiva do poço fazia com que este não fosse adequadamente explorado. Após a realização da perfilagem óptica alguns poços tiveram suas bombas reposicionadas promovendo, dessa forma, acréscimo na vazão de captação.

Conclusão SAAE Guarulhos Até o presente momento contabilizamos um acréscimo de vazão de aproximadamente 90 m³/h (25 L/s) por conta das manutenções e adequações realizadas.

Departamento Manutenção e Operação Gerência de Produção de Água e Tratamento de Efluentes www.saaeguarulhos.sp.gov.br E-mail: laishiguti@saaeguarulhos.sp.gov.br