É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Dia da Alimentação 16 de Outubro.
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Monstrinhos Irresistíveis
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
Traz outro amigo, também! Não! Não fuja! Garantimos-lhe que não vai haver sangue, nem choros, nem tragédia! Apenas queremos começar a falar consigo de.
Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.
Contar-te uma história
Flutuação Líquidos de Enquadramento curricular
Um pedaço de bolo....
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
Cursistas: Maria Auxiliadora da Silva Wilma Mamprini.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Descer o carro e apertar melhor os parafusos
Vida Sã.
As fogaças JOANA AZEVEDO.
A Água e a Biodiversidade
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
Hoje é terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira,
Tudo aquilo que o nosso cérebro é capaz…
É maçã ou batata? Objectivo: Separar a maçã da batata.
O Planetinha Amarelo.
Não leve a faxina tão a sério!
EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA
Aquilo incomodava Ben cada vez que passava pela cozinha. Era a pequena caixa de metal em cima do fogão de Martha. Ela continha uma receita secreta da.
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Só piadas.
Hoje é terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Um pedaço de bolo....
Pudim de Morango com Gengibre
Misturando as cores.
Como acontece o fenômeno do Arco-íris?
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
Porque chove?.
QSH (Benomy, 2011) Questionário de suscetibilidade hipnótica Instruções Você vai receber 10 exercícios através dos quais vai poder obter resultados sobre.
Livrinho de Actividades
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Propagação(transmissão) do calor
Apenas um vaso ou duas pessoas se olhando?
Hoje é domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo,
LUZ.
Era inverno e elas entraram às pressas pela porta dos fundos. Duas crianças, em casacos surrados e pequenos para o seu tamanho. “A senhora tem aí uns.
Hoje é segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira,
Descubra que você é... Pegue um pedaço de papel e enumere de 1 – 11 Sem colar vá respondendo e anotando.
ARACAJU - SE LINDA DE VIVER ÀS MARGENS DO RIO SERGIPE ESTÁ A CAPITAL DA QUALIDADE DE VIDA: ARACAJU, QUE EM 2009 COMPLETA 154 ANOS. Estado de Sergipe.
Gabrielli F. Dedordi Jessica Faversani Moira Schmeng
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
TIRE O PÓ SE PRECISAR.
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
DIA MUNDIAL da CIÊNCIA  O mundo que te rodeia está cheio de coisas curiosas. O cientista é uma pessoa que estuda muito, investiga e descobre coisas novas.
À Descoberta do Mar Autoras: Lígia Vale Tânia Costa.
 Objetivo: Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
Receitas da Maria Espero que gostem.
Às vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?" ou...
experiências de química
4º A - manhã.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROPOSTAS DE EMENTAS DO 7º J Diana Anselmo Beatriz Ribeiro Daniela Jerónimo Lídia Silva.
A BRINCADEIRA DAS LETRAS Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) com imagens retiradas de
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
Ementa biológica Primavera/VERÃO Sopa: Ingredientes: 1 abóbora hokaido 2 cebolas médias 2 dentes de alho 1 folha de louro azeite q.b. 1 c. sopa de sal.
“TIRE O PÓ SE PRECISAR” Progressão automática. Não deixe suas panelas brilharem mais do que você!!!! Não leve a faxina ou o trabalho tão a sério! Pense.
De onde vem a energia Sabem de onde vem a energia A energia permite-nos mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar escuridão em luz, aquecer uma.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA
Transcrição da apresentação:

É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca Separa a maçã da batata Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para a salada de atum e outros cortam maçãs para a salada de frutas. Mas oh!... enganaste-te e juntaste todos os pedaços na mesma taça. Será que vais ter de provar todos os pedaços para saberes quais são maçã e quais são batata?                                                                                                                                         Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços. Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. O que acontece? Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda! Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Afundam ou flutuam? Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. O que observas? Porque é que os pedaços de maça flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda! Para saberes se afunda ou flutua não conta só o seu peso mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata, e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água.                                                                                                                                        Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã que misturaste por engano: basta deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de maçã flutuam e todos os de batata afundam-se!

Será que o ovo flutua? Material ovo fresco copo com água três mãos cheias de sal colher Água salgada Se já sabes nadar na piscina, será que já tentaste nadar no mar, quando está bandeira verde? Tenta boiar na piscina e no mar.                                                             O que é mais fácil? Sim, no mar é muito mais fácil boiar! Sentes que a água te empurra para cima! Para perceberes por que é assim faz a seguinte experiência. Coloca um ovo num copo com água. O que acontece ao ovo? Vai ao fundo! Tira o ovo e adiciona três mãos cheias de sal à água. Mexe bem com uma colher até o sal se dissolver. Torna a pôr o ovo dentro do copo. E agora, o que observas? O ovo flutua na água!                                                           

Sabes fazer um vulcão submarino? Material taça grande e transparente dois frascos pequenos água, água quente e água com gelos corante vermelho e azul Movimentos de convexão Já reparaste que quando nadas no mar, por vezes a água à superfície está quente mas a camada logo a seguir já está fria? É verdade que o Sol aquece a água, mas porque será que a água de cima não se mistura com a água do fundo Experimenta a fazer a seguinte experiência. Numa taça grande com água fria coloca com cuidado dois frascos pequenos, um cheio de água muito fria com corante azul e o outro cheio de água quente com corante vermelho. O que observas? Conseguiste fazer um vulcão submarino? A água quente é mais leve do que a água fria e, por isso, sobe e flutua na água fria. Enquanto sobe vai arrefecendo acabando por se misturar com a água da taça. Toda a água fica avermelhada. A água azul do outro frasco, que estava muito mais fria, não se misturou com a água da taça. Ela é mais pesada do que a água da taça e por isso fica no fundo. No mar, a água no fundo do mar é mais fria do que a água da superfície, que é aquecida pelo Sol. Assim, tal como o frasco com o corante azul, a água fria mantém-se no fundo ao passo que a água quente fica no cimo!

corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes) O que você precisa: 1 prato fundo um pouco de leite corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes) 1 palito de dente detergente de cozinha   O que deve fazer: 1. Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato. 2. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES! 3. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota). 4. Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. Aqui, nós fizemos assim: primeiro o palito foi colocado no meio da mancha amarela - e... PUFF!... o amarelo explodiu!  Depois, colocamos o mesmo palito na mancha azul e ela explodiu!!!  5. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!